Importância do design de interiores para lojas comerciais
5 minutos de leitura

Entenda por que é importante planejar o design de interiores de lojas comerciais

Entenda por que é importante planejar o design de interiores de lojas comerciais

A cada dia que passa os clientes estão mais exigentes. deixando de apenas comprar um produto em uma loja para se engajar e se envolver ativamente com a marca, criando uma relação de pertencimento com os valores da empresa e com o espaço físico.

Com isso, o design de interiores para lojas comerciais se tornou uma ferramenta essencial para fortalecer o marketing da marca, reforçar o vínculo com o cliente e melhorar a experiência de compra.

Mas como o design de interiores influencia no marketing da marca? Por onde começar? Confira este artigo, que traz informações importantes sobre o tema. E se você é profissional da área de arquitetura e engenharia, o IPOG oferece especialização para quem deseja trabalhar na área. Confira!

Como a arquitetura da loja influencia o marketing da marca?

Você sabia que a imagem associada à marca pode ser mais determinante para os clientes do que o produto? Isso porque, em uma cultura visual como a nossa, o design de interiores das lojas comerciais ganha cada vez mais importância.

Pensar no design da loja pode servir como estratégia de gestão de marca, conhecida como branding, importante para gerar exposição da marca ao público.

Na maioria das vezes, o design de uma loja é voltado apenas para as vitrines, o que deixa de lado o que acontece dentro e ao redor do estabelecimento. Hoje, um dos objetivos do design de interiores é, por exemplo, manter os clientes dentro da loja o maior tempo possível.

Além dos elementos de identidade visual, outros fatores são importantes para que determinada imagem seja associada à marca.

Por exemplo, o design de interiores focado no marketing experiencial ativa sensações no cliente que vão além de atrair a atenção, com o uso de música ou cheiro característico de uma determinada marca ou loja.

É por essas razões que cada vez mais o design de interiores influencia o marketing da marca.

Case Starbucks

A Starbucks, rede de cafeterias conhecida mundialmente, é um exemplo de como usar o design de interiores à favor da marca. Desde a fundação, no início dos anos 1990, a empresa tem se esforçado para construir a identidade de marca por meio do design de interiores.

O design das lojas é pensado na junção de elementos característicos da marca com elementos da cultura em que a cafeteria se encontra. Assim, cria-se um ambiente familiar e de pertencimento na loja, o que proporciona uma experiência única para os clientes que vão consumir os produtos.

Então, como fazer um projeto de design de interiores comercial que cause uma boa experiência aos clientes? Confira algumas dicas a seguir.

Dicas de como criar um projeto de design de interiores para lojas comerciais

Durante as etapas do processo de criação de um projeto de design de interiores para uma loja, você deve se perguntar: “O que eu quero que os clientes sintam?”.

Lembre-se: o design é um elemento crucial da experiência da marca, e a execução do projeto deve incorporar os valores da loja. Por isso, confira essas 7 dicas:

1. Converse com os profissionais envolvidos no projeto

Os envolvidos no projeto devem ser ouvidos e fazer parte dos processos, desde os sócios, os arquitetos, o setor de marketing e comunicação etc. Manter todas as partes incluídas na tomada de decisão do projeto leva a melhores ideias e cria um projeto mais sólido.

2. Orçamento

Defina claramente o que você precisa para concluir o projeto. Os custos com serviços de design de interiores podem variar dependendo do escopo do projeto, portanto certifique-se de saber todos os detalhes do seu orçamento disponível.

3. Pense nos pilares da marca

Os pilares da marca são os valores que são seguidos pelos colaboradores e sócios da loja todos os dias: culturalmente, fisicamente e emocionalmente. Esses pilares não apenas descrevem a cultura, mas também podem ajudar a direcionar o projeto de design.

Por exemplo, a loja comercial que você deseja planejar é tecnológica e moderna ou divertida e colorida? Esses adjetivos imediatamente trouxeram duas imagens completamente diferentes em sua mente.

Então, na hora de criar um projeto de design de interiores para lojas comerciais, pense em quais adjetivos definem a marca do cliente.

4. Crie um painel de inspiração

Um painel de inspiração é uma série de imagens, palavras, fontes e cores que, como em uma coleção, tem o objetivo de evocar no cliente um sentimento sobre a marca do projeto.

Criar um painel de inspiração para o espaço interior ajudará a entender melhor como a marca se posiciona e o que o cliente quer que seja feito.

Você pode usar esse quadro para escolher as opções de móveis, uma parede de destaque e acessórios de iluminação que estão de acordo com a marca quando você começar a explorar as opções de design.

5. Mapeie uma planta baixa

Faça uma planta baixa da loja de uma perspectiva aérea para ajudá-lo a planejar o posicionamento dos móveis e quantas pessoas poderão transitar pelo espaço.

A planta baixa é como um mapa, pois mostra para onde você está indo e como chegar lá. Com isso, você saberá o tamanho certo dos móveis a serem comprados e onde colocá-los para gerar a melhor experiência para os clientes.

7. Posicione os móveis

Depois de criar a planta baixa geral da loja, posicione os móveis no ambiente. Não hesite em experimentar diferentes combinações para ver o que funciona melhor. Dê o toque final com objetos decorativos.

6. Coloque em prática

Assim que todas as peças de interior forem entregues à loja, comece a organizá-las no espaço de acordo com a planta baixa. Teste tudo e verifique novamente com o seu painel de inspiração.

O espaço continua contando a história da marca do cliente? Se a resposta for positiva e ainda houver espaço no orçamento, você pode adicionar elementos extras que continuem a contar a história da marca, como decoração, luminárias, escolha de poltronas, tapetes, etc.

Exemplos de lojas para se inspirar

Como foi dito, vários fatores devem ser considerados antes de começar um projeto de design de interiores para lojas comerciais, para, assim, proporcionar uma boa experiência de compra. Para você se inspirar, separamos 4 exemplos de design.

Lojas comerciais


Via: Pinterest

Cafeterias

Restaurantes

Clínicas e consultórios médicos

Conheça o curso de Design de Interiores, Ambientação e Produção do Espaço do IPOG

A demanda por bons designers de interiores de lojas comerciais, que estão antenados sobre as tendências modernas na área, é crescente. Os profissionais que não estão alinhados com esse formato terão dificuldade de entrar nesse nicho de atuação.

O que fazer para acompanhar as mudanças? Especializar-se, não há outro caminho. Apenas buscando novos conhecimentos e aprendendo com quem atua no mercado de trabalho é possível compreender as transformações que estão acontecendo.

Se você deseja se atualizar sobre a organização de espaços interiores, dentro de novas concepções de ambientação e tendências mundiais, a pós-graduação em Design de Design de Interiores, Ambientação e Produção do Espaço – pós-graduação presencialInteriores, Ambientação e Produção do Espaço do IPOG é o curso certo para você.

O curso atende a uma demanda atual do mercado e da sociedade por sustentabilidade e economia, tendo módulos práticos para você conseguir aplicar imediatamente em seu dia a dia de trabalho.

Quer saber mais detalhes sobre a pós-graduação? Preencha o formulário e aguarde o contato de um de nossos consultores.

IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação

Instituição de ensino com nome e reconhecimento de excelência no mercado, o IPOG fará a total diferença no seu currículo.

O IPOG conta com diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro docentes de excelência. A proposta do IPOG é de um ensino humanizado, que estimule o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno e otimize o seu plano de carreira e de vida.

O instituto está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal e conta com quase 20 anos de experiência na formação de grandes profissionais.

Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos já existentes no mercado. Isso fez com que alcançássemos o status que temos hoje.

Não deixe de investir no seu futuro e de se tornar o profissional com que sempre sonhou! Tem dúvidas? Entre em contato conosco.

Se você gostou deste artigo sobre design de interiores de lojas comerciais, confira estes outros conteúdos sobre arquitetura:

Artigos relacionados

Eficiência energética: novas possibilidades de trabalho para gestores e engenheiros Recorrer a opções sustentáveis tem sido frequente no ramo da engenharia. A necessidade da geração de eletricidade com eficiência energética somada à consciência socioambiental tornou a área visada por profissionais. Toda essa demanda tem feito com que o mercad...
Como o Projeto Arquitetônico pode ser um diferencial para o seu atendimento? O projeto arquitetônico é algo que todo arquiteto sabe fazer certo? Mas você já parou para pensar em como ele pode ser um diferencial para o seu atendimento e destaque profissional? Muitos que atuam no mercado hoje, não dão a devida importância a isso. Sem fal...
Aluno do IPOG vence programa no Canal GNT O arquiteto e urbanista Rafael Soares participou do programa Missão Design e foi o vencedor do episódio. Ele é aluno da Pós-Graduação em Design de Interiores - Ambientação e Produção do Espaço no IPOG em Montes Claros (MG). Programa Canal GNT: Missão Design O ...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br