Certa vez, Benjamim Franklin disse que “se você falha em planejar, planeja falhar”. Uma afirmação que nunca teve tanto sentido, principalmente em um cenário como o do Brasil, onde segundo o IBGE, mais da metade das empresas fecha as portas após 4 anos.
Portanto, em um contexto onde todas as empresas necessitam executar ações para buscar seus objetivos, as soluções passam então por projetos! E para que isso aconteça, é necessário que os profissionais envolvidos neste processo tenham domínio sobre os fundamentos de gestão de projetos.
Liderança, competência na gestão de projetos e gerenciamento estratégico do negócio também são talentos indispensáveis a uma carreira bem-sucedida.
Segundo o professor do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG) e Presidente do PMI-GO, Marsal Melo, o Gerenciamento de Projetos é fundamental para otimizar os resultados das empresas.
“Em tempos de crise, além de entregar os projetos no prazo e nos custos planejados, será ainda mais importante saber se estes projetos executados são os mais aderentes à organizações”, explica o professor.
O PMI
O PMI – Project Management Institute – é a maior instituição de Gerenciamento do Projetos no Mundo, estando hoje em mais de 200 países e com mais de 500 mil associados.
Além desses números, o PMI possui várias publicações e um conjunto de boas práticas chamado PMBoK que está em sua 6ª Edição, o qual ao longo dos anos vem sendo aprimorado de acordo com as boas práticas identificadas no mercado.
Portanto, é muito importante estar ligado a esta instituição que desde 1969 vem influenciando empresas, pessoas e carreiras através de suas publicações e ações em prol do Gerenciamento de Projetos em todo o mundo.
Depoimento: Como é atuar com Fundamentos de Gestão de Projetos
Josane Maria Gomes é especialista em Gestão de Projetos e se vê em sua área de atuação como um “maestro” que coordena e acompanha as ações necessárias para que uma orquestra seja bem conduzida e alcance o sucesso ao ter os aplausos do público no final da apresentação.
Para ela, o foco deste profissional deve estar em planejar, acompanhar e controlar as ações necessárias para que um projeto alcance seu objetivo dentro de suas restrições básicas: prazo, custo e qualidade. Realizada pessoal e profissionalmente após a especialização e atuação na área, Josane destaca:
O profissional de gestão de projetos precisa estar sempre se atualizando e deve estar antenado com as tendências de mercado. O mundo está em constante evolução e novas tendências de gestão surgem para complementar os métodos e melhores práticas”.
Como aprender sobre os Fundamentos de Gestão de Projetos
Por isso, o IPOG utiliza no MBA Gestão de Projetos as metodologias propostas pelo PMI, as quais vêm atraindo um grande interesse dos gestores e profissionais de empresas, não só das áreas de engenharia e tecnologia, como de todas as organizações que buscam aprimorar a elaboração, a implementação, o gerenciamento e o controle de projetos, sejam elas do setor industrial, de serviços ou do agronegócio.
“Em sua constante busca por melhores resultados, as organizações têm demandado cada vez mais versatilidade e competência dos profissionais, aderente à proposta do triângulo de talentos proposto pelo PMI”, ressalta o professor do IPOG.
O triângulo de talentos do PMI é composto por habilidades técnicas de gerenciamento de projetos, habilidades de liderança e habilidades de gestão estratégica de negócios. Cada uma dessas habilidades requer conhecimentos, métodos e ferramentas que o gerente de projeto deve dominar para aumentar a atratividade de seu perfil para as organizações.
Por exemplo, a matriz curricular do MBA Gestão de Projetos do IPOG hoje é aderente a esse pensamento do PMI justamente por entender essa necessidade dos profissionais que atuam no mercado e que precisam ter domínio sobre os Fundamentos de Gestão de Projetos.
Agora que você sabe a importância de ter conhecimento aprofundado sobre esses fundamentos, que tal se informar sobre as cinco principais razoes para fazer um MBA em Gestão de Projetos. Boa leitura!