MBA Gestão de Obras Públicas: como atender empreendimentos públicos
5 minutos de leitura

MBA em Gestão de Obras Públicas: como se especializar e atender empreendimentos públicos

Você tem interesse em trabalhar com empreendimentos públicos? Entender sobre o gerenciamento dessas obras, as obrigações legais e as especificidades dessa modalidade de contratação?

O MBA em Gestão de Obras Públicas é a formação ideal para quem visa atender a essas necessidades. O curso possibilita que o profissional amplie as suas possibilidades de atuação, ganhando conhecimento técnico valorizado pelo mercado de trabalho.

Neste artigo, você vai entender o que é necessário para ser um gestor de obras públicas e quais são as áreas de atuação desse tipo de profissional. Ao final, o IPOG mostra as vantagens de realizar uma pós-graduação na área e qual é a melhor especialização em engenharia para trabalhar no setor.

Confira!

Quais são os diferenciais do planejamento e da gestão de obras públicas?

A gestão de obras é uma atividade fundamental para a otimização de resultados. Com ela, é possível aprimorar os processos e garantir que cada fase tenha o melhor planejamento.

Assim, com o gerenciamento apropriado, o profissional pode evitar falhas e imprevistos, aumentando as chances de cumprir com o tempo estimado para a conclusão da obra.

Além disso, a gestão de obras favorece o padrão de qualidade das entregas. O projeto ganha destaque por conta do rigor com os detalhes técnicos, devido ao bom uso de materiais e ao aumento da segurança no canteiro de obras.

O que é preciso para ser gestor de obras públicas?

Para ser um gestor de obras, é preciso desenvolver algumas habilidades, como uma comunicação eficiente e capacidade de organização. Também é interessante aprimorar a liderança e a competência para a resolução de problemas.

A função ainda exige que o profissional tenha criatividade para propor soluções e promover maior otimização no canteiro de obras. Assim, o profissional consegue evitar a ocorrência de adversidades, atingindo melhores respostas aos desafios da gestão de obras.

De acordo com a Lei nº 5.194, de 1996, arquitetos e engenheiros têm a atribuição de fazer o gerenciamento de obras. No entanto, sabemos que o mercado é acirrado e a posição exige conhecimento extra para além do que é aprendido na graduação.

Sendo assim, a preparação para ser um gestor de obras públicas requer uma pós-graduação ou MBA na área para focar em habilidades gerenciais e conhecimentos específicos dos empreendimentos públicos.

Quais são os benefícios da pós-graduação na área?

O profissional que investe em uma pós-graduação na área ganha conhecimento técnico robusto para executar obras públicas com rigor e produtividade. A formação na área permite desenvolver noções sobre os estudos ambientais necessários e entender quais são as práticas de auditoria recomendadas.

Além disso, outros benefícios da pós-graduação no currículo são:

  • chances de melhores ganhos financeiros;
  • desenvolvimento de habilidades de gestão;
  • diferencial competitivo frente aos concorrentes;
  • atendimento às necessidades de empresas;
  • atualização conforme as tendências do setor e do mercado de trabalho;
  • maior agilidade nas entregas;
  • maior produtividade no canteiro de obras.

Atuação para o gestor de obras públicas

O gestor de obras é responsável por todo o acompanhamento, controle e fiscalização de obras. A atuação do profissional passa pelo edital de licitação, ampliando-se até a entrega integral da obra contratada. Os critérios para o contrato público estão na Lei das Licitações e Contratos Públicos, o art. 66 da Lei nº 8.666/1993.

Entre as funções do gestor de obras públicas, estão:

  • conhecer bem o conteúdo do edital de licitação;
  • averiguar a entrega de materiais e a execução do serviço;
  • checar a ocorrência de falhas;
  • determinar as eventuais providências para solução de problemas;
  • encaminhar pedidos de mudanças nos projetos de engenharia;
  • manter controle dos pagamentos;
  • fiscalizar o cumprimento de obrigações trabalhistas e previdenciárias.

Qual é a melhor pós-graduação em gestão de obras públicas?

A melhor pós-graduação em gestão de obras públicas é aquela que oferece conhecimento atualizado, acompanhamento de novas tendências e softwares e entendimento sobre contratos na construção civil.

O MBA em Planejamento e Gestão de Obras Públicas do IPOG atende a todos esses requisitos por meio de uma grade curricular completa, expertise como instituição de ensino e corpo docente altamente qualificado.

O objetivo da pós-graduação é possibilitar que os gestores públicos e privados tenham condição de evitar a perda de eficiência, decorrente de limites impostos por órgãos de controle.

MBA em Planejamento e Gestão de Obras Públicas: escolha o IPOG

O MBA em Planejamento e Gestão de Obras Públicas do IPOG, conta com um conteúdo robusto, além de aulas direcionadas para a prática profissional. Assim, o curso auxilia profissionais a realizar um gerenciamento eficiente de recursos investidos e impede a ocorrência de equívocos administrativos e técnicos.

Dessa forma, o curso prepara você para desempenhar funções estratégicas, seja para direção ou chefia de organizações privadas e públicas. Os profissionais ganham ampla visibilidade ampla do uso de recursos, abrangendo atuação nas áreas gerencial, técnica e jurídica.

Confira, a seguir, os detalhes sobre o MBA.

Módulos do curso

  • Controle 4D de Obras Públicas com Ferramenta BIM
  • Gestão de Projetos Públicos segundo PMI
  • Planejamento de Obras com Auxílio de Software
  • Orçamentação 5D de Obras Públicas – Partes 1 e 2
  • Estudos Ambientais para Licenciamento e Planos de Controle
  • Gestão de Contratos e Fiscalização de Obras
  • Parceria Público-Privada e Concessão Voltada para Construção Civil
  • Aplicação da Contratação Integrada em Obras Públicas – Lei nº 14.133
  • Práticas de Auditoria e Controle em Obras e Serviços de Engenharia
  • Locação sob Medida em Obras Públicas – Built to Suit
  • Planos de Inspeção e Manutenção Predial

Diferenciais do curso

Ao escolher o IPOG, o profissional ganha diferencial competitivo e se destaca no mercado. 

Entre outros diferenciais do curso, o profissional ganha em:

  • conteúdo atualizado com as demandas do mercado;
  • uso de ferramentas e softwares de inovação;
  • aulas on-line e ao vivo;
  • possibilidade de networking profissional;
  • professores renomados e experientes na área;
  • instituição de ensino de referência;
  • facilidade de pagamento com parcelamento em até 18 vezes.

Por que escolher o IPOG?

O IPOG está no mercado há mais de 20 anos. Desde 2001, a instituição de ensino direciona a sua atuação, especializa profissionais e, também, valoriza o ser humano.

A história da instituição se iniciou em Goiânia e hoje se estende em todo o país, com 52 unidades. Ao todo, são mais de 120 opções de cursos de especialização e mais de 60 de curta duração em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de graduação.

Professores referência no mercado

O corpo docente do IPOG é formado por mestres e doutores com vasta experiência no mercado para oferecer aos estudantes uma visão aprofundada da área. Além disso, os professores contam com um currículo acadêmico robusto e já alcançaram reconhecimento pela expressividade de seus projetos profissionais na área de gestão de obras.

Aulas focadas na prática profissional

As aulas do IPOG apresentam um viés prático para que os conceitos sejam aplicados no cotidiano profissional. Para isso, os alunos têm contato com cases de sucesso, debates, análise de construção e uso de softwares para otimizar o aprendizado e aplicar no dia a dia da profissão.

Conteúdo alinhado às necessidades do mercado

A instituição aborda conteúdos alinhados às necessidades do mercado de trabalho. Os assuntos envolvem o uso de tecnologias e de soluções inovadoras que são implementadas para facilitar as rotinas profissionais.

Assim, o profissional chega renovado para atuar no setor e com conhecimento útil para as novas necessidades da gestão de obras públicas.

Seja um especialista na área com o MBA em Planejamento e Gestão de Obras Públicas

O MBA em Planejamento e Gestão de Obras Públicas é a porta de entrada para sua carreira no setor de construção civil. Com ele, você se prepara de verdade e pode oferecer bons resultados às empresas para as quais irá prestar serviços e, consequentemente, gerar lucros por meio da otimização de custos em obras.

Visite a página do curso, preencha o formulário e fale com nossos consultores de carreira.

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br