Os digital twins (ou gêmeos digitais) são a cópia digital e exata de um objeto ou sistema. A tendência é que a busca por essa tecnologia seja cada vez maior nas áreas de construção civil e de engenharia. Por isso, os profissionais precisam estar preparados para usar esse software.
Os gêmeos digitais facilitam o monitoramento, a compreensão e a otimização das funções de todas as entidades físicas, fornecendo perspectivas e dados importantes. Ou seja, é mais uma forma de inovar no setor de construção civil e de se destacar no mercado.
Apesar de ser uma tendência muito bem estabelecida, ainda existem muitas dúvidas sobre o assunto. Quer aprender com detalhes o que está por trás dos digital twins? Confira este artigo que o IPOG preparou.
O que são os digital twins?
Os digital twins são uma versão digital de um produto real de uma empresa, cuja função é substituir protótipos físicos, repetindo-os digitalmente com todos os seus atributos.
A tecnologia ganhou destaque no início dos anos 2000 pelo trabalho do engenheiro e cientista americano Michael Grieves, ex-consultor da NASA (a agência espacial dos Estados Unidos), mas começou a ser utilizado pelo mercado há apenas alguns anos.
A transformação digital trouxe tecnologias disruptivas, e o digital twins é uma delas. Assim como a inteligência artificial, o software oferece maior desenvolvimento às obras e tem sido utilizado no setor da construção civil.
Por exemplo, você pode construir o projeto de um prédio no mundo virtual, fazer todos os testes e explorar todas as ideias que você deseja para depois criá-lo no mundo real. Esta é a maior vantagem dos digital twins: o aumento da eficiência e das possibilidades da engenharia, além da diminuição dos riscos.
Como aplicar a tecnologia digital twins em projetos?
Os digital twins são ótimos aliados quando o assunto é melhorar os processos nas obras industriais. Usando a tecnologia a favor das construções, você torna seu projeto ainda mais bem-sucedido.
É uma inovação que só tende a crescer e seu processo de criação e manipulação pode envolver diferentes tecnologias. Conheça as principais delas.
Machine learning
O machine learning é um poderoso aliado para criar os modelos de automação e pode ser utilizado como complemento à inteligência artificial. Basicamente, é uma camada que permite ter previsões sobre o que está sendo criado.
Big Data
O Big Data é indispensável para a construção de digital twins, permitindo criar uma réplica digitalizada perfeita. Sem ele, não seria possível construir um digital twin que replicasse toda operação do ativo físico.
Entre os dados utilizados para o processo de criação de modelos visuais, podemos citar: dados temporais, transacionais, analíticos e físicos.
Inteligência artificial
A inteligência artificial também é indispensável e pode fazer parte do DNA de um digital twin, ajudando a empresa a ser cada vez mais competitiva. Unindo as duas tecnologias, é possível prever condições de uso, buscar por anomalias em seu funcionamento e ter em mãos análises prescritivas completas.
Internet of things (IOT)
A internet das coisas ajuda a coletar os dados da operação de forma profunda e cheia de detalhes para os gêmeos digitais. Com dispositivos e sensores IoT inteligentes, os engenheiros e desenvolvedores podem mapear todo o comportamento de um equipamento em campo.
Benefícios do digital twins na gestão de projetos
Os digital twins permitem prever o futuro e tomar providências com base nessas perspectivas, gerando um grande impacto e trazendo muitos benefícios na área de construção civil, como:
- Redução de tempo e custos
Os gêmeos digitais podem reduzir custos gerais, porque facilitam os projetos e evitam erros que custariam caro. Além disso, ajudam a otimizar o tempo de execução de um projeto, pois permitem que as empresas entendam as possíveis fontes de falha.
- Maior eficiência
Os digital twins auxiliam no monitoramento dos sistemas de produção, buscando alcançar e manter o pico de rendimento em todo o processo. O que permite, também, melhorar a tomada de decisão e aumentar a probabilidade de um projeto funcionar sem problemas.
- Domínio sob o projeto
Você conseguirá ter uma visão ampliada, desde as estruturas até os materiais, em todas as etapas do projeto, podendo ter maior previsibilidade dos esforços e custos necessários. Além disso, pode testar tudo o que for necessário sem medo dos riscos (já que o ambiente é virtual).
- Melhor pesquisa e design
É possível desenvolver obras mais eficazes, com uma abundância de dados criados sobre os prováveis resultados de desempenho. Essas informações podem levar a percepções que ajudam os gestores a fazer os refinamentos necessários antes de começar.
Qual é a previsão para o uso de gêmeos digitais nos próximos anos?
As empresas sempre enfrentaram desafios para atender às demandas do mercado e dos clientes com agilidade. Em vista disso, os gêmeos digitais são uma das soluções para manter a competitividade das companhias.
De acordo com o portal Terra, nos próximos anos, eles se tornarão mais fáceis de criar e usar à medida que definimos estruturas, soluções e plataformas padronizadas. Assim, permitirão que as empresas forneçam análises aprimoradas e modelos preditivos para acelerar a transformação digital 3.0.
Pensar em digitalização é pensar no futuro das indústrias, transformando dados em informações que geram impactos mensuráveis nos negócios. Desse modo, os digital twins serão o centro do negócio para simular mudanças, principalmente no setor industrial.
Aprenda inovação na construção civil com o MBA de Gestão de Obras
O setor da construção civil absorve um número expressivo de profissionais, sobretudo para os especialistas em gestão e quem está atualizado quanto às novas metodologias na área.
A gestão de obras atualmente extrapola as barreiras das construções e dos canteiros e, por isso, são necessários profissionais capazes de realizar e gerenciar todos os processos de execução de obras.
Para quem atua ou deseja ingressar na área, o MBA em Gestão de Obras do IPOG prepara o profissional para as melhores oportunidades do mercado de trabalho. Dessa maneira, o aluno estará pronto para atuar nas mais diversas frentes no setor da construção civil, como:
- gerenciamento do processo de execução de obras;
- análise de empreendimentos sob os aspectos econômicos e financeiros;
- gestão de pessoas (operários, parceiros, projetistas e clientes, entre outras).
O que você vai aprender
As técnicas de construções tradicionais vêm sendo complementadas por tecnologias construtivas mais racionais e industrializadas, além de adotar práticas modernas para aproveitar melhor os recursos e garantir o desempenho da obra.
No MBA em Gestão de Obras do IPOG, você vai aprender:
- Inovação nas Organizações;
- Liderança e Desenvolvimento de Equipes;
- Negociação e Gestão de Conflitos;
- Gestão Estratégica;
- Planejamento e Gestão Financeira;
- Gestão por Projetos e Processos;
- Orçamento, Gestão de Custos, Medições, Controle de Obras;
- Planejamento de Obras;
- Viabilidade Econômico-Financeira de Empreendimentos;
- Desempenho nas Construções – NBR 15575;
- Tecnologias e Boas Práticas de Produção nas Obras;
- Patologias nas Obras: Prevenções e Correções.
Possibilidade de networking com profissionais da área
Os profissionais do IPOG têm ampla experiência acadêmica, são bem-sucedidos no mercado e reconhecidos por projetos pessoais e empresariais de destaque. É uma ótima oportunidade de fazer um networking profissional sólido.
Além disso, você vai trocar experiências e conhecimentos com arquitetos, engenheiros civis e demais profissionais que compõem a turma do curso, aprendendo, dentro e fora de sala de aula, técnicas de construção mais modernas, eficientes e econômicas.
Aprenda com professores que têm sucesso profissional
Nosso corpo docente é formado por mestres e doutores. No IPOG, você vai aprender com professores que têm sucesso profissional, vasto conhecimento teórico e experiência prática para formar profissionais completos.
Nossos professores alcançaram reconhecimento pela expressividade de seus projetos e acreditam no potencial transformador da educação como uma importante ferramenta de evolução.
Além disso, os cursos de especialização em gerenciamento de obras do IPOG contam com mais de 120 turmas formadas e em andamento, com índice de satisfação global acima de 97%.
Seja um especialista com o IPOG
O setor de construção civil brasileiro tem grande potencial de crescimento, seja pela grande demanda por melhorias na infraestrutura das cidades, seja pelas expectativas quanto à retomada do crescimento da economia nacional, que naturalmente impulsiona setores estruturantes como o da construção civil.
Atento a isso, o IPOG vem preparando seus estudantes para as novas exigências desse segmento. Então, aproveite essa oportunidade e invista em uma carreira de sucesso que começa com nosso selo de qualidade!
Seja um profissional especializado em Gestão de Obras e conquiste melhores oportunidades no mercado de trabalho.
Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas sobre o curso.