A hora da brincadeira é, sem dúvida, o momento mais oportuno para o desenvolvimento neuropsicomotor infantil.
A ludicidade, as experimentações, a dinâmica dos jogos e a capacidade imaginativa despertam elementos fundamentais para proporcionar o crescimento.
Por isso, neste artigo iremos mostrar como é importante a brincadeira para crianças na primeira infância (de 0 a 6 anos), e como o profissional da psicanálise pode avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor por meio da ludicidade e dos jogos infantis.
Entenda o que é o desenvolvimento neuropsicomotor
A ciência define o desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) como um processo de mudanças no comportamento motor de um indivíduo de acordo com a idade.
Em outras palavras, é a capacidade que o indivíduo possui após o amadurecimento do sistema nervoso e cerebral para desenvolver tanto sinapses mentais quanto habilidades motoras.
Esse processo de mudança é muito importante para o ser humano, afinal, quando o bebê nasce, seu sistema nervoso central ainda não está completamente desenvolvido. Como consequência disso, ele é totalmente dependente das pessoas que fazem parte de seu convívio.
Contudo, é a partir da sua estimulação, tanto sensorial quanto motora, que o seu desenvolvimento ocorrerá e se manterá em constante evolução, auxiliando também no seu processo de aprendizagem.
Segundo o biólogo e psicólogo Jean Piaget, considerado um dos mais importantes pensadores do século XX, todas as pessoas passam por quatro estágios de desenvolvimento cognitivo:
- estágio sensório-motor, que vai do nascimento aos 2 anos de idade;
- estágio pré-operacional, que se estende dos 2 anos até os 6 ou 7;
- estágio operatório-concreto, dos 6 ou 7 anos até os 11 ou 12; e
- estágio lógico-formal, dos 12 anos em diante.
Em cada um desses estágios, a criança desenvolve uma maneira de pensar e de responder ao ambiente. Assim, cada estágio constitui uma mudança qualitativa de um tipo de pensamento ou comportamento para outro. Cada estágio é calcado no anterior e constrói os alicerces para o seguinte (PAPALIA & OLDS, 2000).
Segundo Piaget, não é possível pular estágios nem retroceder. Todas as pessoas passam por todos os estágios na mesma sequência.
Por isso, é importante que a criança tenha, sempre que possível, um acompanhamento multidisciplinar para avaliar melhor o seu desenvolvimento neuropsicomotor.
Nessa avaliação, devem ser levados em conta diversos aspectos da evolução da criança. Afinal, embora pareça haver uma linha que separa uma habilidade de outra, é bem verdade que, quando uma criança apresenta déficit no desenvolvimento motor, ela também pode ter dificuldade para o aprendizado da escrita e da linguagem verbal.
Sendo assim, a prática de atividades específicas é imprescindível para o desenvolvimento neuropsicomotor da criança.
O que é fundamental avaliar durante as fases de desenvolvimento
A forma de posicionar as mãos na boca, o primeiro sorriso, a primeira resposta ao estímulo visual de luzes e cores, as primeiras palavras, o engatinhar e até mesmo o andar; todos esses momentos fazem parte do desenvolvimento neuropsicomotor infantil.
Por isso, desde o nascimento até os 6 ou 7 anos, a criança desenvolve habilidades que precisam ser avaliadas com atenção, pois, se houver alguma inconsistência nesse sentido, o acompanhamento profissional específico precisa ser acionado.
Veja a seguir quais são as principais áreas para avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor de 0 a 5 anos:
Psicomotricidade
A psicomotricidade pode ser definida como uma ciência que busca fazer a conexão dos aspectos emocionais, cognitivos e motores nas diversas etapas da vida do ser humano.
A palavra psicomotricidade pode ser dividida da seguinte maneira:
PSI: aspectos emocionais
CO: aspectos cognitivos
MOTRIC: movimento humano
IDADE: etapas de vida do ser humano
Fatores essenciais para o desenvolvimento eficaz da criança estão incluídos nesse conjunto, são eles: a lateralidade, a organização e a noção espacial. Além deles, o esquema corporal e a estruturação espacial também devem ser trabalhados.
Fala
O desenvolvimento dos primeiros fonemas e do vocabulário se dá justamente na primeira infância. A articulação das palavras e sua aplicabilidade no dia a dia da criança devem também ser avaliadas.
Consciência fonológica
Consciência fonológica é a habilidade de manipular os sons da nossa língua. É a capacidade de percebermos que uma palavra pode iniciar ou terminar com o mesmo som. Além disso, vale dizer que ela antevê as técnicas de alfabetização.
As crianças que desenvolvem a consciência fonológica demonstram facilidade em avançar o vocabulário para palavras mais complexas.
Sociabilidade
Desde bebês costumamos interagir com o que está ao nosso redor. Ao longo da primeira infância vamos atribuindo significado às coisas e às pessoas. O período é marcado por profundas descobertas e mudanças, como a troca dos gestos para a comunicação verbal, entre outros.
Além disso, o convívio com outras crianças permite a formação de vínculos de amizade e o fortalecimento de emoções. A sociabilidade permite também a percepção da coletividade e da individualidade das ideias e contribui para análise do desenvolvimento neuropsicomotor.
Como a brincadeira atua no desenvolvimento neuropsicomotor infantil?
Durante a brincadeira, a criança aprende a pular e a correr, desenvolve habilidades na linguagem, exercita a sociabilidade e consegue aprimorar suas conexões coletivamente. O jogo é uma forma de a criança se expressar, já que é uma circunstância favorável para manifestar seus sentimentos e desprazeres. Assim, o brinquedo passa a ser a linguagem da criança.
Durante a brincadeira também é desenvolvida a coordenação motora fina por meio de desenhos e colagens, recortes e brincadeiras com massinhas.
Além disso, outras atividades que impulsionam o desenvolvimento neuropsicomotor em prol do aprendizado também podem encontrar em profissionais de outras áreas resultados bastante satisfatórios, como a psicopedagogia, a fonoaudiologia, entre outras.
Conheça as atividades mais usadas no desenvolvimento neuropsicomotor
Dentro do ambiente escolar, a criança irá experimentar grande número de atividades ligadas ao desenvolvimento neuropsicomotor.
Para que esse desenvolvimento aconteça de maneira plena, a criança deve se sentir acolhida e segura no ambiente escolar, independentemente da sua dificuldade ou habilidade em determinada brincadeira ou atividade.
Os profissionais deverão estimular e corrigir quando necessário, de acordo com o esperado por jogo ou brincadeira, para que a criança possa entender e atingir os níveis satisfatórios de cada fase.
As atividades que melhor desenvolvem a neuromotricidade infantil devem ser realizadas sempre em socialização, como os exercícios em sala de aula, com acompanhamento próximo do profissional educador.
É preciso estimular o contato entre os colegas com a finalidade de desenvolver a amizade e quebrar as possíveis barreiras existentes, aprimorando o senso de propriedade e reconhecimento corporal.
As brincadeiras devem ser inclusivas e fazer com que todos se divirtam. Afinal, brincando, o aprendizado surge sem dificuldade e os pequenos absorvem os conteúdos com mais tranquilidade.
Como é feita a avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor infantil?
A ciência classifica o desenvolvimento neuropsicomotor no sentido craniocaudal, portanto, em primeiro lugar, a criança firma a cabeça, a seguir o tronco e, depois, os membros inferiores.
A maturidade cerebral também ocorre no sentido posteroanterior, portanto, primeiro a criança fixa o olhar, a seguir leva a mão aos objetos etc.
A avaliação do desenvolvimento deve ser baseada nos marcos definidos pela escala de desenvolvimento Denver II. Deve-se avaliar o desenvolvimento social, motor e da linguagem.
- Desenvolvimento social
- Desenvolvimento motor
- Desenvolvimento da linguagem
- Desenvolvimento do desenho
Confira a tabela abaixo:
Idade | Características do desenho |
2 anos | Rabiscos (depois de algum tempo a criança começa a nomear o que o rabisco representa). |
3 anos | Círculo como símbolo universal (pode representar quase tudo). |
3 anos | Tentativa de representação da figura humana (círculo com duas pernas). |
4 a 5 anos | A figura humana tem mais detalhes e os desenhos representam histórias ou eventos. |
6 a 7 anos | Fase da paisagem (linha azul na parte superior representa céu, linha verde na parte inferior representa o chão). Muitas vezes desenham a mesma paisagem inúmeras vezes. |
8 a 10 anos | Fase do realismo, quando a criança começa a desenhar detalhadamente as coisas (não se contenta com esquematização/simplificação do desenho). |
12 anos/adolescência | Fim do período artístico (frustração por não conseguir desenhar as coisas exatamente como são vistas). |
Fonte: Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.
Avaliação Neuropsicológica Infantil: entenda o que é e como funciona!
Nesse sentido, cada etapa desta avaliação consiste em:
Desenvolvimento Social
- Olhar o examinador e segui-lo em 180º = 2 meses
- Sorriso social = 3 meses
- Leva mão a objetos = 4 meses
- Apreensão a estranhos = 10 meses
- Dá tchau, bate palma = 15 meses
- Imita atividades diárias = 18 meses
- Desenvolvimento Motor
- Sustento cefálico = 4 meses
- Sentar com apoio = 6 meses
- Sentar sem apoio = 9 meses
- Pinça superior = 9 meses
- Em pé com apoio = 10 meses
- Andar sem apoio = 18 meses
- Desenvolvimento da Linguagem
- Lalação = 6 meses
- Primeiras palavras = 12 meses
- Palavra frase = 18 meses
- Junta duas palavras = 2 anos
- Frases gramaticais = 3 anos
Dessa maneira, a avaliação pode ser feita também por desenhos desde os primeiros rabiscos, sendo analisados desde o desenvolvimento motor fino, como o segurar do lápis e a aptidão em desenhar linhas e círculos, até desenhos mais complexos que representem a realidade da criança.
Por isso, se faz necessário que o profissional que acompanha o desenvolvimento neuropsicomotor infantil esteja qualificado nessa área.
Desenvolvimento neuropsicomotor: saiba a importância de ser um profissional qualificado na área
Com uma demanda altamente crescente, o mercado carece de profissionais, de fato, capacitados para trabalhar com avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor infantil. Nesse sentido, é importante se especializar, buscar conhecimento e se preparar para atuar em um universo tão sensível e delicado como a infância.
Atento a toda essa responsabilidade e possibilidade de mercado, o IPOG possui em sua grade de cursos a Pós-Graduação em Psicanálise com Crianças e Adolescentes: Teoria e Clínica. O objetivo do curso é oferecer formação de qualidade para os alunos, garantindo uma prática profissional de excelência nesta área.
Ao avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor de uma criança, o profissional deve estar preparado para sinalizar as possíveis tomadas de decisões quanto à reabilitação desse pequeno paciente, bem como saber auxiliar a família neste momento.
Conheça a Pós-Graduação em Psicanálise com Crianças e Adolescentes: Teoria e Clínica (IPOG)
A atuação profissional no espaço singular da infância e da adolescência demanda constante reposicionamento. O profissional especializado em Psicanálise com Crianças e Adolescentes pode ofertar ao público um arsenal de técnicas que proporcionarão o alívio de demandas emocionais e comportamentais, além da precisa avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor de crianças na primeira infância.
A pós-graduação do IPOG possui três módulos dedicados à aplicação dos conhecimentos adquiridos. Um deles é focado na Gestão de Carreira e Consultórios, tema que não costuma figurar na grade curricular de outras instituições de ensino.
No curso, você irá aprender as principais técnicas desse tipo de abordagem, além de propiciar experiências práticas por meio de vivências e estudos de caso ao longo do curso.
Confira algumas matérias que compõem a grade curricular do curso:
- Fundamentos da Psicanálise com Crianças
- Constituição do Sujeito em Psicanálise
- Sexualidade Infantil, Pulsões, Édipo e Castração: o Caminho da Infância
- Teorias e Casos Clássicos em Psicanálise
- Desenvolvimento Integral do Potencial Humano
- Desenvolvimento Neuropsicomotor da Criança
- O Sintoma da Criança e o Sintoma dos Pais
- O Jogo, o Desenho e o Brincar
- Clínica com Bebês e Estimulação Precoce
- Manejos da Técnica com Crianças
- A Clínica com Adolescentes
- Problemas do Desenvolvimento, Diagnóstico e Medicalização na Infância e Adolescência
- Prática Clínica
- Aprendizagem, Linguagem e Escrita
- Autismos e Psicoses na Infância e Adolescência
- Angústia, Ansiedade e Fobias na Infância e Adolescência
- Fragilidade dos Limites na Infância e Adolescência
- Seminário de Apresentação de Casos
Ter uma especialização em um mercado concorrido como o da psicologia e psicanálise garante o diferencial competitivo frente ao mercado.
Por esse motivo, é imprescindível ter esse tipo de curso no plano de carreira. Um profissional de sucesso está sempre se atualizando com as tendências do mercado e sabe que sempre haverá mais para aprender.
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