Gestão de pessoas e RH: entenda as diferenças entre as funções

A gestão de pessoas e o RH são funções complementares em uma empresa, e engana-se quem pensa que os dois termos são sinônimos. Há diferenças nas responsabilidades que cabem a cada um desses profissionais.

O objetivo é que as empresas tenham pessoas qualificadas para atuar com assertividade nos processos e que ambos os profissionais tenham papéis estratégicos para assegurar o bom funcionamento do ambiente corporativo e impulsionar o seu crescimento.

Neste artigo, o IPOG explica qual é o papel do gestor de pessoas e do profissional de RH no cotidiano das organizações e, por fim, oferece dicas de como melhorar a gestão de pessoas nas empresas. Confira!

O papel do gestor de pessoas nas empresas

O gestor de pessoas é responsável por direcionar a equipe para o alcance das metas e os resultados desejados, utilizando o potencial de cada um como “força motriz” para este fim.

Esse profissional de gestão é capaz de atuar de maneira assertiva para que os colaboradores se mantenham motivados e engajados. Para isso, é fundamental promover a comunicação, oferecer feedbacks constantes, conhecer os perfis dos colaboradores e manter um bom ambiente de trabalho.

Nas empresas, o gestor de pessoas foca o capital humano para que as pessoas consigam desenvolver suas potencialidades e atuar com assertividade em suas tarefas. Investir nesse tipo de gestão também é fundamental para diminuir a rotatividade e a falta de produtividade, fatores que são preciosos para o bom andamento das empresas.

Competências de um bom gestor

Para desenvolver um bom trabalho, o profissional de gestão de pessoas deve participar de cursos e workshops e estar em constante atualização. Dessa forma, ele consegue adquirir habilidades e técnicas que garantam a qualidade de vida dos trabalhadores e que contribuam para o alcance das metas das empresas.

As principais competências de um bom gestor de pessoas são:

Qual é a diferença entre gestão de pessoas e recursos humanos?

Enquanto os profissionais de gestão de pessoas focam o engajamento dos colaboradores dentro da empresa, os recursos humanos são cargos ocupados para planejar macroestratégias para a organização.

Dessa forma, o profissional de RH tem responsabilidades como realizar processos de recrutamento, desenvolver estratégias para a retenção de talentos, diminuir a taxa de rotatividade nas empresas e planejar os planos de carreira dos funcionários.

Além disso, é o RH quem tem um olhar abrangente, envolvendo as necessidades da equipe e os objetivos de negócio da instituição. Ao desenvolver as pessoas que compõem o time, o RH tenta alcançar metas individuais e organizacionais, além de promover treinamentos, fornecer feedbacks, definir salários e manter contato direto com o pessoal.

Pontos em comum entre RH e gestão de pessoas

Ainda que a gestão de pessoas e o RH sejam funções diferentes, elas também se completam em vários procedimentos que, frequentemente, fazem parte do dia a dia das organizações.

Por exemplo, nos processos de seleção, o gestor deve apontar ao RH as características que o colaborador deve ter. Como consequência, os recursos humanos planejam o recrutamento para encontrar o perfil de profissional ideal.

Já no processo de formação de talentos, é importante que o gestor de pessoas realize avaliações constantes de desempenho e avalie os resultados obtidos. Enquanto isso, os recursos humanos podem organizar treinamentos para corresponder às demandas de cada setor.

Além disso, o gestor de pessoas é capaz de identificar a satisfação das equipes, para que o RH proponha estratégias para motivar os colaboradores. Entre as ações que podem ser postas em prática nas empresas, estão os programas de benefícios direcionados aos trabalhadores.


5 dicas para melhorar a gestão de pessoas na empresa

A gestão de pessoas nas organizações pode melhorar a partir de algumas medidas, a exemplo de treinar bem as equipes, fortalecer a comunicação e implementar as mudanças necessárias.

Veja algumas dicas que podem unir o trabalho da gestão de pessoas e do RH para promover um melhor ambiente de trabalho.

1. Estabelecer um canal de comunicação interna

A comunicação é essencial para que os colaboradores fiquem envolvidos e comprometidos com as suas funções. Nessa perspectiva, o gestor de pessoas pode estabelecer um canal de comunicação, a exemplo de uma plataforma digital, a fim de trocar experiências, tirar dúvidas e promover a integração entre os funcionários.

2. Focar o treinamento e desenvolvimento da equipe

Direcionar a atenção para o treinamento do seu time também é importante para que os colaboradores estejam prontos para enfrentar os desafios que possam surgir. Portanto, fornecer treinamento e incentivar a participação em eventos da área são pontos que ajudam a levar inovação para as organizações, bem como a desenvolver as habilidades da equipe.

3. Realizar um bom gerenciamento das mudanças

O gestor de pessoas ainda deve investir no gerenciamento das mudanças que ocorrem nas empresas constantemente, a fim de que não afete a produtividade do time. Assim, é possível criar um senso de urgência para que todos entendam as razões das mudanças, além de elaborar metas e recompensas para incentivar os profissionais.

4. Ser acessível ao seu time

Outra recomendação importante para a função de gestão de pessoas é estar acessível para a sua equipe, pronto para ouvir sugestões, críticas e elogios. O processo é necessário para humanizar a organização e orientar melhor o time com foco nas metas estabelecidas pela empresa.

5. Invista na sua própria capacitação

Não adianta somente apostar no treinamento da sua equipe, se o gestor também não se capacitar constantemente para lidar com os novos desafios. Por isso, é fundamental realizar cursos para desenvolver habilidades, como a inteligência emocional e a estruturação dos processos de trabalho.

Um curso de pós-graduação pode oferecer o aprofundamento necessário, com ricas trocas entre docentes e outros profissionais, além de conhecimento teórico para promover inovação no ambiente de trabalho.

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