Descubra como o League of Legends influenciou o mercado de assessoria de imprensa, e como você pode aproveitar essas oportunidades
“SMITA NO BARON! SMITA NO BARON! O LEE-SIN VAI ROUBAR O BARON!!!!”
Talvez você não tenha entendido absolutamente nada da frase anterior. Mas, com certeza você sabe que todo pro-player precisa de talento, muitas horas de treinos e bons periféricos para fazer uma excelente temporada.
Também não está seguro se entendeu?
Se você gostaria de trabalhar com assessoria de imprensa, então, já passou da hora de mergulhar um pouco no cenário do e-sports nacional, e descobrir por que o League of Legends pode te oferecer a oportunidade que você estava buscando para se destacar no mercado de trabalho.
Calma! A ideia não é mudar de carreira e começar a jogar video game.
O objetivo deste artigo é te alertar sobre o crescimento considerável do mercado da Comunicação Digital nos últimos anos e suas possibilidades.
Uma delas, diz respeito ao alto desenvolvimento de oportunidades em áreas que antes eram restritas apenas aos profissionais de tecnologia, aos geeks e aos nerds.
E por que você deveria saber disso?
Porque a comunicação tem sido um dos carros-chefe dos novos esportes, como o League of Legends, que já é o segundo colocado na preferência dos brasileiros, e está sendo cotado para se tornar modalidade olímpica.
Mas antes de falarmos sobre essas novas possibilidades, ou sobre assessoria de imprensa, vamos definir o que é comunicação digital para ficarmos na mesma página e não confundirmos os conceitos, tá ok?!
O que é comunicação digital?
Comunicação Digital é um ecossistema que contempla estratégias e ações de comunicação realizadas no ambiente da internet, seja através de sites, blogs, redes sociais, aplicativos em dispositivos móveis, seja através de streams de música, filmes e séries.
Esta estratégia, atrelada ao aumento do número de usuários conectados, tem impacto direto sobre o mercado e influencia na demanda por profissionais que entendam a comunicação não apenas como mediação para entregar uma mensagem, mas como negócio.
Convenhamos, o League of Legends a muito tempo deixou de ser uma brincadeira de criança para se tornar um negócio muito, muito lucrativo, certo?
Ou seja, a Comunicação Digital é a ferramenta perfeita para potencializar a carreira de jogadores emergentes, e profissionais e a imagem de marcas que estão diretamente ligadas a um esporte que acontece em um ringue virtual, e que movimenta cifras bilionárias por ano.
Só em 2018 foram US$ 4.6 bilhões.
O League of Legends no Brasil
Lembra da frase sem sentido no início do texto? Ela faz parte da vida de mais de 785 mil invocadores brasileiros.
Invocador é o nome dado ao jogador de LoL que acessa uma arena para junto com seu time enfrentar outros oponentes em busca da destruição do nexus inimigo.
Em 2015, o League of Legends, ou “lozinho” como é conhecido, reuniu doze mil pessoas de diversas estados brasileiros no Allianz Parque, em São Paulo.
No ano seguinte, outras 10 mil pessoas se reuniram no Ginásio do Ibirapuera para assistir a Mid-Season Invitational (MSI), o segundo maior evento internacional de League of Legends do mundo.
O amor pelo LoL é tanto aqui no Brasil, que alguns de seus jogadores têm mais seguidores, sozinhos, nas redes sociais que algumas das maiores torcidas de futebol da primeira divisão.
Sim, é sério.
Mas, o que o LoL tem a ver com a sua profissão? Bem, tudo e mais um pouco.
Assessoria de imprensa 2.0
Observar o cenário do League of Legends durante os últimos quatro anos, aponta inúmeras oportunidades de trabalho em ascensão, incluindo para os profissionais de comunicação.
Desde pro-players (como são conhecidos os jogadores profissionais), narradores, analistas de jogos, coaches, a assessores de imprensa ou comunicação dos times e jogadores, o mercado se mostra otimistas para os especialistas.
Dentre as áreas da comunicação, a assessoria de imprensa 2.0, tem lugar de destaque, principalmente no que diz respeito à carreira dos jogadores, que, com uma média de idade que vai de 19 a 25 anos, já apresentam rendimentos que ultrapassam a marca do R$ 20 mil mensais.
É o sonho de muita gente, não é? Você já se imaginou ganhando isso trabalhando com assessoria de imprensa?
Com a consolidação da web 2.0 e a evolução dos negócios digitais no Brasil, o trabalho do assessor de imprensa também foi impactado.
Isso porque a atuação desse profissional não se restringe mais ao diálogo com jornalistas e veículos de comunicação.
Muito mais que prestar uma assessoria de marketing, é responsabilidade também desse profissional levar a marca do seu cliente a influenciadores, blogueiros, ao consumidor e à possíveis investidores.
Por falar nisso, investidor é uma coisa que não falta no cenário do League of Legends. Empresas como Microsoft, Coca-cola, Netshoes, Red Bull, Vivo e Intel têm apostado nesse mercado para fortalecer o trabalho de branding e alcançar a Geração Z.
Como os profissionais de comunicação podem aproveitar as oportunidades do mercado do e-sports
Em maio de 2018, o portal Versus realizou uma série especial com as mães de quatro dos principais jogadores profissionais do cenário do LoL no Brasil.
Um ponto chamou atenção: a carreira desses jogadores, que são também formadores de opinião, em sua maioria, era gerenciada por seus familiares ou parceiros.
Este é o caso do jogador Felipe “brTT” Gonçalves. Durante cinco anos, “brTT”, como é conhecido no cenário, teve sua imagem administrada por sua namorada, Giuliana Capitani.
Caju, como carinhosamente é chamada pelos fãs, se graduou em publicidade e propaganda no ano de 2018, e foi responsável durante o período da sua graduação pela assessoria de imprensa e por tudo que dizia respeito a imagem e carreira de “brTT”.
Isso gira uma nova chave: a demanda por profissionais de comunicação acompanha o cenário e cresce a cada ano.
Neste sentido, entender não apenas o cenário do LoL, mas as possibilidades que esse mercado tem aberto para os jovens brasileiros e para as marcas que, utilizando da inteligência de mercado, percebem valor em se associar a esses jovens, é fundamental para quem deseja ingressar na área.
Diferente do mercado de marketing digital, a área de comunicação dentro do e-sports ainda não representa um oceano vermelho, isso abre um espaço vantajoso para quem deseja atuar em várias vertentes, entre elas a assessoria de imprensa.
Isto quer dizer que o profissional especialista em Comunicação Digital poderá construir uma carreira muito sólida atuando nessa área, já que além de ser pioneiro, terá a possibilidade de estabelecer relação com diversos públicos.
Entender os jargões do LoL, conhecer cada canto de Summoner’s Rift, ou saber em qual “lane” você melhor se destaca, é apenas o background de um mercado que promete crescer ainda mais nos próximos anos.
Prova disso é o número de streamers patrocinados por grandes marcas no Brasil, que vivem apenas de participar dos eventos e jogar ao vivo para espectadores fanáticos por todo universo que envolve o jogo, sem mencionar a associação de grandes marcas a vários times.
Na hora de escolher um curso na área de Comunicação Digital…
Diante de tantas possibilidades e opções de atuação neste segmento do mercado de comunicação, escolha um curso que lhe prepare para ser um profissional completo e capacitado a transitar entre essas diversas áreas.
Saiba que escolher uma instituição de ensino com nome e reconhecimento no mercado faz total diferença no currículo. De que vale ter uma pós-graduação ou mba em um local que não será valorizado por recrutadores e executivos?
Por isso, considere conhecer o curso de Comunicação Digital do IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação, uma instituição com 20 anos de experiência em formar grandes profissionais em todos os estados do país e antenada com as tendências do mercado.
MBA em Comunicação Digital e Narrativas é no IPOG
O MBA em Comunicação Digital e Narrativas é uma especialização em formato Blended Learning voltada para a formação do profissional que visa alinhar-se a comunicação das organizações e as demandas do mercado.
O profissional aprenderá conceitos essenciais da Comunicação Digital, como:
- Sociedade e Cultura Digital;
- Comportamento do Consumidor e Netnografia;
- Storytelling e Narrativa Transmídia;
- Desenvolvimento Integral do Potencial Humano;
- Gestão da Identidade de Marca e Branding.
Tudo a ver com o LoL e com assessoria de imprensa, não é? 😉
Essa pode não ser a sua praia, entretanto, não deixe de investir no seu futuro e se tornar aquele profissional que sempre sonhou.
Entre em contato conosco para mais informações!