Neurociência e desenvolvimento humano para influência nas decisões
4 minutos de leitura

Neurociência e desenvolvimento humano: entenda os processos psicológicos para influenciar as decisões

Por mais que fatores externos influenciam a maneira como nós reagimos, ainda assim, a forma como o nosso cérebro processa certas situações é a maior responsável pelas ações. Sendo assim, entender como isso se dá, ou seja, como esse poderoso órgão percebe as coisas, é essencial para entender o ser humano.

Para se aprofundar no tema, uma especialização na área de neurociência e desenvolvimento humano pode ser essencial para usar estudos comprovados e teorias e construir uma base sólida na profissão.

Quer saber mais sobre essa área e a relação com a tomada de decisão pelo ser humano?

Neste artigo, o IPOG mostra como a neurociência e o desenvolvimento humano trabalham para entender os processos psicológicos, os benefícios desse tipo de estudo e quais profissionais podem se beneficiar com a pós-graduação na área. Confira!

Como a neurociência trabalha para entender os processos psicológicos?

O grande foco da neurociência é o sistema nervoso. O objetivo é entender como ele funciona e de que forma as emoções, os pensamentos, os comportamentos e as situações externas influenciam o seu funcionamento.

Para buscar as respostas, essa área da ciência dispõe de uma série de ferramentas e técnicas, como:

  • neuroimagem: as atividades do cérebro são observadas por meio de exames de tomografia computadorizada e ressonância magnética, a fim de compreender como as áreas do cérebro reagem e se comunicam em determinadas situações;
  • avaliações de lesão cerebral: pesquisadores procuram observar pacientes que sofreram alguma lesão cerebral para encontrar mudanças tanto na estrutura e função quanto no comportamento do indivíduo;
  • modelos de análises computacionais: fazendo parte da neurociência computacional, um campo da neurociência, a técnica utiliza ferramentas de inteligência artificial para simular como o cérebro age.

Contribuição da neurociência e do desenvolvimento humano para compreender as influências nas decisões

Uma das contribuições importantes da neurociência é o fato de como ela ajuda a ter informações sobre os processos do cérebro, e isso inclui a tomada de decisão.

Com ferramentas de análise como a neuroimagem, é possível avaliar quais áreas do cérebro são responsáveis pela função de decisão e os padrões emocionais relacionados.

Por exemplo, uma pessoa com raiva terá determinadas áreas do cérebro em destaque, e é possível comparar se essas mesmas regiões são ativadas no momento de tomada de decisão. Além disso, ela ajuda a identificar quais disfunções neurológicas afetam nossas escolhas.

Benefícios de entender neurociência e psicologia positiva para o desenvolvimento humano

Entender as funções do cérebro e seus processos pode garantir informações importantes sobre sua influência e, também, das situações em nosso comportamento.

Outro diferencial é a aplicação das técnicas de psicologia positiva, cujo foco é dar atenção àquilo que dá certo e que faz o cérebro funcionar de forma afirmativa. Com ela, também é possível obter benefícios para a neurociência e desenvolvimento humano. Entre eles, podemos destacar:

Por que investir em uma pós-graduação em neurociência e desenvolvimento humano?

Para quem busca melhores oportunidades de carreira,quer se aprofundar nos estudos do desenvolvimento humano e já tem conhecimentos voltados à psicologia, a pós-graduação em neurociência e desenvolvimento humano pode trazer resultados muito promissores.

Afinal, é um campo que estuda o funcionamento do sistema nervoso a partir da observação e da análise dos processos, das alterações e das estruturas não só do cérebro, mas também dos nervos periféricos e da medula.

Dessa forma, é possível garantir informações muito importantes sobre as diferentes reações e até como certos comportamentos da mente são interpretados pelas áreas do cérebro.

Ampliação das possibilidades de atuação profissional

Para aqueles que querem aumentar as oportunidades profissionais, uma das grandes vantagens de se fazer a especialização em neurociência e desenvolvimento humano é ter contato com uma área interdisciplinar. Isso porque esse é um campo que tem atuação em diversos setores, como medicina, psicologia, biologia, engenharia, entre outros.

Sendo assim, com essa formação, o profissional tem diversas chances de seguir uma carreira em hospitais, clínicas, empresas de tecnologia, institutos de pesquisa, universidades e até em organizações governamentais.

Conheça o MBA em Neurociência e Psicologia Positiva no Desenvolvimento Humano

O MBA em Neurociência e Psicologia Positiva no Desenvolvimento Humano do IPOG tem como objetivo capacitar profissionais para atuarem na saúde e no desenvolvimento humano.

O curso oferece a possibilidade de melhorar as habilidades para lidar com a dimensão humana, compreendendo melhor suas potencialidades e auxiliando para que sejam transformadas em resultados organizacionais.

Além disso, este MBA oferece capacitação, orientação e experiências vivenciais para entender melhor o desenvolvimento humano, fundamentando-se, para isso, na neurociência do comportamento humano e na psicologia positiva.

Conhecer o potencial humano e valorizar os aspectos positivos de sua personalidade possibilita ao profissional descobrir e promover os fatores que favorecem o indivíduo a encontrar o seu funcionamento no melhor estágio.

Módulos do curso

  • Psicologia Positiva: Felicidade e Bem-Estar
  • Virtudes e Forças de Caráter
  • Talentos e Pontos Fortes
  • Autorrealização e Sentido de Vida
  • Liderança Positiva
  • Neurocoaching e Coaching Positivo
  • Neuroanatomia e Neurofisiologia do Sistema Nervoso Central
  • Neurociência da Aprendizagem e Performance: Psicologia Positiva Aplicada à Educação
  • Neurociência das Emoções e Inteligência Emocional
  • Flow e Mindfulness
  • Neurociência e Saúde Positiva
  • Neurociência Aplicada às Organizações

Aulas on-line e ao vivo

O curso é ministrado de forma remota, com aulas on-line e ao vivo. Sendo assim, é possível ter uma formação de qualidade, acesso a grandes professores da área e a debates aprofundados sem precisar se deslocar.

O formato é dinâmico e permite uma interação rica para promover uma experiência completa para a formação profissional.

Por que escolher o IPOG para fazer sua pós-graduação?

Com mais de 20 anos na área de graduação, o IPOG se consolidou com uma instituição de qualidade e eficiência.

A instituição oferece cursos de curta duração, graduação e pós-graduação nos formatos presencial e remoto para preparar o aluno para lidar com os desafios diários da profissão.

A metodologia é voltada para a prática e promove a integração com a teoria para um conhecimento sólido da área. Não à toa, o IPOG tem quase 98% de aprovação pelos estudantes que já se formaram.

Professores de renome no mercado

O corpo docente do IPOG é altamente qualificado para guiar o estudante rumo ao sucesso profissional. São mestres e doutores com ampla experiência em docência e bem-sucedidos em projetos profissionais.

Ou seja, eles são peça fundamental para uma formação prática, completa e que agrega no cotidiano da profissão.

Ganhe diferencial competitivo com a pós-graduação em Neurociência e Desenvolvimento Humano do IPOG

A pós-graduação em Neurociência e Psicologia Positiva no Desenvolvimento Humano do IPOG é uma ótima oportunidade para profissionais que querem ampliar o seu alcance de trabalho, não apenas por ser uma especialização, mas por ser uma área que oferece possibilidades para diversos campos de atuação.

Invista em um curso de referência e impulsione sua carreira profissional.

Visite a página do curso, preencha o formulário e entre em contato com nossos consultores de carreira.

Artigos relacionados

Especialização em Neuropsicologia: conheça a profissão que tem alta procura por profissionais prepar... Quer investir em uma das áreas mais promissoras da Psicologia? A especialização em Neuropsicologia veio para que profissionais possam aprofundar seus conhecimentos técnicos e procedimentos de avaliação cognitiva e comportamental. A área segue em plena expa...
O que esperar da área de Psicologia em 2023? Diante de cenários instáveis, como foi a pandemia de covid-19, a saúde mental e o bem-estar da população ganharam maior destaque e discussões amplas em diversos setores, especialmente na Psicologia. Quando nos deparamos com situações assim, o profissional ...
Estudo sobre depressão: como é a atuação do psicólogo nos diagnósticos? O estudo sobre depressão é uma área da Psicologia que busca entender os diversos fatores que podem levar ao surgimento e ao desenvolvimento dessa doença. A depressão afeta milhões de pessoas em todo o mundo e é um problema de saúde pública relevante. Dentr...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br