Projetos em BIM: aprenda a desenvolver projetos modernos e sustentáveis
4 minutos de leitura

Projetos em BIM: aprenda a desenvolver projetos de interiores modernos e sustentáveis

A metodologia BIM tem sido considerada essencial para os profissionais de engenharia, arquitetura e design de interiores que desejam se atualizar com as tendências do mercado de trabalho.

Por meio de softwares, é possível ter maior previsibilidade dos projetos, ganhar produtividade e aproveitar melhor o tempo dedicado ao trabalho. Assim, a especialização na área pode trazer boa rentabilidade e melhor aproveitamento da tecnologia para o aperfeiçoamento do trabalho na área.

Se esse é um tema sobre o qual você tem curiosidade e deseja se aprofundar, está no lugar certo!

Neste artigo, explicamos por que o BIM se tornou fundamental para construir aspectos de ecodesign, iluminação e espaços interiores, com precisão e agilidade. Além disso, abordamos a importância de garantir uma especialização em uma instituição de referência para atuar nessa área. Confira!

Por que o BIM se tornou fundamental para projetos?

O Building Information Modeling (BIM) ou Modelagem da Informação da Construção se tornou essencial, pois representa uma revolução na área de projetos. A metodologia que envolve ferramentas e tecnologias é usada para planejar, projetar e construir empreendimentos.

Os modelos BIM ultrapassam a representação visual e contam com informações de cronograma e orçamento da obra.

Assim, eles permitem que todos os profissionais envolvidos no projeto (engenheiros, arquitetos, designers, projetistas, gestores e outros) consigam interagir entre si, para compartilhar informações e tomar decisões com base no modelo virtual.

BIM: o futuro da engenharia, da arquitetura e do design

A tecnologia é considerada o futuro da engenharia, da arquitetura e do design porque colabora com o meio ambiente, devido à exatidão de informações e à diminuição do desperdício de materiais.

O BIM é capaz de melhorar a comunicação na equipe para que o projeto saia como planejado. Além disso, o gerenciamento da obra ainda se torna mais eficiente, com a possibilidade de apresentar soluções, detectar falhas e fazer simulações antes da fase de construção.

Benefícios de usar o BIM para projetos de arquitetura e design

  • Melhoria na tomada de decisões
  • Economia de custos
  • Aumento no controle de processos
  • Impacto na gestão de cada fase de trabalho
  • Mais qualidade na execução de demandas operacionais
  • Integração nas etapas do projeto
  • Facilidade de localização de dados
  • Aprimoramento da produtividade

Como softwares BIM ajudam a elaborar projetos modernos e sustentáveis

Os projetos em BIM permitem verificar o uso de materiais em um empreendimento com mais detalhes. A quantificação se torna mais precisa, diminuindo, dessa maneira, as perdas de insumos.

A eficiência energética do projeto também ganha com o uso do sistema. Isso porque é possível fazer uma avaliação sobre a utilização de energia de maneira mais transparente e analisar as alternativas de um projeto.

Além disso, dá para explorar soluções para reduzir a pegada de carbono nas construções. A tecnologia permite a análise de variadas soluções para diminuição da emissão, ainda durante a fase de concepção.

A importância da pós-graduação em BIM para arquitetos e designers na área

A pós-graduação na área de BIM é essencial para que o profissional domine o conhecimento para utilizar a tecnologia e consiga se atualizar à demanda do mercado de construção civil.

Por isso, na hora de escolher o curso, verifique se a instituição de ensino conta com um corpo docente qualificado. Analise também se a IES tem boa aprovação entre os estudantes e se a metodologia de ensino conta com uma abordagem prática.

Com a especialização adequada, o profissional consegue responder com as melhores soluções e elaborar projetos em BIM mais eficientes para as empresas. Assim, ele ganha um destaque no currículo, atraindo melhores oportunidades de trabalho e construindo uma carreira de sucesso na área.

Qual é o melhor curso de Projetos em BIM para arquitetos?

O melhor curso de Projetos em BIM para arquitetos é oferecido pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG). O Master BIM: Projetos de Interiores conta com uma  grade composta de forma interdisciplinar e módulos que contribuem para a evolução na absorção de conhecimentos e no domínio de ferramentas.

A IES tem mais de 20 anos no mercado e já fez parte da história de mais de 100 mil estudantes de graduação, pós-graduação e cursos de curta duração nas modalidades remota e presencial, nas mais de 52 unidades espalhadas pelo país.

Acompanhe as melhores tendências do mercado com o Master BIM: Projetos de Interiores

O Master BIM: Projetos de Interiores do IPOG é uma oportunidade de se atualizar com as melhores tendências do mercado. O curso foi desenvolvido para que os profissionais desenvolvam técnicas com excelência para elevá-los a um patamar diferenciado e rumo ao sucesso na área.

Saiba mais detalhes sobre o curso a seguir.

Público-alvo

O Master BIM: Projetos de Interiores foi pensado para arquitetos, engenheiros, designers ou qualquer profissional dos setores de orçamento, planejamento e construção de obras e que desejam se especializar numa área com grande potencial no mercado.

O que vai aprender

  • Panorama BIM e industrialização dos espaços internos
  • Ferramental e migração de interiores residencial para BIM
  • Ferramental e migração de interiores comercial para BIM
  • Tecnologias imersivas de apresentação
  • Projetos indicativos para a execução da obra
  • Ferramental para iluminação em BIM
  • Modelagem avançada BIM, parametrização e informação do modelo
  • BIM aplicado ao ecodesign
  • Marcenaria BIM e detalhamento 2-D e 3-D
  • Gestão e processos BIM para execução de interiores
  • Integração e operação/manutenção de interiores
  • Venture LAB – marketing de posicionamento

Aulas on-line e ao vivo

Um dos diferenciais do Master BIM: Projetos de Interiores do IPOG são as aulas on-line e ao vivo. Com isso, os estudantes podem aproveitar a interação em tempo real para tirar dúvidas e obter maior engajamento nos temas abordados.

O curso remoto também permite estudar de qualquer lugar, facilitando o dia a dia  e possibilitando melhor organização entre a rotina de estudos e trabalho.

Foco na prática profissional

O Master BIM: Projetos de Interiores é o único curso do mercado nacional em termos de tecnologia, com a adoção de softwares de última geração indicados pelos próprios desenvolvedores.

Para melhor aplicação dos conhecimentos, a pós-graduação conta com parceria institucional junto às principais marcas/trades de softwares no setor atuantes mundialmente, permitindo desenvolvimento profissional focado na prática.

Professores com forte atuação no mercado

O corpo docente é formado por mestres, doutores e especialistas com vasta experiência na sua área de atuação. Os professores também contam com formação acadêmica sólida e acreditam no potencial transformador da educação como um instrumento importante de evolução.

Além disso, os docentes têm experiência na área e projetos de atuação com BIM e, assim, podem auxiliar os estudantes na resolução de problemas reais do mercado.

Garanta a sua especialização em Projetos em BIM

Foque o seu desenvolvimento profissional com o melhor curso da área.

Visite a página do curso, preencha o formulário e fale com nossos consultores de carreira.

Gostou deste conteúdo? Leia outros artigos em nosso blog:

Artigos relacionados

Descubra as vantagens da Sustentabilidade na Arquitetura A cada dia mais se fala sobre a sustentabilidade na arquitetura. Sabe-se que ainda é impossível realizar uma edificação sem impactos na natureza, mas é possível reduzir os danos. No entanto, segundo a professora do IPOG na Pós-graduação Master em Iluminação &...
Engenheiro ferroviário: conheça a especialização ideal para construção e manutenção de linhas... O setor ferroviário foi o primeiro negócio de amplo desenvolvimento do país, uma área ligada à locomoção e que teve um impacto significativo para as nossas atividades comerciais. O meio foi essencial não só para o carregamento de mercadorias, mas também pa...
Qual o impacto de uma boa apresentação na arquitetura? Estruturar uma apresentação que conquiste o cliente não é uma tarefa fácil! Muitos profissionais da área de projetos (Arquitetos, Designers, Engenheiros, etc), encontram dificuldade pra vender uma ideia. Por isso, é importante considerar alguns aspectos na hor...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br