Conheça a pós em Ciências Criminais e Criminalística do IPOG
5 minutos de leitura
08 de fevereiro de 2022

Ciências Criminais e Criminalística: conheça a pós-graduação remota do IPOG

Ciências Criminais e Criminalística: conheça a pós-graduação remota do IPOG

Você é fascinado por personagens de séries e programas forenses e tem o sonho de trabalhar com investigação de crimes? Saiba que para seguir essa carreira é necessário se especializar na área das ciências criminais.

Dentro dessa área, o IPOG oferece a Pós-Graduação em Ciências Criminais e Criminalísticacurso de especialização que aborda temas do Direito Penal, Direito Processual Penal e das Ciências Forenses.

Por meio da especialização do IPOG, o profissional estará apto a desempenhar um papel importante na investigação, solução e prevenção de crimes.

Ficou interessado em saber como funciona a Pós-Graduação em Ciências Criminais e Criminalística do IPOG? Acompanhe este artigo!

Como está o mercado de trabalho na área de Ciências Criminais?

Os pós-graduados em ciências criminais têm grandes chances de contratação, tanto na área de especialização em investigação forense quanto em outros campos que requerem uma mente investigativa, científica e jurídica.

Um dos motivos para a alta empregabilidade são as taxas alarmantes de violência no país. Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo G1, o Brasil teve aumento de 5% nos assassinatos em 2020 na comparação com 2019.

Além disso, o país tem uma das maiores populações carcerárias do mundo.

Com isso, surge a necessidade de profissionais qualificados para investigar e resolver crimes. Isso faz com que o mercado de trabalho na área das ciências criminais seja muito favorável para quem deseja seguir carreira.

Especialização é crucial para ter destaque no mercado

Não é possível entrar para o mercado de trabalho na área das ciências criminais sem antes cursar uma boa especialização.

A pós-graduação é especialmente importante se você concluiu o curso de Direito e deseja ser promovido a cargos de supervisão ou outras posições de liderança ou abrir os horizontes profissionais para além de apenas advogar.

Ter uma especialização é indispensável para que o profissional mantenha os seus conhecimentos e técnicas sempre atualizados e, assim, tenha condições de atender às exigências do mercado de trabalho, oferecer ao mercado e alcançar os melhores cargos.

Conheça a Pós-Graduação remota em Ciências Criminais e Criminalística do IPOG

Diante do atual cenário, se destaca quem conhece bem as técnicas modernas de investigação criminal, além de saber como funciona o Sistema de Justiça Criminal brasileiro e a Academia Brasileira de Ciências Criminais.

A especialização em ciências criminais do IPOG tem como finalidade fornecer subsídios ao profissional para compreensão integrada de todo o Sistema Criminal brasileiro, com ênfase na potencialidade das provas materiais.

Para isso, o curso propõe estimular a discussão sobre as modernas técnicas de investigação, sustentada em provas materiais, bem como a integração entre os conhecimentos estratégicos do sistema, tais como: Direito Penal, Direito Processual Penal, Política Criminal e Criminologia.

O curso constitui ainda um sistema avançado de conhecimentos para quem pretende realizar concursos para delegado de polícia, promotor de justiça e outras carreiras na área processual/penal.

Quer se destacar na área do direito? Então, esta especialização foi feita para você.

Grade curricular

Por meio de uma metodologia teórico-prática, a especialização do IPOG vai ensinar tudo o que você precisa saber para ser um ótimo profissional da área. A grade curricular é uma das mais completas do mercado e conta com os seguintes temas:

  1. História e Evolução do Crime
  2. Temas Fundamentais em Ciências Criminais
  3. Criminologia e Controle Social
  4. Direito Processual Penal
  5. Investigação Criminal e Inquérito Policial
  6. Investigação de Crimes Cibernéticos
  7. Criminalística e Cadeia de Custódia
  8. Medicina Legal e Balística Terminal
  9. Medidas Cautelares no Processo Penal
  10. Direito Premial: Medidas de Cooperação no Processo Penal
  11. Direito Penal Econômico
  12. Direitos Humanos

Conheça os professores do curso

Os professores do IPOG são altamente capacitados e oferecem as melhores ferramentas para o aluno sair preparado para os desafios do mercado de trabalho. Conheça dois docentes da Pós-Graduação em Ciências Criminais e Criminalística do IPOG:

Carlos Eduardo Palhares Machado (coordenador)

Doutor em Ciências, com área de concentração em Patologia/Medicina Legal pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP). Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista em Odontologia Legal e em Prótese Dentária. Além disso, o professor é graduado em Odontologia pela UnB.

É perito criminal federal lotado no Instituto Nacional de Criminalística-Brasília, onde ocupa o cargo de chefe da Área de Perícias Externas. Ex-Chair do Interpol DVI Standing Committee e do Interpol DVI Working Group. Atuou também como coordenador em casos de desastres no Brasil e no exterior.

Palestrante nacional e internacional no tema “Identificação de Vítimas de Desastres”. Autor de capítulos de livros no campo de Ciências Forenses, Medicina e Odontologia Legal.

Jesus Antonio Velho

Doutor em Fisiopatologia pela Faculdade de Medicina da Unicamp. É perito criminal federal, atuando nas áreas de Análises de Locais de Crime, Química Forense, Balística Forense, entre outras.

Professor doutor em Criminalística da Universidade de São Paulo (USP) e professor convidado da área de Locais de Crime na Academia Nacional de Polícia. É membro-fundador e ex-vice-presidente da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. É autor e organizador da série de livros Criminalística Premium, da editora Millennium.

Quais profissionais podem realizar essa especialização?

A especialização do IPOG foi feita para o profissional graduado em Direito que atua ou pretende exercer os cargos de advogado, defensor público, delegado de polícia, promotor ou juiz, além de pessoas com interesse em conhecer melhor o tema.

Pós em Ciências Criminais do IPOG: por que somos a melhor escolha para o seu futuro?

O IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação é uma instituição de ensino com experiência em formar profissionais com perfis sólidos para o mercado de trabalho. Além disso, o IPOG conta com mais diferenciais, sendo eles:

Alto índice de aprovação entre os alunos

O IPOG conta com um alto índice de satisfação entre os alunos que chega a 97,14%.

Professores com experiência de mercado

Contamos com os melhores professores do mercado, como já citamos os professores Carlos Eduardo Palhares Machado e Jesus Antonio Velho.

Parceria com instituições estrangeiras

Nossa instituição conta com o IPOG Mundi, uma parceria com instituições internacionais visando à possibilidade de formação de estudantes no exterior.

Sem dúvida, esse é um grande diferencial para quem deseja seguir carreira em outro país.

Quais são os benefícios de fazer a pós-graduação remota do IPOG?

Na prática, o ensino remoto é feito por um professor que ministra as aulas, sejam elas ao vivo ou gravadas, por meio de videoconferência ou um recurso similar. A carga horária é a mesma das aulas presenciais.

Além disso, fazer uma pós-graduação remota do IPOG tem os seguintes benefícios:

  • Qualidade de ensino: os professores se baseiam no mesmo currículo do curso presencial e não ficam para trás quando o assunto é qualidade de ensino.
  • Flexibilidade: os alunos podem assistir às aulas ao vivo. Além do mais, economizam tempo por não precisar se deslocar para a instituição de ensino.
  • Networking: os alunos têm acesso instantâneo a uma rede ampla de profissionais e alunos.

Conheça o IPOG

O IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação possui diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro de docentes, profissionais de excelência e renome no mercado.

A proposta é um ensino humanizado, que estimula o desenvolvimento de potencialidades de cada aluno. A satisfação dos alunos já se tornou a sua marca registrada.

Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos que existem no mercado e isso fez a instituição alcançar o status que tem hoje.

Não deixe de investir no seu futuro e se tornar o profissional com que sempre sonhou. Entre em contato conosco e garanta sua vaga.

Se você gostou de ler sobre a especialização em ciências criminais oferecida pelo IPOG, também vai gostar desses conteúdos:

Artigos relacionados

Como está o mercado para os profissionais em Licitações e Contratos? Desde o ano de 2014 os brasileiros têm acompanhado notícias referentes à Operação Lava Jato, um dos maiores escândalos de corrupção do país que trouxe à tona sérios problemas relacionados à falta de ética, desvio de dinheiro e fraudes em processos de licitaçõe...
Compliance trabalhista: tendência crescente nas empresas Não é segredo que o funcionamento das empresas no Brasil é rodeado por regulamentações, acordos e legislação complexa. Por essa razão, cada vez mais os negócios têm adotado programas de compliance visando acompanhar essas demandas e garantir boas práticas den...
9 dicas incríveis para ter sucesso profissional na área de Direito Médico O Direito Médico é uma área em expansão e extremamente importante para atender as demandas judiciais relacionadas à saúde. O profissional especializado em Direito Médico entende os direitos e os deveres, vinculados às questões jurídico-legais, dos profissionai...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo.

Comentários