Aprenda como funciona o Inbound Marketing na prática
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Aprenda como funciona o Inbound Marketing na prática

Um dos temas apresentados durante o RD on the road, em sua passagem pela capital goiana foi o seguinte: O que é preciso saber para aplicar Inbound Marketing na prática. Essa vertente do marketing, que vem se desenvolvendo desde 2009, foi apresentada pela líder de equipe na Resultados Digitais e especialista em gestão da criatividade e inovação, Débora Brauhardt.

Antes de te contarmos em detalhes sobre as valiosas dicas apresentadas por essa fera do Marketing Digital, queremos ter certeza de que você saiba exatamente o que é Inbound Marketing. Portanto, vamos te dar uma mãozinha.

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é exatamente o oposto do Marketing tradicional, no sentindo de que ele não busca comercializar diretamente nada. Ele é uma ferramenta de atração natural de pessoas interessadas na sua área de atuação. E essa atração acontece de maneira espontânea, partindo do público para a empresa, e não o contrário. Isso pode acontecer de diversas formas, como na visita de um blog mantido pela empresa e que atrai pelo conteúdo postado, pelas ideias inovadoras difundidas.

Por meio do despertar desse interesse, que a empresa inicia o seu processo de aproximação com esse potencial cliente. De maneira mais a contribuir do que a oferecer. A grande sacada das empresas está em cativar esse cliente em potencial e conseguir dados suficientes (como email, telefone) para iniciar um relacionamento, transformando-o em um rico lead.

Como aplicar técnicas de Inbound?

Durante sua palestra no RD on the road, Débora Brauhardt abordou maneiras eficientes de cativar esse público para dentro da sua área de atuação. Vamos ao passo a passo?

  • Primeiro, analisar as suas forças mais expressivas dentro da empresa. Aquilo que sua equipe já desenvolve com bastante domínio como email marketing, textos para blog, adwords.
  • Diante dessa identificação, dispor energia para ser o melhor neste quesito.
  • Observar tudo que os seus principais concorrentes estão fazendo no mesmo sentido, para sempre superá-los. Não basta fazer bem feito, tem que ser o melhor.
  • Entender em que ponto o seu público gera leads (se converte em um potencial cliente) e aprimorar essa parte.
  • Para isso, é preciso criar conteúdos interessantes que vão alimentar a landingpage.
  • Estruturar o relacionamento por meio do email marketing, para que esse mecanismo não vire spam. Email  marketing tem que ser interessante, personalizado, e com conteúdos muito atraente para sempre ser lido.

Agora é só seguir esse checklist e montar as suas ações dentro de um planejamento estratégico. Defina prazos e metas a serem atingidas, por exemplo, de conversão de visitantes em leads, de envio dos email marketings e monitore como os resultados. Estamos torcendo pelo seu sucesso!

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Sobre Carlos Costa

Carlos Costa: Formado em Sistemas de Informação, Especialista em Marketing e Inteligência Competitiva, Co-Fundador da Hoop Digital e Professor do curso de MBA Marketing e Inteligência do IPOG.

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