Graduação no segundo semestre: 7 motivos que fazem valer a pena
4 minutos de leitura
14 de julho de 2021

Graduação no segundo semestre: 7 motivos que fazem valer a pena

Graduação no segundo semestre: 7 motivos que fazem valer a pena

No Brasil, o ano letivo escolar começa nos primeiros meses do ano e tem fim entre novembro e dezembro.

Contudo, nas instituições de ensino superior (IES), nos cursos de graduação, a organização costuma ser diferente e há o semestre letivo. Nesse contexto, é comum haver o ingresso de novas turmas duas vezes por ano: uma no início e outra no meio.

Muitos estudantes, no entanto, desconhecem essa possibilidade de entrar em uma graduação no segundo semestre, outros ficam receosos, mas o fato é que essa opção é vantajosa, já que o aluno não precisa esperar um ano inteiro se não for aprovado de primeira e, normalmente, há menor concorrência nesse período.

Entretanto, essas são apenas algumas das vantagens de tentar ingressar nessa época. Neste artigo, confira 7 motivos para apostar na faculdade no segundo semestre para iniciar sua formação para o mercado de trabalho o quanto antes. Boa leitura!

7 razões para apostar em uma graduação no segundo semestre

Começar a estudar no meio do ano é estratégico sob vários ângulos, e na vida profissional as escolhas pautadas em uma estratégia são mais assertivas e geradoras de valor. Confira alguns benefícios de apostar no ingresso no meio do ano.

1. Não há diferença de qualidade e condições entre a graduação no primeiro ou segundo semestre

Por causa da tradição do vestibular no fim do ano, muitos alunos costumam acreditar que há diferenças entre os cursos ofertados em cada semestre, como se para as turmas do meio do ano fosse ser oferecido ingresso em algum aspecto inferior ou fosse puro interesse mercadológico das instituições.

Evidentemente, as IES particulares estão interessadas em atrair estudantes, completar turmas e tudo mais, porém a qualidade do curso permanece a mesma, independentemente do semestre de ingresso. São as mesmas disciplinas, a mesma carga horária, o mesmo diploma e a mesma estrutura de sempre.

2. Com a faculdade no segundo semestre você não perde tempo

Por que esperar um ano inteiro para iniciar a carreira acadêmica se é possível começar antes? A graduação é um divisor de águas importante na trajetória profissional, seja para quem está começando, seja para quem está buscando formação para mudar de área.

Dessa maneira, qualquer que tenha sido o obstáculo que impediu o ingresso no início do ano, o aluno tem no segundo semestre a oportunidade de adiantar o que seriam seis meses de espera até o ano seguinte, o que, no fim das contas, pode contribuir para o ingresso no mercado de trabalho ou em uma especialização mais rapidamente.

3. Graduação no segundo semestre pode ser mais barata

Embora isso não seja um ponto nas universidades públicas, nas instituições privadas o segundo semestre pode ter menor custo para os estudantes.

Isso porque como normalmente há menos ingressos nesse período, afinal as pessoas conhecem menos essa opção, as faculdades costumam ofertar mensalidades mais baratas a fim de atrair os alunos. É uma oportunidade de economia muito boa.

4. Várias maneiras de ingressar no segundo semestre

Além dos vestibulares no meio do ano, o estudante pode apostar nos programas educacionais que contam com calendário semestral para tentar ingressar na faculdade nesse período.

Há instituições, por exemplo, que aceitam substituir o vestibular próprio caso o aluno esteja inscrito no programa Sistema de Seleção Unificada (Sisu), por meio das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Há ainda o Financiamento Estudantil (Fies), que também recebe inscrições semestralmente, e nesse segundo período normalmente há menos concorrência para as bolsas desse programa.

5. Mais bolsas disponíveis

Falando das bolsas de estudos, além do Fies, há o ProUni e mesmo as IES ofertam bolsas de estudos na segunda metade do ano. É nesse momento que ficam disponíveis as bolsas de maior porcentagem, isto é, aquelas com descontos entre 50% e 75%.

Como a demanda para bolsas de graduação no segundo semestre costuma ser menor, as chances de conseguir são ainda maiores

6. Melhor orientação educacional

Independentemente do curso e da modalidade de ensino, como a quantidade de alunos ingressantes no último semestre anual é mais enxuta, a instituição tem condição de prestar uma orientação pedagógica ainda melhor a cada estudante.

Começar uma graduação ou pós é desafiador; assim, ter suporte e orientação de qualidade é fundamental para o desenvolvimento adequado e saber explorar bem as oportunidades e atividades propostas pela faculdade.

7. Gastar menos com cursinho

Não é segredo que os cursinhos pré-vestibulares, especialmente os mais famosos, representam um custo importante não apenas com mensalidades, mas também com material.

Ao deixar de tentar a graduação no segundo semestre, o vestibulando precisa arcar com esse gasto e ainda com as inscrições para as provas de fim de ano, enquanto poderia já estar investindo no curso superior.

São muitas vantagens ao estudar no segundo semestre, não é mesmo?

Conheça os cursos de Graduação do IPOG

O IPOG é uma instituição de ensino superior com 20 anos de experiência e tornou-se renomada graças aos especialistas que formou para o mercado de trabalho.

Além dos cursos de pós-graduação, uma metodologia de ensino inovadora, uma infraestrutura completa e um elenco de professores com vasta trajetória acadêmica e profissional, o IPOG oferece cursos de graduação em 4 áreas:

Se você deseja dar o primeiro passo rumo a uma carreira de sucesso, antes de tomar uma decisão, fale conosco e conheça todos os detalhes que fazem do IPOG a instituição certa para você.

Gostou deste artigo sobre graduação no segundo semestre? Confira mais 3 títulos que podem interessar:

Artigos relacionados

Graduação em Psicologia: conheça o curso e o mercado de trabalho A mente, o comportamento e o desenvolvimento humano sempre despertaram o fascínio de estudiosos em diversas áreas do saber. Assim, não surpreende que todos os anos milhares de estudantes apostem na graduação em Psicologia como carreira. Nos dias atuais, a ...
Curso de direito: tudo o que você precisa saber antes de iniciar O curso de direito é um dos mais tradicionalmente populares no mundo, ao lado da graduação em medicina, reafirmando o prestígio social e a relevância conquistada através da história. No Brasil, todos os anos milhares de pessoas são atraídas para a graduaçã...
Em dúvida sobre qual faculdade fazer? Confira os cursos que dão match com sua personalidade Tomar uma decisão sobre que faculdade fazer não é uma tarefa sempre fácil, considerando não apenas as várias opções como também o fato de que essa ação representa um passo importante na vida profissional em desenvolvimento. Normalmente escolher um dos vári...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo.

Comentários