Curso de investigação forense e perícia criminal para se tornar um perito
5 minutos de leitura

Curso de investigação forense e perícia criminal: como se tornar um perito renomado

O curso de investigação forense e perícia criminal prepara profissionais para lidar com os desafios que envolvem a elaboração de pareceres e de laudos. Os especialistas podem atuar em órgãos públicos ou no setor policial, alinhando os conceitos aprendidos à prática profissional.

É uma área em plena ascensão e que busca profissionais altamente qualificados para atuar com assertividade no setor. Por isso, o ideal é estudar e se preparar para assumir as responsabilidades e se destacar na área.

Neste artigo, o IPOG explica o que se aprende em um curso de perícias forenses e quais são os profissionais que podem ser habilitados em uma especialização nessa área. Além disso, você vai saber quais são as principais áreas de atuação para peritos e o curso ideal para se desenvolver.

Confira!

O que se aprende em um curso de perícias forenses?

O curso de investigação forense e perícia criminal aprofunda os seus conhecimentos para atuar com investigações criminais, elaborações de laudos, perícias e pareceres de forma geral. Para isso, a formação explora assuntos, como fundamentos da computação forense, medicina legal e princípios da criminalística.

Os profissionais matriculados no curso também podem aprender sobre a papiloscopia, a balística forense e a psicologia investigativa.

Quem pode fazer o curso de investigação forense e perícia criminal?

O curso de investigação forense e perícia criminal é voltado para profissionais que atuam com segurança pública ou privada, bem como para peritos em suas especialidades que pretendam agregar mais conhecimento.

Para ter um conhecimento realmente aprofundado, é recomendável fazer o curso de pós-graduação. Assim, poderão ingressar pessoas que tenham concluído a graduação.

No IPOG, há grande busca pelo curso para atualizar os conhecimentos e as habilidades de profissionais como advogados, juízes, integrantes do Ministério Público, policiais, entre outros.

Onde trabalhar com o curso de investigação forense e perícia criminal?

O profissional especializado em investigação forense e perícia criminal pode atuar como perito criminal, perito judicial ou assistente técnico. Geralmente, as oportunidades do setor envolvem a aprovação em concursos públicos.

Contudo, há também a possibilidade de trabalhar com prestação de serviços ou ter uma empresa especializada no ramo.

Principais áreas de atuação

Entre os principais setores de atuação do especialista em investigação forense e perícia criminal, estão:

  • órgãos públicos;
  • área policial;
  • escritórios especializados;
  • instituições de ensino;
  • centros de pesquisa.

Qual é a média salarial para a área de perícia criminal?

A média salarial de um perito criminal é bastante atrativa e chega a R$ 13.670. Já o perito judicial ganha, em média, R$ 6.490. No entanto, as remunerações podem variar conforme a região do país e o órgão.

Quem trabalha como terceirizado ou tem a própria empresa vai ter ganhos a depender da quantidade de casos que analisar.

Já o servidor público aprovado em concurso tem a remuneração fixa, mas pode contar com adicionais da profissão, estabilidade e progressão de carreira por escolaridade e tempo de serviço.

Como crescer na área e ser um perito renomado?

Além de fazer um curso de investigação forense e perícia criminal em uma instituição de referência, quem deseja se tornar um perito renomado precisa se manter constantemente atualizado sobre o assunto e trocar experiências com profissionais da área.

A seguir, confira algumas dicas para se desenvolver na área e se tornar um perito reconhecido no setor.

Leia sobre o tema

É recomendado ler constantemente sobre o assunto para estar a par das tecnologias que envolvem a investigação forense e perícia criminal. Assim, os profissionais podem se manter atualizados com portais de notícias, blogs da área, artigos científicos e publicações de especializadas sobre o tema.

Esteja atento às novidades do mercado

É essencial conhecer as novidades do mercado, já que as mudanças tecnológicas fazem diferença no setor de perícia criminal. Assim, o uso de sistemas como softwares e aplicativos facilita o trabalho das equipes forenses.

Ao se atualizar com essas novidades, o perito ainda consegue otimizar o tempo de trabalho, promovendo maior agilidade. As tecnologias também são capazes de aperfeiçoar a coleta de dados, oferecendo maior segurança e assertividade nos resultados.

Troque experiência com outros profissionais

Trocar experiência com outros profissionais da área é mais um ponto importante para quem deseja se destacar no mercado. Os colegas podem oferecer novas perspectivas e fazer com que você obtenha um olhar ampliado sobre os desafios, as possibilidades e as soluções para o seu dia a dia profissional.

Faça uma especialização em perícias forenses

A especialização em perícias forenses é essencial para que você amplie o seu networking, aprofunde os seus conhecimentos no setor e se prepare para as demandas do mercado de trabalho.

Além disso, uma especialização de qualidade nessa área é capaz de fazer diferença porque, em caso de falhas na realização de perícias ou reanálises periciais, há risco de contestação ou anulação de todo o trabalho.

Dessa maneira, é fundamental escolher bem a instituição de ensino em que fará o curso, para contar com um corpo docente qualificado e um conteúdo alinhado com as exigências da profissão.

Impulsione sua carreira com a pós-graduação em Perícias Forenses do IPOG

A pós-graduação em Perícias Forenses do IPOG é a melhor opção do mercado para quem deseja ganhar um diferencial no currículo e atender às demandas dessa área de atuação.

É um curso completo, com técnicas avançadas e desenvolvido por peritos federais para que o estudante esteja preparado para atuar na profissão.

Confira mais informações sobre o curso.

Módulos do curso

Aulas presenciais ou remotas

Para melhor atender os profissionais, o IPOG oferta o curso de forma presencial e remota (com aulas on-line e ao vivo). Assim, é possível que o futuro perito escolha o que melhor atende a ele no momento, sem perder qualidade de ensino ou interação com os professores e colegas.

Curso desenvolvido por peritos federais

Um dos principais diferenciais da especialização em Perícia Forense do IPOG é que a formação foi idealizada e desenvolvida por peritos criminais federais. Os profissionais puderam agregar toda a sua ampla experiência profissional e acadêmica para construir a grade do curso de acordo com o que realmente é cobrado na profissão.

Corpo docente com ampla experiência na área

Mais uma vantagem do curso do IPOG sobre perícia forense é contar com um corpo docente extremamente qualificado. Os professores têm uma experiência robusta tanto no campo acadêmico quanto no mercado de trabalho.

O coordenador do curso é mestre em Gestão de Criminalística, graduado em Engenharia de Redes de Comunicação e perito criminal da Polícia Federal com atuação em diversas áreas, principalmente em análise forense de evidências digitais e multimídia.

Foco na prática e nos desafios do mercado

O IPOG é uma instituição de ensino que se preocupa em oferecer cursos com foco prático para os profissionais. Desse jeito, a especialização não fica limitada a uma perspectiva teórica, e os estudantes podem entender, de fato, como o conhecimento pode ser aplicado nas suas tarefas.

Tenha a melhor qualificação em perícia forense com o IPOG

Escolha uma instituição de referência e um curso que ofereça conhecimento sólido para o mercado. Invista na pós-graduação em Perícias Forenses do IPOG!

Preencha o formulário na página do curso e fale com um de nossos consultores para tirar suas dúvidas.

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br