Supply chain ou cadeia de suprimentos refere-se a todas as operações pelas quais um produto passa, desde a matéria-prima até o processo de entrega ao cliente final. São processos que abarcam a produção, a logística e a distribuição.
O supply chain management (SCM) é um elemento fundamental para o desenvolvimento de um negócio, pois o fluxo de mercadoria impacta a precificação, a competitividade, a satisfação do cliente e muitos outros aspectos de uma operação comercial.
Atualmente, além de fornecedores, transportadores, operadores em portos, entre outros agentes em uma gestão estratégica, o supply chain abraça os departamentos de marketing, compras, finanças e o RH.
A cadeia de suprimentos de que uma empresa faz parte sempre envolve uma dimensão interna e uma externa, além de demandas particulares de acordo com o perfil de negócio, setor, etc. Infelizmente, o supply chain management no Brasil ainda esbarra em muitos desafios, como entender a necessidade de modernização.
Lidando com falta de infraestrutura, altos custos, falta de controle sobre cargas, avarias, extravios e pouca assertividade nas decisões, os gestores precisam conhecer soluções que auxiliem a melhorar os resultados.
Mas, afinal, o que é supply chain management? Qual a sua importância e quais as melhores práticas? Neste artigo, busca-se responder essas dúvidas. Boa leitura!
O que é supply chain management (SCM) e qual a sua importância?
SCM ou supply chain management (Gestão da Cadeia de Suprimentos) é um conjunto de atividades e processos de gerenciamento de fluxos, bens, serviços, dados financeiros e operacionais entre agentes da cadeia produtiva e consumidores finais para obter vantagens competitivas e agregar valor.
Com a aceleração da transformação digital, a revolução 4.0 e um mercado cada dia mais competitivo, a complexidade da cadeia de suprimento se adensou, ficando também mais propensa a erros e perdas. Por essa razão, o gerenciamento inteligente, o planejamento estratégico e a otimização constante são cruciais.
Em linhas gerais, o supply chain management é importante para garantir a integração entre cada elo da cadeia, a qualidade e o bom fluxo dos processos. As soluções tecnológicas dão suporte de ponta a ponta a esse tipo de gestão, gerando dados relevantes, ajudando a realizar previsões, gerir estoque etc.
O que o SCM traz de inovador para as organizações é o foco no desempenho integral da cadeia produtiva, não apenas na área de vendas e nos lucros, por exemplo. Contudo, ao ter processos-chave otimizados, há agilidade e redução de custos, o que contribui para a oferta de um melhor produto e preço.
Além de tudo, a gestão da cadeia de suprimentos ajuda a reforçar o lead time, garantindo que os consumidores tenham a melhor experiência possível, recebendo produtos e serviços no prazo, com a quantidade e as condições corretas.
4 áreas abrangidas pelo SCM
Confira alguns dos eixos que compõem o escopo sobre o que é supply chain management e que precisam ser integrados para alcançar melhores resultados na operação comercial.
1. Planejamento
Da matéria-prima ao cliente final, há vários processos de negócios que costumam envolver parceiros, terceirizados e redes de empresas incumbidas de diferentes atividades da cadeia. Nesse cenário, uma das boas práticas do SCM é o planejamento estratégico.
Esse planejamento deve incluir:
- Canais de distribuição
- Processo de distribuição
- Projeção de demanda e de vendas
- Transporte dos produtos
- Devolução de mercadorias
- Descarte
2. Compras
O processo de compras é entendido como um aspecto estratégico da gestão de negócios e compreende os seguintes componentes:
- Custo das matérias-primas
- Qualidade do fornecedor
- Prazo de entrega
3. Produção
Área fundamental na supply chain, o SCM preza por um entendimento aprofundado e um controle maior sobre a produção, a fim de reduzir desperdícios e ter estoque adequado. Eventualmente, a gestão pode optar por diferentes modelos produtivos.
4. Distribuição
A área de distribuição é uma das mais desafiadoras e importantes. É aqui que ocorre a entrega do produto ou serviço até o cliente.
Ela abarca as seguintes atividades:
- Redes de distribuição
- Controle de armazenamento
- Processamento de pedidos
- Transporte e entrega das mercadorias
Como o SCM melhora a produtividade do negócio
É necessário relembrar que o SCM está além da gestão dos processos logísticos da empresa.
Entender o que é supply chain management é, sobretudo, saber que ele se orienta por uma cultura de melhoria contínua, emprega tecnologia reduzindo a manualidade, os erros, a fragmentação entre os agentes, busca sustentar decisões por meio de dados, monitorar pontos-chave com indicadores e ter um eficiente controle operacional.
A metodologia do lean manufacturing, que busca enxugar desperdícios nas empresas e a superprodução, é uma das ferramentas utilizadas na gestão da cadeia de suprimentos para otimizar fluxos, sem comprometer a qualidade do produto.
Como implementar e otimizar o gerenciamento da cadeia de suprimentos
Mais do que conhecer o que é supply chain management, adotar suas boas práticas começa com uma mudança de cultura que envolve toda a gestão de empresas.
E depois?
- Mapear os processos, a fim de ter maior visibilidade e informações úteis que auxiliem a identificar e resolver gargalos.
- Investir em ações e tecnologia que promovem a integração entre os setores da organização, troca de informações colaborativa entre os agentes da cadeia e uma gestão centralizada, data-driven e com facilidades para decisões de curto, médio e longo prazos.
- Apostar em profissionais capacitados para fazer as melhores escolhas em gestão e em tecnologia.
Quem deseja dar um upgrade na carreira e impactar o mercado com conhecimento sólido sobre o que é supply chain management encontra no MBA Logística, Supply Chain e Transportes do IPOG uma excelente opção em qualificação para atuar com mais assertividade.
Fale conosco e descubra em detalhes sobre esse curso.
Conheça o IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação
Uma instituição de ensino com nome e reconhecimento no mercado, que faz total diferença no currículo.
O IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação – oferece diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro de docentes professores de excelência e renome no mercado. A proposta é um ensino humanizado, que estimula o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno.
O IPOG está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal e conta com quase 20 anos de experiência em formar grandes profissionais.
A satisfação do aluno se tornou a sua marca registrada: o índice chega a 97,14% em todo o país. Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos já existentes no mercado, o que fez com que a instituição alcançasse o status que tem hoje.