Marketing pessoal: tire suas dúvidas e confira 8 dicas infalíveis
Vivemos de imagem. Não é à toa que uma das maiores redes sociais da contemporaneidade é uma plataforma de compartilhamento de registros audiovisuais (fotos e vídeos).
Alguns estudiosos pensam esse fenômeno como um desdobramento de uma cultura gerada a partir do consumo de entretenimento via mídias cada vez mais viciantes, também conhecida como Sociedade do Espetáculo.
Dentro da esfera do trabalho, isso se reflete diretamente no marketing pessoal – conjunto de estratégias que ajudam o profissional a construir uma boa imagem no meio em que está inserido.
Dessa forma, o personal branding pode ser decisivo para o crescimento profissional de sua carreira no mercado.
Por isso, elaboramos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre marketing pessoal, assim você poderá usar essa ferramenta para seu desenvolvimento:
- o que é marketing pessoal;
- para que serve;
- qual a sua importância nas redes sociais;
- 8 dicas estratégicas para uma boa gestão de marketing pessoal nas redes sociais;
- e ainda, quais profissões lidam diretamente com marketing pessoal.
O que é marketing pessoal?
Marketing pessoal é uma tática de promoção pessoal, composta de ações estratégicas que são utilizadas para o fortalecimento da imagem e da reputação de um profissional. Assim, é possível construir um personal branding sólido e crescer cada vez mais no segmento em que atua.
Portanto, no marketing pessoal são exploradas competências e características de um profissional, a fim de torná-lo uma referência no mercado como aquele que tem um perfil profissional de excelência.
É por isso que algumas pessoas associam o conceito de marketing pessoal à ideia de “vender imagem”.
Afinal, seu principal objetivo é criar argumentos que integram outras esferas da sua vida, e não apenas a profissional, para basear a sua contratação, promoção ou outras etapas de seu aprendizado e crescimento.
Assim, para essa tática de self marketing, absolutamente todo aspecto conta: comportamento, vestimenta, discursos, vocabulário, atitudes… ah, mas não apenas isso! Valores, objetivos e perspectiva de mundo também importam.
Desse modo, o marketing pessoal também pode ser compreendido como uma faceta do marketing profissional.
Para que serve o marketing pessoal e profissional?
O marketing pessoal e profissional serve para atingir inúmeros objetivos que surjam ao longo da sua carreira, como uma contratação e promoção.
A partir da construção de uma excelente imagem pessoal, é possível criar um networking profissional com boas conexões, desenvolver habilidades e competências de relacionamentos e apresentação, além de se tornar referência no ramo em que atua.
Qual a importância do marketing pessoal nas redes sociais?
Tão importante quanto especializações profissionais, cursos e outros tipos qualificações no seu currículo, a aplicação do marketing pessoal nas redes sociais é essencial para o estabelecimento de uma imagem pessoal bem-sucedida.
Isso porque o seu feed é uma vitrine – em qualquer social media, seja ela profissional ou não – em que você compartilhará seus pensamentos, pontos de vista e conteúdos mais pessoais, que revelam “sua intimidade”.
Aliás, você percebeu que os processos seletivos têm solicitado sua página pessoal nas redes sociais? Desde o LinkedIn até o Instagram.
Dessa forma, vivendo em um mundo em que as fronteiras entre a vida pública e a privada estão cada vez mais diluídas, checar as redes sociais em busca de referências já se tornou um hábito de inúmeras empresas.
É o que aponta uma pesquisa feita pela empresa Reppler. De acordo com os dados, 90% dos recrutadores costumam visitar o perfil de cada candidato.
O estudo também mostra que 69% dos recrutadores reprovaram candidatos baseados no conteúdo encontrado em seus perfis nas mídias sociais.
Esses números evidenciam a importância de cultivar uma boa imagem pessoal nas redes sociais.
Dessa forma, veja a seguir 8 dicas estratégicas de marketing pessoal para aplicar nas suas redes sociais e fora delas!
8 dicas estratégicas de marketing pessoal para o ambiente de trabalho e redes sociais
#1 Exercite o autoconhecimento e a autossuperação
Praticar o autoconhecimento é uma ferramenta imprescindível para que você esteja sempre em desenvolvimento.
Isso porque, por meio do autoconhecimento, é possível identificar e trabalhar seus pontos fracos, assim como potencializar os pontos fortes.
Vale ressaltar que essa tarefa de reconhecimento requer inteligência emocional e equilíbrio.
Todos esses aspectos aliados resultarão na autossuperação de seus desafios e na busca pela melhor versão de si mesmo.
Social media: nas redes sociais, a autoavaliação é uma estratégia para o marketing pessoal, que pode ser aplicada a partir de postagens que ressaltem aquelas competências em que você se destaca e demonstrem proatividade.
Porém, tenha cuidado para não soar arrogante.
#2 Cuidado com seu comportamento e postura
Suas atitudes falam mais do que as suas palavras, principalmente para o marketing pessoal.
Portanto, não adianta muito ter um discurso bastante ético e agradável se as suas ações não forem condizentes com essa fala.
Assim, esteja atento à forma como você se porta no ambiente de trabalho, diante de seus colegas.
Social media: evite a superexposição e o compartilhamento de conteúdos que possam manchar a sua imagem enquanto profissional em qualquer segmento, e/ou também a empresa em que trabalha.
#3 Cuide de sua aparência
Esteja atento às roupas que usa e ao modo como você apresenta sua imagem.
Essa é uma das estratégias mais fundamentais para uma boa gestão estratégica de marketing pessoal, até porque cada ocasião e ambiente requerem uma vestimenta adequada.
Além do guarda-roupa, outro aspecto que contribui com uma boa aparência é a prática de hábitos saudáveis, como boa alimentação, horas de sono respeitadas e a prática de exercícios físicos.
Social media: claro que nas suas redes sociais pessoais você pode compartilhar momentos em que esteja em ambientes mais descontraídos, como praia, clube, shows ou festas.
No entanto, ao compartilhar tais conteúdos, procure exercer bom senso, evitando a superexposição de sua intimidade.
A maioria das redes sociais têm mecanismos de privacidade, como o Instagram, que permite a segmentação de grupos de amigos com os quais você pode compartilhar determinados e específicos tipos de conteúdo.
Outro recurso de privacidade do Instagram (e também do Twitter) é ter uma conta com o modo “privado”. Dessa forma, suas publicações ficam reservadas somente para aquelas pessoas que você permite que te sigam.
Assim, você pode monitorar duas contas: uma conta pessoal, no modo privado, e outra profissional, no modo público.
#4 Cuidado com a impulsividade ou o “sincericídio”
Essa é uma dica de marketing pessoal que merece destaque: por mais que dê a você muita vontade de tomar alguma atitude por impulsividade, no calor do momento, pare, tire um tempo para refletir e só se pronuncie quando tiver mais tranquilidade e digerido por completo o assunto.
Esse é um modo de evitar possíveis constrangimentos, divergências e até mesmo sua demissão, atrapalhando seu plano de carreira.
Social media: nada de ir às redes sociais para “desabafar” e expor, falar mal ou mandar indiretas para quem quer que seja do seu trabalho. Isso pode te pôr em situações desagradáveis e gerar desgastes com outras pessoas que poderiam fazer parte do seu networking.
Portanto, evite discussões e abordar assuntos polêmicos.
#5 Tenha uma boa comunicação
Comunicação estratégica precisa ser a sua bússola para o bom marketing pessoal. Isso envolve a compreensão e desenvolvimento de diversas competências, também conhecidas como soft skills, tais quais:
- empatia e simpatia;
- não falar demais, porém de maneira precisa;
- construção de frases bem estruturadas; e
- facilidade de se relacionar;
Social media: saiba escolher cada rede social, a partir do formato e propósito de cada uma delas, levando em consideração seus objetivos enquanto profissional, e não deixe de postar conteúdos de alta qualidade.
Outra ideia para ter uma boa comunicação é planejar suas postagens e seus conteúdos, assim como é feito em táticas de Marketing Digital.
#6 Estabeleça bons laços
Esta sexta dica de marketing pessoal é também uma consequência do quesito abordado acima.
Afinal, uma comunicação estratégica é fundamental para o estabelecimento de boas relações e, consequentemente, um ótimo networking.
Portanto, estabeleça boas conexões e saiba nutri-las de forma eficiente e comedida.
Social media: use suas redes sociais para solidificar esses laços e torná-los ainda mais engajados com sua marca pessoal. Essa é uma forma de manter seu networking sempre aquecido e disposto a interagir com você quando necessário.
#7 Esteja atento ao que acontece no mundo
É imprescindível para suas estratégias de marketing pessoal que você esteja por dentro dos fatos mais relevantes da sua conjuntura.
Afinal, independentemente de sua área de atuação, um bom profissional é aquele que está ciente do que acontece à sua volta e tem uma opinião acerca de cada questão.
#8 Fale com o especialista
Por ser uma demanda que cresce bastante, cada vez mais tem surgido instituições e profissionais autônomos especialistas em marketing pessoal, que traçam planejamentos baseados nas especificidades de seu cliente e em técnicas de comunicação digital e estratégica.
A depender dos seus objetivos, vale a pena contratar tais serviços ou mesmo apenas uma consultoria, a fim de aprimorar ainda mais o seu marketing pessoal.
Portanto, veja a seguir quais são os profissionais que têm atuado nessa área.
Quais profissões atuam na área de marketing pessoal?
As profissões que atuam na área de marketing pessoal são:
- assessor de comunicação;
- relações públicas;
- coach;
- personal stylist;
- dentre outros.
Para atuar em alguma dessas áreas, basta fazer cursos como:
- graduação em comunicação social com habilitação em jornalismo;
- relações internacionais;
- relações públicas;
- psicologia;
- pós-graduação em comunicação;
- MBA Executivo em Psicologia Positiva e Desenvolvimento Humano.
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O IPOG – Instituto de Pós-Graduação e Graduação é a maior rede de instituições de ensino do Brasil. São mais de 20 anos de experiência em formar grandes profissionais e contribuir com o desenvolvimento pessoal de cada cliente.
São diversos cursos de ensino superior além de um quadro de docentes professores de excelência e grande renome no mercado.