A gestão da qualidade e produtividade é tema de interesse de profissionais de várias áreas, como engenharia de produção, química, automação, mecânica, elétrica, tecnólogos, biólogos, farmacêuticos e administradores. E até mesmo para profissionais dos segmentos de saúde e construção civil.
O principal objetivo da gestão de qualidade e produtividade é garantir que todos os departamentos de uma empresa estejam trabalhando em um nível ideal de produtividade e em harmonia, a fim de fornecer ao cliente final um produto de qualidade.
Neste artigo, vamos abordar os benefícios de se tornar um profissional na área de gestão da qualidade e produtividade. Confira!
Por que investir em uma especialização na área de gestão da qualidade e produtividade?
Produtividade e qualidade são componentes integrais das estratégias operacionais das organizações. A produtividade desempenha um papel importante nos níveis macro e micro.
No nível micro, as empresas usam a produtividade como uma medida de desempenho para comparar com as melhores empresas, a fim de identificar as práticas mais eficazes.
A gestão da qualidade tornou-se uma parte importante da cultura de gestão, especialmente em novas empresas caracterizadas por ambientes de cadeia de suprimentos, e-commerce e negócios virtuais.
Pensando nisso, listamos aqui 4 motivos para investir em um MBA em gestão da qualidade e produtividade.
- Porque o mercado de trabalho está aquecido
A pandemia criou um momento de desaceleração no mercado internacional, com isso as organizações colocaram um pé no freio e a queda foi funda, porém a recuperação nesse cenário pós-pandemia está ocorrendo em “V”, impulsionadas por uma demanda que precisa ser suprida, inclusive para evitar escassez de produtos e inflação.
Nesse contexto, as empresas estão à procura de profissionais, e o mercado está aquecido.
Contudo, não querem qualquer um: a busca é pelos profissionais com as qualificações certas, pois as empresas querem aqueles que são capazes de se adaptar a esse momento em que a necessidade de avançar com produtividade e qualidade estiveram tão presentes nas pautas executivas.
- Porque profissionais com MBA se destacam no mercado
Quem investe em um MBA está adquirindo competências, e de nada elas terão valia para o mercado de trabalho se não forem postas em prática.
Diante disso, os profissionais que fazem esse investimento e colocam aquilo que aprenderam durante os módulos em prática passam a chamar a atenção das organizações.
São profissionais que podem ser comparados com uma estrelinha que começa a brilhar, justamente por estarem contribuindo efetivamente para os resultados dos negócios e, com isso, logicamente, ganham destaque. Dessa forma, as coisas começam a acontecer em termos de crescimento profissional.
- Porque as empresas precisam de gestores de qualidade e produtividade
A gestão da qualidade e produtividade é o sucesso de uma organização. Para isso, o “conceito” de qualidade e produtividade deve ser aplicado em todas as áreas de uma organização.
Uma empresa é um conjunto de processos que precisam ter suas entradas, variáveis operacionais e saídas mapeadas para serem controladas em busca da excelência, visando à satisfação dos clientes com o menor custo operacional possível e é justamente nisso que os conceitos de qualidade e produtividade são aplicados.
- Porque os profissionais especializados nessa área impulsionam diretamente a produtividade das empresas
A qualidade total busca a satisfação dos clientes pelo atendimento de suas especificações e questões contratuais e o desenvolvimento de uma cultura de qualidade onde uma empresa nunca venha a se estagnar, sempre buscando a melhoria contínua.
Isso significa mapear e controlar processos, buscando sempre fazer melhor, fazer mais com menos, reduzir os chamados custos de não qualidade e executar ações que impulsionam diretamente a produtividade das empresas.
Curso de Gestão da Qualidade e Produtividade: conheça o MBA do IPOG
O curso de Gestão da Qualidade e Produtividade do IPOG trata-se de um MBA desenhado para fornecer aos profissionais competências muito procuradas pelas organizações.
Inclusive, especialmente no atual cenário globalizado que impulsiona a competitividade, as empresas buscam pessoas que agreguem valor aos negócios e que tenham um perfil de vestir a camisa das empresas e ajudá-las a maximizar os resultados.
Tudo isso faz com que os processos sejam otimizados com o aumento da produtividade, tendo a qualidade dos produtos e serviços como condição primordial.
Corpo docente
Os professores do nosso quadro docente são profissionais com ampla experiência acadêmica, bem-sucedidos no mercado e reconhecidos por projetos pessoais e empresariais de destaque.
Cada curso conta com uma equipe de doutores, mestres e especialistas respeitados em suas áreas de atuação.
Conheça um pouco mais sobre o Marco Túlio Bertolino, coordenador do curso de Gestão da Qualidade e Produtividade do IPOG:
Profissional com mais de 25 anos de experiência em gestão de processos, qualidade, food safety e gestão ambiental, com know-how adquirido na gestão de operações industriais, em TQM, MASP, POPs, HACCP, GMP, Análise de Riscos e nas Normas ISO 9001, ISO 22000/ FSSC 22000 e ISO 14001.
É químico e Ms.C. em Engenharia Ambiental pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), lead assessor em Gestão da Qualidade (com formação reconhecida pela IRCA) e em Segurança dos Alimentos, com formação reconhecida pelo RAC.
Tem treinamento em HACCP acreditado pelo International HACCP Alliance. É consultor de empresas, palestrante e colunista no blog Food Safety Brazil. Atuou no setor de aromas, aditivos, condimentos, produção de frutas desidratadas, secagem via spray-drier, pastifício, fabricação de biscoitos e derivados de coco.
Na Academia, tem atuado como professor e coordenador de pós-graduação lato sensu (MBA) em cursos de Gestão da Qualidade e Engenharia de Produção e de Sistemas de Gestão em Segurança dos Alimentos do IPOG.
Grade curricular do curso
- Sistemas de Gestão da Qualidade – ISO 9001
- Metodologia para Análise e Solução de Problemas – Masp
- Sistemas de Gestão Ambiental – Norma ISO 14001
- Saúde e Segurança Ocupacional – Norma ISO 45001
- Gestão de Projetos – PMI
- Lean Six Sigma
- Engenharia de Produtos: QFD (Quality Function Deployment) e DOE (Design of Experiments)
- Planejamento e Controle de Produção
- Gestão em Supply Chain
- Gestão Estratégica de Custos
- Mapeamento de Processos: BSC (Balanced Scorecard) e BPM (Business Process Management)
- Desenvolvimento Integral do Potencial Humano
Metodologia inovadora: confira os diferenciais do IPOG
O MBA Gestão de Qualidade e Produtividade é um curso com módulos específicos da área, como Lean Six Sigma, PMI, DOE e MASP, capazes de capacitar você para otimizar processos com foco em redução de perdas, conhecimentos da gestão de pessoas, de qualidade e de produtividade.
Gera uma visão ampla que pode ser integrada em toda a cadeia produtiva, desde escala de produção e cadeia de suprimentos até a análise de produtos, e conferir resultados concretos e reais às empresas.
O nosso principal diferencial são as aulas extremamente práticas com professores que, além de terem suas graduações acadêmicas com mestrado e doutorado, têm também muita experiência da vivência prática nos temas em que ministram suas aulas e, com isso, garantem uma harmonia entre teoria e know-how aplicável.
O aluno vê o conceito e aprende como aplicar.
Além disso, o IPOG conta com parceria com instituições internacionais e conta com um alto índice de satisfação entre os alunos, que chega a 97,14%. Nosso maior orgulho e prioridade são os nossos estudantes.
Venha fazer parte dessa trajetória de sucesso e abra um leque de possibilidades com uma formação sólida no currículo.
Para mais informações sobre os cursos da instituição, entre em contato conosco agora mesmo.