Aula remota não é EAD? Entenda as diferenças e todas as vantagens
3 minutos de leitura

Aula remota não é EAD? Entenda as diferenças e todas as vantagens

Aula remota não é EAD? Entenda as diferenças e todas as vantagens

Aula remota e educação a distância são a tendência do momento para dar continuidade ao ano letivo em meio às restrições impostas pela pandemia de COVID-19.

Com a suspensão das aulas presenciais, o Ministério da Educação, em caráter excepcional, divulgou – e tem prorrogado – uma portaria que autoriza a retomada das disciplinas em andamento por meio de aulas on-line e atividades remotas.

A medida é válida para universidades federais, faculdades privadas e outras unidades de ensino.

No entanto, a aula remota não é realidade exclusiva dessas instituições. Muitas escolas privadas e mesmo públicas têm adotado essa modalidade em substituição às aulas presenciais.

E nesse contexto, muitas pessoas acreditam que EAD e aula remota são a mesma coisa. Se você faz parte desse grupo e quer sanar essa dúvida, continue lendo nosso artigo e descubra as principais diferenças entre os dois modelos. 

O que é aula remota?

As aulas remotas realizadas no contexto do coronavírus são atividades de ensino mediadas pela tecnologia, mas que se orientam pelos princípios da educação presencial.

Como foi dito, na impossibilidade de realizar os encontros presenciais entre professores e alunos, devido às medidas de isolamento social, as aulas remotas surgem como alternativa para reduzir os impactos negativos no processo de aprendizagem.

Como funciona o ensino remoto?

Na prática, o ensino remoto é feito por um professor que ministra aulas, sejam elas ao vivo ou gravadas, por meio de videoconferência ou recurso similar. A carga horária é a mesma das aulas presenciais, mantendo a frequência.

Os educadores e estudantes têm enfrentado grandes desafios com as aulas remotas, afinal, as mudanças foram abruptas. Adaptar toda a dinâmica da sala de aula presencial para os ambientes virtuais demanda investimento de tempo e em tecnologia. 

Mesmo com os desafios, aulas expositivas e até avaliações têm ocorrido com o suporte de recursos tecnológicos, em diferentes formatos de conteúdo e ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Tudo para diversificar e personalizar a experiência dos alunos.

O IPOG tem oferecido aulas on-line de forma remota para seu quadro de alunos. Os professores tiram dúvidas e criam salas só com alguns participantes justamente para tornar esse momento muito mais pessoal e produtivo. 

Tanto as aulas remotas quanto a modalidade de ensino a distância (EAD) são realizadas para proporcionar uma rotina de estudo e estabilidade diante de tantas incertezas. 

Se para alunos de ensino fundamental e médio esses métodos têm sido a chance de continuar a formação básica, na graduação e pós-graduação a continuidade dos estudos é essencial para o desenvolvimento da carreira, o que faz toda a diferença em tempos de crise.

Ensino a distância vs. aula remota: entenda a diferença

Enquanto a aula remota surge como resposta imediata ao momento atual, a modalidade de ensino a distância já é conhecida por muitos brasileiros há várias décadas.

No ano passado, o censo da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) registrou 1,5 milhão de alunos em cursos superiores EAD. Com a quarentena, a expectativa é que mais pessoas conheçam os benefícios do ensino a distância e quebrem possíveis preconceitos.

Mas, afinal, o que difere o ensino remoto do EAD?

Aula remotaEnsino a distância
Aulas ao vivo e remotas simulando o encontro presencialAulas gravadas
Professor da disciplina disponível diariamenteTutor/Monitor como suporte de maneira atemporal
Conteúdo e material didático mais personalizados e ajustados pelo professor segundo a necessidadeConteúdo e material didático mais padronizados, normalmente disponibilizados com antecedência
Cronograma mais flexível e ajustado segundo o contexto atualCronograma padronizado
Avaliações mais centradas nas aulasAvaliações padronizadas
Mais atividades síncronasAtividades síncronas e assíncronas
Carga horária concentrada nas aulasCarga horária distribuída entre diversos recursos midiáticos
Mais centrado no professorMais autoinstrucional

Vantagens da aula remota e do EAD

O EAD é um formato que tem crescido a cada ano. Algumas vantagens são a comodidade de estudar onde e na hora que desejar. Afinal, o aluno consegue organizar seus estudos e a execução de atividades no tempo mais adequado para ele.  

É o formato ideal para quem gosta de dinamismo, tem facilidade com o digital e deseja desenvolver autonomia. Contudo, no estudo a distância, o aluno precisa ter muita disciplina para se desenvolver e vencer o desafio da automotivação.

Leia também: Por que você deve começar a usar o Storytelling na Sala de Aula

Por sua vez, as aulas remotas são uma alternativa à ausência das aulas presenciais, promovendo a interação com os professores e colegas em tempo real.

Quem deseja estudar durante a pandemia de coronavírus deve avaliar bem as opções de modalidades e as instituições de ensino. 

É preciso considerar que instituições com experiência EAD estão mais bem preparadas para oferecer aulas remotas. Afinal, apesar das diferenças, esses dois ramos guardam relação com a tecnologia – e esse domínio é um diferencial.

Prepare-se para escolher como vai estudar este ano! E, antes de decidir, fale conosco para descobrir tudo o que o IPOG pode oferecer a você!

Gostou deste artigo sobre aula remota? Descubra mais 3 que separamos para você:

Esses e outros temas você encontra no blog IPOG!

Artigos relacionados

Como fazer um currículo de excelência Sempre que nos perguntam como fazer um currículo, nos deparamos com aquela velha história: o que preciso colocar? O que não pode faltar? Por mais que existam vários modelos sempre bate aquela dúvida, não é mesmo. Por isso convidamos a professora do IPOG, Cy...
Dia da Consciência Negra: o que a data significa? No dia 20 de novembro de 2011, foi determinado o dia Nacional de Zumbi e também o Dia da Consciência Negra, instituído pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. O objetivo da data é promover uma reflexão sobre a introdução dos negros na sociedade brasilei...
Flavio Sohler, coordenador de Engenharia do IPOG, vence o 1º Prêmio de Inovação das Empresas Eletrob... Flavio Sohler, professor e coordenador de cursos de pós-graduação no IPOG na área de Engenharia, foi um dos vencedores do 1° Prêmio de Inovação das Empresas Eletrobras, com o projeto intitulado Análise e Previsão da Matriz Analítica de Riscos em Projetos de T...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br