Transferência de faculdade: veja as vantagens dessa mudança
4 minutos de leitura
15 de março de 2022

Transferência de faculdade: saiba quando e como fazer

Transferência de faculdade: saiba quando e como fazer

Os motivos que levam um estudante a fazer transferência de faculdade são variados, mas todos têm o mesmo objetivo: melhorar a qualidade da formação acadêmica.

Por isso, caso você não esteja contente com a metodologia da universidade atual ou não consiga mais arcar com o valor daquela mensalidade, a transferência externa é uma excelente solução.

Neste artigo, você descobrirá como funciona esse procedimento, os seus requisitos e documentos solicitados, assim como o momento ideal para realizar essa mudança. Boa leitura!

Por que fazer transferência de faculdade?

Diferentemente do que muitos estudantes acreditam, fazer transferência de faculdade durante o curso não prejudica a sua formação acadêmica.

Pelo contrário, essa mudança pode proporcionar diversos benefícios, sobretudo se você não estiver se adaptando à metodologia da atual instituição ou vivenciar uma experiência desagradável com colegas ou funcionários – afinal, esses são fatores que podem realmente prejudicar o seu aprendizado e até mesmo o seu sucesso profissional.

Outros benefícios de mudar de faculdade durante o curso são:

  • poder usufruir da mesma qualidade de ensino por valores mais baixos
  • estudar em uma faculdade mais próxima de casa
  • ter acesso a uma infraestrutura melhor ou a programas de incentivo

Além disso, sempre há a chance de você receber uma bolsa de estudos em outra instituição, sendo essa uma excelente vantagem da transferência de faculdade.

Será que devo fazer transferência de faculdade?

As justificativas mais utilizadas para realizar transferência de faculdade estão relacionadas a questões pessoais dos discentes.

Desse modo, antes de tomar essa decisão você deve avaliar se há algo que não te satisfaz na instituição atual ou simplesmente se existem fatores mais atrativos na universidade para a qual você deseja ser transferido.

Entretanto, de maneira geral, o ideal é que você analise os seguintes pontos:

  • a metodologia de ensino da universidade atual
  • existem instituições de mesma qualidade ou superiores, mas com mensalidades mais baratas
  • o deslocamento para a universidade é muito longo, o que pode atrapalhar os estudos
  • a instituição atual não conta com programas de incentivo, como internacionalização ou facilitação de ingresso no mercado de trabalho
  • se houve algum problema pessoal na instituição, fazendo com que você não se sinta mais confortável no local a metodologia de ensino da universidade atual

A transferência de faculdade atrapalha a formação?

A influência da transferência de faculdade na formação do estudante vai depender da qualidade da nova instituição.

Afinal, caso essa universidade ofereça métodos de ensino eficientes, infraestrutura completa e programas de incentivo ao aluno,  não há motivos para a mudança atrapalhar o aprendizado.

Por esse motivo, é essencial que você avalie com cuidado as opções disponíveis, de modo a escolher não somente uma faculdade mais barata ou perto de casa como também uma de qualidade e na qual você se sinta confortável para estudar e desenvolver as suas habilidades.

É possível fazer transferência de faculdade utilizando o FIES?

Os estudantes que utilizam o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também podem solicitar a transferência de faculdade, contanto que sigam estes requisitos e regras:

  • a mudança só pode ser realizada uma vez a cada semestre
  • a solicitação deve ser feita após o último mês referente ao semestre em curso
  • o curso deve ser igual ao da faculdade atual
  • os pagamentos do Fies devem estar em dia

Como funciona a transferência de uma faculdade para outra?

Os primeiros passos para realizar transferência de faculdade são:

  • escolher a nova instituição de ensino
  • verificar a disponibilidade de vagas naquele semestre
  • informar-se acerca dos documentos necessários para a transferência

Após coletar todas essas informações e os documentos requisitados pela nova faculdade, você deve se dirigir à secretaria da instituição atual e solicitar a transferência externa.

No entanto, o recomendado é que você se informe acerca dos protocolos seguidos pela faculdade de origem, os quais costumam divergir a depender de cada instituição.

Ademais, confira algumas dúvidas comuns referentes à transferência externa.

É preciso fazer um novo vestibular? 

Algumas universidades exigem que os estudantes realizem um novo vestibular, com o objetivo de avaliar conhecimentos e habilidades, além de adequar a carga horária.

Por isso, procure se informar com a secretaria da nova universidade se é necessário realizar esse teste, assim como seus devidos prazos.

A transferência externa é paga?

O processo em si não é pago; no entanto, algumas universidades podem cobrar uma taxa referente à matrícula ou ao vestibular, se for obrigatório.

Quais documentos são solicitados durante a transferência?

Para aprovar a transferência externa, as faculdades costumam solicitar alguns documentos, os quais têm como objetivo atestar as matérias cursadas pelo aluno e suas informações pessoais.

Desse modo, os documentos pedidos por grande parte das instituições são:

Ao que ter atenção no momento de solicitar a transferência?

Os procedimentos requeridos para a transferência externa dependem de cada instituição de ensino, além de demandarem grande atenção dos estudantes.

Afinal, um erro pode atrapalhar todo o pedido e até mesmo atrasar o processo, retardando o seu ingresso na nova faculdade.

Portanto, é crucial que o estudante fique atento a estes fatores principais:

  • às etapas do processo
  • aos documentos solicitados
  • aos prazos dados pelas duas faculdades – a de origem e a nova

Aproveitamento de disciplinas: saiba quando e como solicitar

Durante a transferência de faculdade, o estudante pode solicitar o aproveitamento de disciplinas iguais ou semelhantes.

Por mais que esse processo seja mais fácil em cursos iguais, ainda assim é possível para cursos diferentes e de mesma área, como as vertentes da engenharia

Todavia, é necessário frisar que nem sempre o aproveitamento pode acontecer, devido à liberdade de cada instituição de organizar a própria grade curricular.

Mesmo assim, vale a pena tentar!

Outra dica: verifique a possibilidade de reverter em carga horária optativa alguma disciplina cursada que não foi aproveitada.

Realizar a transferência externa é um grande passo na formação acadêmica do aluno e pode gerar diversos benefícios, tanto no presente quanto no futuro.

Por isso, siga as nossas dicas e saiba o momento certo de fazer essa mudança. Além disso, esteja preparado para enfrentar esse processo e dar continuidade à sua caminhada acadêmica.

Conheça o IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação

Uma instituição de ensino com nome e reconhecimento no mercado, que faz total diferença no currículo.

O IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação – oferece diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro de docentes professores de excelência e renome no mercado. A proposta é um ensino humanizado que estimula o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno.  

O IPOG está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal e conta com quase 20 anos de experiência em formar grandes profissionais.

A satisfação do aluno se tornou a sua marca registrada: o índice chega a 97,14% em todo o país. Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos já existentes no mercado, o que fez com que a instituição alcançasse o status que tem hoje.

Quer saber mais sobre os cursos do IPOG? Entre em contato conosco agora mesmo e alavanque a sua carreira.

Gostou deste artigo sobre transferência de faculdade? Então, confira outros títulos em nosso blog:

Artigos relacionados

Habilidades profissionais: descubra a carreira ideal para você com base nas suas skills Engenharia ou psicologia? Exatas ou humanas? Quais são as profissões em alta que mais combinam com a sua personalidade e suas skills? Ao contrário do que algumas pessoas consideram, ao ingressar em uma graduação, o estudante não vai apenas descobrir e cons...
Graduação em Psicologia: conheça o curso e o mercado de trabalho A mente, o comportamento e o desenvolvimento humano sempre despertaram o fascínio de estudiosos em diversas áreas do saber. Assim, não surpreende que todos os anos milhares de estudantes apostem na graduação em Psicologia como carreira. Nos dias atuais, a ...
Curso de direito: tudo o que você precisa saber antes de iniciar O curso de direito é um dos mais tradicionalmente populares no mundo, ao lado da graduação em medicina, reafirmando o prestígio social e a relevância conquistada através da história. No Brasil, todos os anos milhares de pessoas são atraídas para a graduaçã...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo.

Comentários