Arquitetura hoteleira: como fazer projetos comerciais para hotéis
5 minutos de leitura

Arquitetura hoteleira: como fazer projetos comerciais para hotéis

A arquitetura hoteleira desempenha um papel fundamental na criação de ambientes que harmonizam funcionalidade e estética, a fim de proporcionar experiências memoráveis aos hóspedes.

Projetar espaços comerciais para hotéis é uma tarefa complexa que envolve considerações práticas e criativas, desde a disposição dos quartos e áreas públicas até a escolha de materiais e elementos de design que reflitam a identidade do estabelecimento.

Nessa perspectiva, explorar como os profissionais da arquitetura abordam o desafio de criar ambientes acolhedores, eficientes e visualmente cativantes em contextos hoteleiros é essencial para compreender como a harmonia entre forma e função pode ser alcançada com sucesso nesse campo.

Por isso, quem se interessa pela área e busca projetos inovadores e diferenciados pode contar com uma pós-graduação na área para adquirir conhecimento técnico e especializado e, assim, ter um diferencial competitivo no mercado.

Confira, neste artigo, o que é a arquitetura hoteleira, os aspectos gerais da profissão e qual é o melhor curso para impulsionar sua carreira nesse ramo.

O que é um projeto de hotelaria?

Um projeto é uma escrita detalhada de um plano ou delineamento de algo. Quando se trata de um projeto de hotelaria, a ideia é a mesma, isto é, uma descrição detalhada de hotéis.

Nele devem constar as características e os materiais essenciais para a construção, além de detalhes como os conceitos decorativos, tipos plantas, público etc.

Assim, um projeto de hotelaria abrange todos os aspectos necessários para transformar uma ideia de hotel em um empreendimento concreto e bem-sucedido, levando em consideração tanto os aspectos funcionais quanto os estéticos e estratégicos envolvidos na indústria da hospedagem.

Qual é a estrutura de um hotel?

A estrutura dos hotéis tende a variar bastante dependendo do país, da região e dos frequentadores. No entanto, existe uma estrutura básica, que é:

  • recepção;
  • quartos;
  • áreas de lazer;
  • restaurante;
  • sala de reuniões;
  • áreas comuns (lobby, lounge, terraço);
  • áreas de serviço;
  • administração e escritórios.

Como fazer um projeto de hotel?

O projeto de hotel é um documento descritivo, em que as principais informações sobre a estrutura do empreendimento estão registradas. Ele serve como um guia para a sua construção. Contudo, como desenvolvê-lo?

Descubra a seguir!

Estude o mercado

Quando falamos de mercado, não é apenas olhar os concorrentes, no caso, outros empreendimentos. É essencial analisar a região onde o hotel será construído e a demanda por esse estabelecimento. 

Assim, você analisará alguns valores, pois é interessante saber se o retorno financeiro será equivalente ao investimento da construção.

Também avaliará outros aspectos, como a quantidade de hotéis, se há muitos hóspedes, o valor médio por cliente. Essas informações são importantes para definir o tipo de público e se vale a pena abrir um hotel comum ou focado em uma clientela mais executiva.

Saiba os objetivos empresariais

Aqui, o foco é analisar o empreendimento pelo lado empresarial. Nesse sentido, além de ser uma avaliação que visa à longevidade, será importante estudar aspectos, como:

  • quais serão os indicadores utilizados;
  • qual publicidade será utilizada;
  • como os clientes devem se lembrar dos estabelecimentos;
  • número de funcionários;
  • entre outros.

Conheça o perfil do hotel e do hóspede

As informações da pesquisa de mercado serão muito importantes nessa etapa. Você precisará de dados concretos sobre o tipo de pessoa que frequenta a região do estabelecimento para determinar o perfil do público.

Além disso, saber quem serão os seus possíveis clientes ajudará a definir outros aspectos, como o estilo de decoração, o tipo de atendimento e até os preços.

Pense na personalização da experiência para o hóspede

A personalização é um recurso fundamental para manter os níveis de satisfação do cliente alto. E quando se trata do setor hoteleiro, esse é um artifício muito importante. Alguns aspectos relacionados à estrutura do estabelecimento deverão ser analisados nesse momento, como a oferta dos quartos, das comodidades e dos serviços.

Os elementos decorativos também deverão fazer parte dessa análise mais personalizada até porque, dependendo do tipo de público, pode ser mais interessante um design neutro para frequentadores executivos, já para os turistas uma decoração mais colorida.

Defina o nível do hotel

Por fim, é importante definir qual será a qualificação do hotel: 3 estrelas? 4? 5? Como sabemos, quanto maior, mais luxuoso o espaço será e isso significa que ele é destinado a um tipo de público, com certo poder aquisitivo.

Essa é uma questão que afeta até o tipo de atendimento, afinal, quanto mais ostensivo, mais exclusivo deverá ser.

5 tendências de arquitetura hoteleira

Para que você entenda um pouco mais desse universo, separamos algumas das principais tendências atuais para o setor. Algumas das alternativas, inclusive, estão relacionadas à arquitetura de luxo no Brasil.

Confira quais são as principais tendências da arquitetura hoteleira atualmente.

  1. Personalização

Esse é um fator importante quando se trata de hotéis. Nesse sentido, mais do que comodidades e serviços, é preciso se adaptar às experiências e preferências dos clientes.

  1. Casa longe de casa

Essa tendência é também uma tentativa de driblar concorrências como o Airbnb. Nesse caso, o investimento é em uma experiência com mais cara de casa com uma estadia de longo prazo.

  1. Indoor no outdoor

Aqui, a orientação é para fornecer uma experiência completamente ao ar livre. Sendo assim, lobbies e corredores são mais abertos. Um exemplo é o hotel CitizenM, em Nova York.

  1. Mini/microquarto

Nesse caso, o investimento é para quartos menores, cerca de 12 a 16 m², construídos juntos aos quartos de tamanho comum.

  1. Tecnologia e automação

O investimento em tecnologia já é mais que uma tendência: é uma obrigação. Nesse sentido, ela é utilizada para oferecer uma experiência mais cômoda e personalizável.

Dentre os principais exemplos, podemos citar camas com ajustes de posição, capacidade de alterar o nível de luz do quarto etc.

Como o arquiteto pode se especializar na área?

Para se especializar em arquitetura hoteleira, os arquitetos podem seguir passos claros. Começando com a obtenção de formação em arquitetura, é crucial estudar as nuances específicas da área, incluindo tipos de hotéis, regulamentos de segurança e tendências do setor.

Contudo, para se manter atualizado, um dos caminhos mais eficientes é a pós-graduação. Com ela, o profissional tem o comprometimento ao aprendizado que é fundamental para se tornar um arquiteto altamente especializado em arquitetura hoteleira.

Master em Arquitetura Comercial: o caminho para se especializar em projetos hoteleiros

Em termos de especialização em arquitetura hoteleira, o Master em Arquitetura Comercial do IPOG é uma ótima alternativa para quem busca conhecer mais os aspectos técnicos do setor e quer estar preparado para elaborar projetos arquitetônicos.

O curso tem como objetivo capacitar arquitetos e profissionais do ramo a compreenderem e dominarem os aspectos específicos do design e do planejamento de espaços comerciais

Além disso, provê um olhar detalhado sobre as nuances do projeto de arquitetura voltado para o comércio, abrangendo desde o desenvolvimento de conceitos criativos até a execução e o gerenciamento de projetos.

Assim, além de relacionar conhecimentos de arquitetura, design e engenharia, o estudante tem acesso a pontos relativos ao mundo dos negócios que fazem o diferencial para a construção da carreira.

Módulos do curso

Projetos inovadores e de alta qualidade para hotéis: comece pela pós-graduação

Domine estratégias de excelência operacional, design de experiências únicas e gestão sustentável, capacitando-se para liderar a próxima geração de serviços hoteleiros. Comece sua jornada rumo a um setor hoteleiro mais dinâmico e diferenciado.

Para isso, conte com o IPOG e o Master em Arquitetura Comercial para desenvolver projetos para a construção de empreendimentos comerciais de arquitetura hoteleira de qualidade.

Viste a página do curso, preencha o formulário e fale com nossos consultores de carreira.

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br