Para que o motor de um carro funcione, é necessário que todas as peças exerçam sua função, certo? É assim também que acontece em uma empresa, onde os esforços das pessoas na execução da tarefas devem ser coordenados para o alcance dos resultados.
No entanto, diferente das peças de um motor, lidar com recursos humanos nem sempre é tão previsível (e isso é muito bom!). Por isso, conhecer os processos e gerenciá-los se torna uma atividade cada vez mais essencial e, ao mesmo tempo, tão difícil para as empresas.
BPM, ou Business Process Management, é uma abordagem disciplinar que tem foco nos processos empresariais. São conceitos que podem aumentar a capacidade de uma empresa e melhorar os resultados.
Para entender melhor, desenvolvemos este artigo explicando tudo sobre a abordagem!
- o que é;
- como o BPM auxilia empresas;
- vantagens;
- principais processos;
- como implementar em uma empresa.
O que é BPM?
BPM, também conhecido como Gerenciamento de Processos de Negócios, consiste em um conjunto de práticas de gestão que tem por intuito analisar e melhorar os processos executados em um negócio.
Para que a melhoria ocorra é preciso conhecer e analisar todos os níveis de processos de uma empresa, a fim de entender o seu funcionamento e principais gargalos. São analisados desempenhos individuais, por equipes e áreas para obter uma análise completa.
Para chegar nesses resultados, o BPM alia conhecimento técnico à tecnologia. Mas para implementação de boa práticas com base na gestão por processo pode-se utilizar softwares que irão modelar, executar e gerir esses processos, trazendo agilidade, precisão e clareza.
Processos Ponta a Ponta, foco do cliente e Inovação incremental são alguns dos princípios de BPM.
Como o BPM auxilia empresas?
Em uma empresa, seja ela grande ou pequena, são executados diversos processos. No entanto, nem sempre eles são monitorados da forma que deveriam. Porém, o modo como as atividades são executadas interferem diretamente nos resultados da empresa.
Pensando por esse lado, a gestão por processos pode apoiar na análise processual que vai otimizar, por exemplo, o tempo, melhorar os procedimentos e gerar resultados com o mínimo de recurso possível. Além disso, conhecer exatamente o funcionamento de uma empresa torna apoia na visão do negócio e a tomada de decisão.
Nesse sentido, o BPM irá auxiliar as empresas tornando-as mais eficientes, assertivas e organizadas. Sendo possível, por exemplo, mudar o jeito com que são geridas, se assim for necessário.
Quais são as vantagens do BPM?
Organizar os processos influi diretamente no andamento de outras áreas da empresa. Por esse motivo, o BPM é benéfico para o negócio como um todo.
Veja, a seguir, algumas das vantagens da implementação dessa prática.
Redução de desperdício
O desperdício em uma empresa pode ser visto de diversas formas: dinheiro, tempo, esforço, pessoal etc. Por isso, ter um planejamento inteligente significa colocar todas essas áreas para funcionar com o máximo de qualidade.
Nesse ponto, o mapeamento de processos proveniente do BPM consegue alocar da melhor forma os recursos de um negócio, bem como remover aquilo que não é necessário, influenciando diretamente na receita da empresa.
Melhora na comunicação
Como dito anteriormente, o BPM influencia diretamente em todo o fluxo do negócio, não apenas a parte mais mecânica. O uso dessa prática é capaz de melhorar até mesmo a comunicação entre as áreas de um negócio, gerando melhor entendimento e agilidade de entrega.
Isso acontece porque programas e softwares organizam as informações de forma clara, tornando mais fácil a visualização e o entendimento.
Aumento de produtividade
É impossível consertar algo que não se sabe exatamente onde está falhando, certo? Por isso, ao mapear processos, é possível detectar falhas e agir diretamente nelas.
Essa melhora irá impactar diretamente na produtividade da empresa, que conseguirá executar melhor as atividades e em menos tempo.
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Transparência de dados
Para conseguir identificar e mapear os processos de uma empresa, é preciso ter esses dados. Portanto, outro benefício do BPM é manter informações armazenadas, tornando-as transparentes.
Esses benefícios são adquiridos após a implementação da prática BPM. Nela, alguns processos são utilizados, confira quais são!
Entenda os principais características de BPM
O Gerenciamento de Processos de Negócios possui algumas características práticas: mapeamento, padronização, melhoria e otimização de processos.
Mapeamento de processos
É um momento de observação e compreensão. É aqui que o profissional com entendimento das práticas irá descobrir todos os detalhes de funcionamento do local.
Após a coleta de informações, tudo pode ser catalogado com ou sem sistema, de forma organizada e clara.
Com o mapeamento, será possível identificar obstáculos, definir melhor cada função, estimar custos e melhorar a performance da empresa.
Melhoria de processos
A melhoria de processos também pode ser chamada de Business Process Improvement (BPI) e é o momento no qual os erros identificados nas etapas anteriores serão melhorados. Isso será feito a partir de técnicas de gestão, otimização de tempo e qualidade do processo.
É aqui que a expectativa do cliente será atendida, garantindo os resultados esperados.
Otimização de processos
Nessa parte, o profissional colocará em prática um conjunto de ações que irá aumentar o desempenho dos processos do negócio. Essa parte do trabalho irá garantir a redução de riscos e custos, melhorar a eficiência e a capacidade de resolução de problemas.
Como posso implementar o BPM em uma empresa?
Agora que você já entendeu a importância e os benefícios, deve estar se perguntando como colocar tudo isso em prática, não é? Afinal de contas, mexer na estrutura de uma empresa não é uma tarefa tão simples assim.
O primeiro ponto no momento de adotar o BPM em uma empresa é a participação integral de todos os colaboradores. São essas pessoas que irão aplicar no dia a dia tudo o que foi definido. Por isso, a participação de todos é crucial!
Além de influenciar a cultura organizacional da empresa, para implementar o BPM é necessário que o profissional responsável tenha propriedade sobre o tema e esteja atualizado com as últimas tendências. Dessa forma, será possível alcançar todos os resultados pretendidos!
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Conheça o MBA Gestão de Processos de Negócios do IPOG
O MBA em Gestão de Processos de Negócios do IPOG possibilita que o profissional de diversas áreas repense o modelo tradicional de gestão. Por ser focado na abordagem BPM, tem sua estrutura planejada na melhoria de processos e como aplicá-los em negócios.
No curso, o profissional será capacitado a conhecer, analisar, avaliar, medir, projetar e transformar os processos de negócios a partir de técnicas amplamente utilizadas e bem sucedidas.
Este MBA é bastante amplo, tendo como público-alvo profissionais de diversas formações, como: arquitetos, analistas, gerentes, empresários, área de finanças, RH, engenharias, T.I., profissionais da área de saúde e funcionários públicos.
Confira as disciplinas ofertadas.
- Fundamentos de BPM – Gestão de Processos de Negócios;
- Gestão e Execução da Estratégia com Balanced Scorecard;
- Desenvolvimento Integral do Potencial Humano;
- Governança de Processos e Gerenciamento Corporativo de Processos;
- Modelagem de Processos Prática;
- Análise de Processos;
- Transformação de Processos;
- Gerenciamento de Desempenho de Processos;
- Gestão de Projetos de Processos;
- Abordagem Lean Sigma para Melhoria Contínua I;
- Abordagem Lean Sigma para Melhoria Contínua II;
- Gestão Econômica e Financeira como base para melhoria de processos;
- Gestão de riscos;
- Tecnologia da Informação e Processos de Negócio;
- Gestão de Pessoas por Competências e Processos;
- Gestão de custos e processos;
- Design Thinking;
- Gestão da Mudança;
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- 10 áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos
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