A Pós-graduação em Gestão de Pessoas vem ganhando destaque entre os profissionais que têm em seu plano de carreira ocupar posições de liderança em empresas ou trabalhar com Recursos Humanos.
Ao longo do curso, o profissional terá contato com disciplinas sobre desenvolvimento do potencial humano, gestão de desempenho, liderança estratégica e cultura organizacional.
Tudo isso é importante para que o gestor ou profissional de RH saiba como lidar e coordenar diferentes perfis, extraindo o melhor de cada colaborador para potencializar resultados em equipes.
Essa especialização também tem sido requisitada no mercado de trabalho pela recente valorização da cultura organizacional em empresas. Hoje, qualidade de vida no ambiente de trabalho é pilar de um negócio que visa o crescimento.
De olho nisso, desenvolvemos este artigo com a importância de ter uma especialização nessa área e os diferenciais do MBA Gestão de Pessoas por Competências do IPOG!
Cultura organizacional ganha cada vez mais destaque nas empresas
A cultura organizacional começou a se popularizar com as empresas de tecnologia, como Facebook e Google. Com seus escritórios super coloridos e diferentes do que era visto no mundo corporativo, elas começaram a chamar a atenção por serem polos onde todos queriam trabalhar.
Outro fator que deu destaque a isso foi a demanda de uma geração que estava chegando ao mercado, os Millennials. O perfil do profissional atual dá mais valor à qualidade de vida e ao bem-estar na organização, do que a outros aspectos da vida corporativa.
Assim, como forma de atrair e reter profissionais, diversos estudos começaram a constatar como a felicidade no trabalho impacta diretamente na produtividade, no rendimento e, até mesmo, na assiduidade de colaboradores.
Dessa forma, a Pós-graduação em Gestão de Pessoas se torna uma saída para profissionais de outras formações que desejam incrementar o currículo com essa habilidade.
Confira nosso material sobre como o bem-estar influencia na produtividade e tenha acesso a 20 conteúdos em diversos formatos para pensar a relação felicidade x trabalho!
Por que a Pós-graduação em Gestão de Pessoas é um diferencial para profissionais de diversas áreas?
Hoje em dia, empregadores têm priorizado as soft skills, que são aquelas competências referentes ao comportamento e à personalidade do indivíduo.
No Fórum Econômico Mundial de 2018, ficou claro que habilidades como: liderança, negociação, persuasão, equilíbrio emocional e protagonismo são as mais procuradas no momento da contratação. Portanto, desenvolver essas competências é algo positivo para qualquer profissional, principalmente os que atuam como gestores.
Outro fator que torna a Gestão de Pessoas tão importante para cargos de liderança é a crescente onda de adoecimento mental de trabalhadores.
Quais são as áreas de atuação para quem é especializado em Gestão de Pessoas?
Para quem deseja atuar na área de Recursos Humanos, as possibilidades estão no setor de RH de empresas de diversos segmentos e portes.
Nessa área, esse profissional irá lidar com mapeamento e avaliação de desempenho por competências, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoas etc. Ele também será o responsável por desenhar e implementar uma cultura organizacional própria ao negócio.
Qual a média salarial de quem possui Pós-graduação em Gestão de Pessoas?
Por ser um tema tão amplo, é difícil obter a média salarial de quem faz a especialização em Gestão de Pessoas.
De acordo com a 54ª edição da Pesquisa Salarial feita pela Catho, nos cargos de coordenação e direção, uma Pós-graduação pode aumentar o salário em até 53,7%.
Além disso, sabemos que, quanto mais expertise e habilidades um profissional tiver em sua bagagem, maior valor ele terá frente ao seu empregador. Ainda mais ao pensar que a facilidade de acesso a cursos de Pós-graduação fez com que o mercado passasse a exigir a formação para certos cargos, como analistas e gestores.
O que é aprendido nas especializações em Gestão de Pessoas do IPOG?
O conteúdo desses cursos mescla fundamentos teóricos e prática em aulas expositivas e discussão de cases do mercado corporativo.
As Pós-graduações em Gestão de Pessoas trazem técnicas e ferramentas de gestão em conjunto com ensinamentos de potencialização do desenvolvimento humano. Confira abaixo algumas disciplinas da grade!
MBA Gestão de Pessoas por Competências
- Business Partner: Consultoria Interna e Indicadores em Gestão de Pessoas
- Liderança Estratégica com Soft Skills
- Mapeamento, Atração e Carreiras com enfoque em Competências
- Gestão de Desempenho: indicadores e acompanhamento
- Treinamento, Desenvolvimento e Tendências na Educação Corporativa
- Comunicação Estratégica, Storytelling e Comunicação Não-Violenta
- Big Data & People Analytics: ferramentas para tomada de decisão estratégica de pessoas
- Jogos de Negócios e Gamification
Conheça os diferenciais
O IPOG acredita que, somente profissionais altamente qualificados irão impactar e transformar positivamente o mercado, por isso, seus cursos de especialização dialogam com as necessidades do trabalho.
As especializações que citamos acima são especialmente indicadas para quem deseja conhecer as tendências da área de gestão e como o RH pode se tornar mais estratégico para a empresa, auxiliando também na tomada de decisão do negócio.
MBA Gestão de Pessoas por Competências
Com mais de 40 turmas em todo o país, este MBA possui como um de seus inúmeros diferenciais, módulos específicos de RH Business Partner e People Analytics.
O curso é voltado para que o profissional desenvolva o autoconhecimento e aumente o entendimento em relação ao perfil dos colaboradores, identificando pontos de melhora da performance. Ferramentas para gestão e metodologias ágeis para acelerar o volume de entrega também são pontos de destaque neste curso.
Outra característica é a sua didática voltada a soluções e análise de dados, algo valorizado no mercado. O mundo corporativo atual almeja por profissionais dinâmicos, analíticos e orientados à resolução de problemas.
Diferenciais:
- formação curricular com maior carga horária em relação ao mercado;
- professores mestres e doutores com experiência de mercado;
- módulos práticos e aplicáveis à rotina do profissional;
- programa de viagens e cursos internacionais na Universidade Católica Portuguesa.
Para quem o curso é indicado?
As duas especializações são indicadas para gestores de equipes em todos os segmentos empresariais. Além de profissionais de Recursos Humanos, Tecnológicos, Psicólogos, Administradores, Engenheiros, Arquitetos, da área de saúde e outros.
Dê o primeiro passo!
Depois de entender a importância da Pós-graduação em Gestão de Pessoas para quem deseja alcançar o sucesso profissional no meio corporativo, chegou a hora de dar o primeiro passo.
A especialização é um divisor de águas na carreira profissional. Além de tornar alguém um perito no assunto, ela dá maior autoridade e visibilidade àqueles que possuem esse título.
Se você se interessou pelos nossos cursos e quer iniciar a sua pós, entre em contato conosco!
Para saber mais sobre a área de Gestão de Pessoas, estes outros artigos vão interessar a você:
- Inspirando carreiras: a especialista IPOG que transformou o clima organizacional da Mapah
- MBA em Gestão de Pessoas para alavancar sua carreira
- Analista de Gestão de Pessoas buscou atualização no MBA e saiu de lá com um novo emprego
Até a próxima!
Gostou do artigo? Esses e muitos outros assuntos você pode conferir no blog do IPOG!
Saiba mais sobre o IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação
Instituição de ensino com nome e reconhecimento no mercado, o IPOG fará total diferença no seu currículo. Temos em nosso quadro de docentes, excelentes professores de renome no mercado.
A proposta do IPOG é de um ensino humanizado. Priorizamos estimular o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno e otimizar o seu plano de carreira.
O Instituto está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal. Além disso, já possui quase 20 anos de experiência na formação de grandes especialistas.
Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos já existentes no mercado. Isso fez com o IPOG que alcançasse o status que tem hoje.