Projetos Ferroviários em BIM: agregue valor com o potencial da tecnologia
A modernização dos processos tradicionais na construção civil já é uma realidade. Computadores, softwares para a projeção e sistemas de análises são só alguns bons exemplos de como isso funciona.
Com o apoio dessas tecnologias, o engenheiro tem maior previsibilidade, evita erros e otimiza custos. Sendo assim, ele consegue agregar mais valor ao seu trabalho ao levar esses benefícios às empresas.
Contudo, para se posicionar como um profissional diferenciado, é preciso contar com experiência e um currículo rico em atributos inovadores, como a tecnologia BIM.
Quer saber como este tipo de modelagem se aplica em projetos ferroviários? Neste artigo, o IPOG mostra o que é o BIM, a diferença com outros softwares, aplicações e diferenciais. Ao final, você ainda descobre qual a melhor pós-graduação para alcançar o sucesso na área.
Confira!
O que é o BIM na engenharia?
O BIM (Building Information Module) é a tradução para Modelagem de Informação da Construção. Trata-se de uma plataforma digital para a criação e desenvolvimento de projetos.
Ela é utilizada por profissionais de engenharia, arquitetura e design e pode auxiliar na representação geométrica, de propriedades e relações dos componentes de uma obra. Assim, ele pode agregar e muito em construções diversas, como em projetos ferroviários.
Benefícios do BIM para obras
O BIM por ser um sistema bastante completo para realizar simulações tridimensionais, possui uma série de benefícios para a criação de projetos e a correção de erros antes do início da obra.
Além disso, ele também pode garantir:
- a diminuição de surpresas e conflitos durante a obra;
- otimização de gastos;
- incluindo recursos utilizados;
- redução dos prazos;
- aumento da produtividade;
- disponibilidade de dados durante todo o ciclo de vida do projeto;
- maior transparência e confiabilidade nos processos;
- mais precisão em relação ao planejamento.
BIM, CAD e Revit: qual é a diferença?
O software BIM serve para o desenvolvimento digital de projetos, sendo uma representação virtual que vai além apenas de um modelo gráfico.
Enquanto isso, o CAD ou AutoCAD é uma plataforma para a criação de projetos em engenharia com menos possibilidades de modificação. Ele é ideal para substituir os esboços no papel por uma projeção digital do desenho técnico.
No caso do Revit, ele é um complemento para o BIM e o CAD, sendo uma solução de uma diretrizes específicas para o desenvolvimento de todas as fases do projeto.
Dessa forma, a grande diferença é que um projeto BIM não é apenas um modelo digital, mas um reprodução em 3D – que pode usar informações e características dos materiais utilizados no AutoCAD e Revit.
Onde o BIM pode ser aplicado?
O BIM é uma tecnologia versátil, pois pode ser utilizada em diversas fases de uma obra e atender a diferentes tipos de profissionais envolvidos no processo construtivo. Sendo assim, pode ser utilizado em:
- engenharia mecânica, hidráulica, elétrica;
- projetos de infraestruturas (estradas, ferrovias, pontes);
- design de interiores;
- arquitetura paisagista;
- fabricação de produtos industriais.
Quais são os diferenciais do uso de software BIM para projetos ferroviários?
Por oferecer mais possibilidades na criação de projetos, o BIM permite que os profissionais adquiram uma visão mais assertiva da obra. Assim, eles têm a capacidade de visualizar o resultado final, além de prever possíveis erros e encontrar soluções preventivas.
Para um mercado em ascensão como o de engenharia ferroviária, o BIM ainda agrega valor ao projeto por desenvolver modelos digitais tridimensionais com informações integradas sobre os materiais utilizados. Ou seja, oferece uma visão mais analítica e sistêmica de todo o processo.
Por que investir em uma especialização em projetos ferroviários?
Para aqueles que pretendem começar a carreira e entrar no setor, essa é uma boa oportunidade de investir em um mercado promissor. Isso porque está previsto bastante investimento para o mercado ferroviário nos próximos anos.
A projeção, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), é que o setor arrecade R$170 bilhões de recursos privados. Inclusive, em 2023, o objetivo é a construção de 12 mil quilômetros de novos trilhos que cruzam a maioria dos estados brasileiros.
Diferencie-se da concorrência: faça o MBA em Engenharia Ferroviária
Ser capaz de elaborar projetos, administrar obras durante todas as fases são só algumas das possibilidades que o MBA em Engenharia Ferroviária do IPOG oferece. Nele, o aluno tem o que é necessário para entender como funciona a infra e superestrutura metroferroviária e começar nesse setor.
O curso é ofertado tanto na modalidade presencial quanto remota. As aulas acontecem uma vez por mês, sendo três dias consecutivos (sexta, sábado e domingo) para aprofundamento em cada módulo.
Confira mais detalhes sobre este MBA.
Módulos do curso
- Visão Sistêmica do Centro de Controle Operacional (CCO)
- Licitações e Contratos de Obras de Infraestrutura de Transportes
- Projetos Ferroviários em BIM
- Topografia e Aerofotogrametria com RPAs (drones) aplicada à Obras Ferroviárias
- Licenciamento Ambiental Metroferroviário
- Sistemas de Sinalização e Controle Metroferroviário
- Infraestrutura e Superestrutura Ferroviária e suas aplicabilidades
- Concepção e Manutenção de Obras de Arte Especiais, Túneis e Obras Subterrâneas
- Manutenção de Infra e Superestrutura Metroferroviária
- Inspeção Automatizada de Via Permanente
- Dinâmica Ferroviária e Interação Veículo-via
- Investigação de Acidentes Metroferroviária
Foco na prática profissional
O IPOG tem foco na união de teoria e prática, de forma que os alunos saiam preparados para os reais desafios do mercado. Dessa forma, são abordados estudos de caso e debates estratégicos para que os estudantes tenham uma visão mais aprofundada das técnicas e práticas da profissão.
Acompanhamento de novas tendências e tecnologias
O MBA propõe uma formação completa e inovadora. Durante o curso, o aluno poderá não só explorar a metodologia BIM e entender os seus princípios, mas também compreender assuntos importantes como o licenciamento ambiental, sistemas de sinalização e controle metroferroviário.
Todo o conteúdo é alinhado com os debates legais e profissionais atuais para impulsionar a carreira do engenheiro.
Professores de renome no mercado
O corpo docente do IPOG é formado por mestres e doutores com vasta experiência em seus campos de atuação. Dessa forma, há uma troca rica de conhecimentos para que os estudantes entendam as necessidades do setor, o dia a dia da profissão e sejam estimulados durante o processo de aprendizado.
Falem com nossos consultores de carreira
O MBA em Engenharia Ferroviária é um curso voltado para aqueles que querem expandir suas possibilidades e entrar em um setor com bastante potencial no mercado como é o metroferroviário.
Não perca tempo! Saiba na frente dos concorrentes com a melhor preparação para sua área de atuação.
Acesse a página do curso, preencha o formulário e fale com nossos consultores de carreira.