Psicologia Positiva: três passos para a felicidade

Psicologia Positiva

Se na década de 90 a psicologia era um ramo científico voltado apenas para o estudo de doenças, transtornos psicológicos, tratamentos de depressão, ansiedade, angustias e o sofrimento humano, uma nova vertente surgiu para complementá-la.

Nos referimos a Psicologia Positiva. Ela estuda os aspectos positivos da vida do ser humano, sendo que o primeiro grande tema abordado nessa área é a felicidade humana que, de acordo com o especialista e professor do curso de MBA Executivo em Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva do IPOG, Hélder Kamei, forma uma tríade composta de:

Vida aprazível

Consiste em você alcançar uma vivência de emoções positivas, como amor, alegria, esperança e inspiração, três vezes mais que a de emoções negativas, como medo, raiva e tristeza.

No ambiente de trabalho, por exemplo, isso quer dizer que você utiliza 75% do seu tempo executando atividades prazerosas e 25% com aquelas que não são tão legais assim, mas que precisam ser feitas. Esse é o caminho das emoções positivas. É uma dimensão emocional para chegar a felicidade.

Vida engajada

Essa é uma dimensão mental, que consiste em você buscar experiências de flow, um estado em que o corpo e a mente fluem de uma forma totalmente harmoniosa e que resulta em uma vida mais engajada. Podemos dizer ainda que é a concentração total em uma atividade, seja ela física, mental, intelectual, artística, musical, social, religiosa, entre outras.

O que você faz com prazer e naturalidade? O que consome 100% da sua atenção? Independente das suas preferências, seja escrever, cantar ou praticar esportes, o mais importante, garante Kamei, “é se sentir energizado e motivado”.

Vida significativa

Este último aspecto consiste em você ter uma vida com significado ou com um propósito maior. É justamente quando você encontra sentido para a sua existência. Esse caminho tem muito a ver em servir uma causa maior do que a si mesmo. Pode ser uma causa social, um projeto, entre outras atividades.

Esses três caminhos, que envolvem engajamento, experiências de fluxo e significado, devem estar alinhados para o alcance de uma vida plena, que sintetiza os aspectos da vida pessoal e profissional.

Artigos relacionados

O que é Coaching Logoterapêutico? Você já ouviu falar em Coaching Logoterapêutico? Trata-se de uma nova abordagem que tem como ponto de partida a Logoterapia, sobre a qual a gente já falou um pouco nesse outro artigo. Mas só pra lembrar... A Logoterapia é uma ciência do ramo da psicologia que ...
Professores IPOG serão palestrantes no I Simpósio Luso-Brasileiro de Psicologia Positiva em Lisboa Entre os dias 1º e 3 de março de 2018 será realizado o I Simpósio Luso-Brasileiro de Psicologia Positiva em Lisboa, Portugal. O evento acontece juntamente com o III Congresso Português de Psicologia Positiva no Instituto Superior de Ciências Sociais e Política...
Conheça a nova forma de liderar Liderar, parece um verbo simples, mas que nas organizações faz muita diferença. Recentemente, tratamos aqui no Blog IPOG sobre como os comportamentos nas organizações estão sendo cada vez mais observados e utilizados, inclusive, para avaliar colaboradores em r...
Hélder Kamei: Especialista e professor do curso de MBA Executivo em Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva do IPOG