Detalhamento de mobiliário e metodologia BIM: técnicas e novidades da área
O detalhamento de mobiliário está entre os afazeres mais gratificantes por parte de arquitetos. Isso porque é nessa etapa que o profissional dá vida ao ambiente e torna o projeto mais fiel ao que foi planejado antes de colocá-lo em prática.
No entanto, essa pode ser uma etapa mais trabalhosa, especialmente quando não se tem os saberes adequados ou se o profissional ainda não domina os programas que evitam a repetição dos móveis em diferentes vistas, como de frente e nas laterais.
Felizmente, o domínio da metodologia BIM torna todo o processo de detalhar as diferentes vistas dos móveis do seu projeto muito mais fácil, ainda mais quando aliado a ferramentas, como o Revit e o ArchiCAD.
Para explicar melhor a relação entre detalhamento de mobiliário e BIM, o IPOG preparou este artigo e reuniu tudo o que você precisa saber sobre o tema. Confira!
O que é detalhamento de mobiliário?
O detalhamento de mobiliário funciona como uma representação gráfica das vistas de frente e das laterais dos móveis presentes em um projeto de arquitetura. Desse modo, o arquiteto considera o uso de um móvel dentro do ambiente, levando em consideração as dimensões do mobiliário.
Embora pareça semelhante ao desenho técnico, o uso do detalhamento de móveis busca apresentar um cenário mais próximo da aplicação real. Ou seja, enquanto o projeto técnico considera as dimensões, pesos e cortes para tirar um móvel do papel, o detalhamento cria a representação visual mais próxima do resultado final.
Justamente por ser uma representação, a metodologia BIM possibilita o uso de projeto de mobiliário e ajuda os profissionais na aplicação desse detalhamento.
Além do Revit e ArchiCAD, outros softwares especializados em BIM permitem a criação de projetos mais detalhados e fiéis ao resultado final após a conclusão da obra.
Como o método BIM auxilia no detalhamento mobiliário
Os softwares BIM são grandes aliados do detalhamento de mobiliário, porque automatizam as mudanças em móveis individuais, isto é, ao decidir aumentar um painel, por exemplo, você não precisa mudar as vistas frontal, lateral e de corte caso use o método BIM.
Do ponto de vista técnico, o arquiteto otimiza muito tempo e consegue ter mais liberdade ao criar novos ambientes. Assim, a limitação operacional deixa de ser um problema e é possível fazer mudanças mais expressivas para alcançar melhores resultados.
Além disso, o uso do BIM ao detalhar ambientes se torna indispensável do ponto de vista comercial. Isso porque o profissional dá vida aos ambientes construídos e os torna facilmente visíveis entre potenciais clientes, fazendo com que eles se vejam morando no local.
Aliado ao detalhamento de móveis na arquitetura, o método BIM ganha ainda mais valor por considerar até mesmo os menores detalhes, como gavetas, profundidade de móveis, possíveis reflexos de materiais etc.
Benefícios de utilizar o método BIM no detalhamento de móveis
Quando aliado ao BIM, o detalhamento de mobiliário resulta em benefícios úteis aos arquitetos, tanto do ponto de vista técnico quanto do financeiro.
Ao ter uma peça construída e com as dimensões estabelecidas em um software BIM, o detalhamento não precisa ser atualizado em diferentes vistas. Isso porque o programa centraliza e atualiza as informações automaticamente.
Dessa forma, o arquiteto ganha tempo e agiliza entregas. Entre outros benefícios, vale mencionar:
- Otimização de custos;
- Dá mais liberdade ao profissional;
- Permite o uso de acessórios;
- Evita erros de vistas e cortes;
- Centraliza as informações do mobiliário;
- Melhora o aproveitamento do tempo trabalhado.
Além disso, o detalhamento de móveis se mostra útil para arquitetos especializados em BIM, que criam plantas autorais para portfólio, chamando a atenção de interessados em reformas e criação de projetos do zero.
Importância do detalhamento mobiliário para o profissional de Design
Para todo projeto em execução, o processo de detalhar móveis se mostra uma excelente forma de tornar o resultado mais fiel à concretização do projeto. Já na prática isso alinha a expectativa do cliente com a futura entrega.
A importância também se destaca por conta das vantagens. Isso porque o alinhamento entre BIM e detalhamento de mobiliário traz vantagens interessantes aos arquitetos e a mais importante delas, sem dúvidas, é conquistar cada vez mais clientes.
Um exemplo são arquitetos que criam plantas e ambientes completos. Ao pensar e planejar esses locais, os profissionais apresentam móveis e espaços com mais detalhes, se destacando em relação aos demais.
Principais tendências do detalhamento mobiliário
Após o período de pandemia, é comum encontrar novos projetos que compartilham de características mais acolhedoras. Daí a importância de conhecer o detalhamento mobiliário para otimizar o uso desses espaços menores.
Nesse sentido, o planejamento de um design mais efetivo só é possível ao dominar o método BIM e utilizar o detalhamento de móveis para planejar e utilizar os espaços do ambiente corretamente.
Conheça a pós-graduação de Design Mobiliário
A pós-graduação remota de Design Mobiliário é um curso que reúne todos os conhecimentos necessários para que o arquiteto domine o BIM e os demais métodos para alcançar entregas ainda melhores.
Indo além dos conceitos teóricos, o curso dá atenção ao ponto de vista do arquiteto como profissional e mostra de que maneira o planejamento de ambientes com mais detalhes garante mais destaque ao concorrer por projetos e prospectar novos clientes.
Tudo isso a partir de aulas ministradas por professores que unem sucesso profissional e conhecimento teórico sobre o design mobiliário.
Módulos do curso
Todos os 12 módulos do curso de pós-graduação remota de Design Mobiliário levam em consideração as atuais e futuras necessidades dos arquitetos. Justamente por isso as aulas teóricas dividem a mesma importância do aprendizado prático ao longo do tempo de curso.
Além disso, os professores dedicam espaços para mostrar como fechar mais negócios após ter a expertise necessária.
Para entender melhor, veja todos os módulos do curso:
- Tendências em Design de Mobiliário;
- Materiais I – Materiais para o Desenvolvimento de Produtos com Foco no Design Autoral;
- Materiais II – Utilização de Materiais e Acessórios para Projetos de Ambientes com Execução em Indústrias;
- Práticas Projetuais: Métodos de Projeto para o Design de Mobiliário;
- Práticas Projetuais: Detalhamento e Ergonomia;
- Sustentabilidade no Projeto e Desenvolvimento do Mobiliário;
- Práticas Projetuais: Representação e Portfólios Criativos;
- Gestão da Produção e Viabilidade Aplicadas ao Design de Mobiliário;
- Práticas Projetuais: Métodos Aplicados à Produção Industrial;
- Práticas Projetuais: Desenvolvimento de Mobiliário Autoral;
- Marketing de Relacionamento e Comportamento do Consumidor;
- Práticas Projetuais: Apresentação de Softwares para Representação 3D.
Por que escolher o IPOG?
O IPOG tem como missão disponibilizar cursos de graduação e pós-graduação para aperfeiçoar os talentos dos arquitetos que almejam sucesso profissional.
Abaixo você encontra os principais motivos para realizar a sua pós-graduação com a gente.
Índice de aprovação entre alunos
Os cursos do IPOG contam com a marca de 97% de satisfação entre os alunos, que reconhecem e recomendam os cursos oferecidos nas mais diferentes áreas do conhecimento.
Esse é um dos motivos pelos quais a instituição é referência no mercado.
Professores com experiência prática
Indo além do currículo pedagógico, todo o corpo docente IPOG é formado por professores que alcançaram o tão almejado sucesso profissional.
Aliado à infraestrutura e à grade curricular com foco no seu sucesso, os professores apresentam dicas com o propósito de colocar os alunos em posições de destaque dentro da área.
Diploma com reconhecimento nacional
O IPOG segue à risca todas as diretrizes do Ministério da Educação (MEC) e, por isso, toda graduação e pós-graduação oferecida é reconhecida em todo o território nacional.
Parcerias com instituições internacionais
O programa IPOG Mundi possibilita a formação de profissionais no exterior a partir de parcerias estratégicas com instituições de ensino com qualidade pedagógica e infraestrutura ao redor mundo. É muito mais experiência para o profissional!
Conheça mais sobre nossa pós-graduação em Design de Mobiliário e faça a diferença no universo da arquitetura e em sua vida profissional.
Quer começar o seu curso? Entre em contato conosco pelo WhatsApp e comece ainda hoje a planejar o seu futuro!