Marketing de Oportunidade: o que é e como utilizar para sobreviver à crise
O cenário particular criado pelo coronavírus tem deixado muitos empreendedores perdidos quanto às estratégias comerciais. Com isso, diante da queda de vendas, o marketing de oportunidade é um caminho a ser explorado, já que tem tudo a ver com momento.
O comportamento do consumidor mudou. O ambiente é de incertezas sobre a curva de crescimento da Covid-19 no Brasil, as reduções salariais e demissões, além de como os negócios e a economia serão afetados.
Diante disso, as marcas precisam repensar seu posicionamento e sua abordagem de comunicação e vendas, para assegurar a sobrevivência no mercado até o pós-pandemia.
Segundo pesquisa da agência Kantar, somente 8% dentre os 25 mil entrevistados acreditam que as marcas deveriam parar de anunciar.
No entanto, isso é apenas um dos insights sobre os consumidores; é preciso saber mais e entender como o marketing de oportunidade pode trazer resultados para um negócio.
O que é Marketing de Oportunidade?
São as estratégias, campanhas e ações de uma marca orientadas em função de datas comemorativas, momentos, acontecimentos e tendências.
O principal objetivo dessa abordagem é se valer do momento para se posicionar, interagir e engajar, alavancando também os resultados e os valores de uma marca.
Os exemplos de marketing de oportunidade mais conhecidos são as campanhas de datas comemorativas. Assim funcionam as famosas campanhas de Páscoa, Natal e Dia dos Namorados, que a cada ano ficam mais criativas. Tudo para gerar valor aos olhos do cliente.
Há outros formatos para essa linha de abordagem do marketing, a exemplo de:
- campanhas que dialogam com notícias, eventos, programas de TV, tendências, memes, conteúdos virais etc.
- ações interativas por meio de diferentes canais de comunicação, como redes sociais, e-mail marketing e telefone, que também tenham como foco algum momento oportuno.
Dessa maneira, busca-se estabelecer uma relação entre um produto ou serviço de uma marca a algo que está atraindo a atenção de um público em um dado período.
Com isso, um negócio pode atrair, engajar e converter clientes por meio dessa conexão.
Quais as vantagens das campanhas de oportunidade?
Se antigamente toda forma de comunicação dependia das formas tradicionais de publicidade, como TV e outdoors, atualmente, com o advento das mídias sociais, os negócios estão muito mais próximos dos consumidores e com menor custo.
Dessa forma, é possível unir a lógica do marketing de oportunidade às ações de fortalecimento de marca, engajamento e fidelização de clientes por estas plataformas.
Assim, o marketing de oportunidade tem diferentes benefícios, a exemplo de:
- diversas possibilidades de orçamento (gratuito, mídia paga ou off-line);
- diversos formatos e cenários;
- alcance;
- rapidez
- interatividade.
Marketing de oportunidade: cases para se inspirar
Uma das empresas que melhor sabe fazer captação de oportunidades de marketing é a Netflix Brasil.
Com uma abordagem comunicativa antenada às mudanças e necessidades do público, a empresa de streaming é mestra no assunto.
Veja também: Por que tenho que implementar o Inbound Marketing?
Confira 2 momentos em que a Netflix deu um show em marketing:
Xuxa e a série Stranger Things
Em 2016, quando foi promover sua série adolescente intitulada Stranger Things, a empresa trouxe a icônica Rainha dos Baixinhos em uma campanha.
O seriado é ambientado nos anos 1980, época em que Xuxa já era sucesso; por isso, ela aparece na TV analógica de um dos personagens, vestindo um look do período.
A ação garantiu muitos risos e mais de 3 milhões de visualizações. A série é hoje uma das mais conhecidas pelo público brasileiro, e o sucesso foi tanto que a Netflix lançou outro vídeo, citando a Xuxa no Natal.
Netflix e outros streamings durante a quarentena
A empresa voltou a surpreender em abril, quando aproveitou o momento de isolamento social e recomendou outros serviços de streaming.
Na ação, a Netflix aproxima algumas das suas séries com outras das empresas concorrentes. Com um humor leve, ela transmite informação útil aos seus usuários, fortalece a marca e aumenta o seu engajamento.
Leia também: Afinal, o que são micromomentos?
Páscoa 2020
A Páscoa 2020 também foi recheada de marketing de oportunidade. Dos pequenos negócios locais aos grandes nomes, como Cacau Show e Lacta, as marcas deram atenção ao momento de isolamento.
As campanhas por meio do marketing de oportunidade também incluíram parcerias com aplicativos de entrega, como Uber Eats. Houve também lojas funcionando em modo drive-thru.
Como aplicar o Marketing de Oportunidade?
Mais do que nunca, a situação imposta pelo coronavírus obriga a exercitar a inteligência de mercado e entrar na digitalização. É preciso monitorar o que acontece, investir no marketing digital e, sobretudo, compreender profundamente o seu cliente.
Em artigo para seu blog na revista Exame, o autor Márcio Oliveira disse o seguinte: Pense sinceramente no seu cliente como uma pessoa com necessidades, vontades e opiniões e não apenas como gerador de faturamento.
E essa lógica se liga às expectativas dos consumidores do período atual.
A mesma pesquisa Kantar já citada mostra que a expectativa do público é de que as empresas dialoguem com o momento. Já os erros a ser evitados são a lógica oportunista e a falta de seriedade que esta fase pede.
Recentemente, a distribuidora da cerveja Corona sofreu duras críticas por uma publicidade veiculada no Twitter. O problema é que o vídeo fazia uso ambíguo e com humor do termo “chegada iminente”, podendo ser associado à COVID-19. O público se sentiu ofendido e reagiu.
É claro que as marcas, em especial os pequenos e médios negócios, os mais afetados nesse período, devem continuar buscando crescimento por meio de uma gestão estratégica. Entretanto, isso requer planejamento.
O uso do marketing de oportunidade, a linha de comunicação e o conjunto de ações devem informar sobre os valores e criar diferenciais de forma íntegra, gerando confiança.
Afinal, o emocional das pessoas se abala diante de crises, e líderes, marcas e instituições precisam fazer parte da solução, especialmente quando o problema é coletivo.
10 dicas para o marketing de oportunidade durante a crise
1. Monitore o comportamento das pessoas, do mercado e da concorrência para entender o contexto e antecipar tendências e ações;
2. Tenha um calendário de datas relevantes para seu negócio e público;
3. Forneça ideias, produtos, serviços, conteúdo e informações úteis, relevantes;
4. Crie ações para instaurar o bem-estar social e as perspectivas;
5. Realize ofertas considerando as prioridades da sua audiência;
6. Organize promoções e descontos considerando o período de restrições;
7. Publique sobre o plano de ações para manter a saúde dos seus funcionários;
8. Enfatize os planos para manter a qualidade e higiene dos serviços e produtos;
9. Informe e amplie os canais de comunicação (redes sociais, call centers, WhatsApp, chatbots etc.) para atender às dúvidas dos consumidores;
10. Interaja com os clientes utilizando linguagem clara, simples e adequada ao momento.
Sobretudo, esteja presente nos momentos e da maneira que importa para sua audiência. O futuro é das marcas que pensam além dos lucros!
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Até a próxima!