Inteligência de dados na comunicação estratégica: como aproveitar esse potencial?

É difícil não perceber como o volume de dados disponíveis é muito maior do que há décadas. Isso acontece especialmente porque, com o digital guiando quase 100% da nossa rotina, a produção aumenta na mesma proporção de uso.

Sendo assim, as carreiras profissionais têm se apoiado em outras áreas para se desenvolver e agir de forma estratégica. A inteligência de dados, por exemplo, é uma área de estudo fundamental e que oferece um potencial competitivo muito interessante para os negócios.

Com essa visão mais analítica, profissionais da área de comunicação podem adquirir um perfil mais estratégico e levar inovação baseada em dados para empresas onde trabalham.

Neste artigo, apresentaremos formas de fazer gestão em comunicação com base na inteligência de dados e nos benefícios para a profissão e como se especializar na área para ocupar posições mais valorizadas no mercado. Confira!

A importância de um profissional que sabe interpretar dados

Durante muito tempo, a ideia de juntar dados com a comunicação parecia algo sem sentido. Apesar da ideia de o público-alvo necessitar de pesquisa, comparada com como as informações são utilizadas atualmente, isso era algo bem mais limitado.

À medida que foi possível captar um volume maior de dados e de forma mais rápida, graças à tecnologia e aos processos de business intelligence, viu-se um cenário curioso: há muita informação bruta que precisa ser interpretada.

A ideia de investir em interpretação de dados não é só uma forma de administrar o grande volume produzido, mas também de encontrar informações que ajudem o negócio a buscar soluções para os seus problemas.

No caso da comunicação, essa interpretação auxilia a torná-la mais efetiva para os consumidores, de modo que a empresa consegue falar a mesma língua deles.

Vantagens do uso de dados na comunicação estratégia e digital

Além de auxiliar para que a empresa se comunique de forma efetiva com seus clientes, o uso de dados pode ajudar de uma maneira ainda maior, promovendo a inteligência de negócio por meio do setor de marketing.

Confira, a seguir, mais benefícios de usar a inteligência de dados para a comunicação.

Mais chances de sucesso nas campanhas

Com mais dados, é claro que a empresa poderá saber mais sobre o comportamento de seus consumidores. Graças a isso, ela pode formar uma percepção mais clara de quem eles são e do que pode agradá-los quando o assunto é comunicação.

Sendo assim, conseguem realizar campanhas bem mais diretas e bem-sucedidas.

Melhora a gestão de risco

Ter mais dados também significa compreender como a empresa se comporta no mercado. Uma das bases da interpretação é o monitoramento, etapa fundamental para capturá-los e para ajudar a compreender se de fato a inteligência estratégica baseada em dados funciona da maneira que se espera.

Com ela, inclusive, é possível se antecipar em relação aos problemas ou aos comportamentos que levam o negócio ao risco.

Auxilia no atendimento ao cliente

Não só na conquista de novos consumidores, mas os dados também ajudam a manter os antigos clientes,principalmente trazer informações importantes sobre o nível de satisfação que eles têm.

Dessa forma, é possível utilizar essas informações para melhorar diversos aspectos do relacionamento da empresa com os consumidores, inclusive, o atendimento.

Como os dados podem ser usados na comunicação?

Não existe apenas uma forma de utilizar os dados para obter melhores insights para as estratégias de comunicação. A verdade é que eles são uma ferramenta bastante versátil que podem se adaptar de acordo com o objetivo.

Confira as principais formas de usá-los a favor da empresa e da atuação profissional.

Estudo de mercado

Entender como o mercado funciona tanto de uma maneira geral quanto em períodos específicos é uma ótima forma de compreender as tendências do setor, assim como saber o porquê de determinada empresa estar obtendo sucesso no momento.

Análise de negócio

Os dados são fundamentais para que a gestão tenha uma visão clara da empresa,principalmente no que ela é bem-sucedida e nas áreas que precisa melhorar.

Geração de KPIs

Os KPIs ou indicadores-chave são medidores essenciais para entender se as iniciativas do negócio estão alcançando o objetivo. Para a criação de KPIs efetivos, é preciso uma boa base de dados.

Promoção de inovação

Por fim, os dados são importantes guias para a gestão conhecer as tendências do mercado, inclusive, para que seja possível fazer previsões a respeito. Para implementar inovações, eles são excelentes ferramentas.

Como aplicar o sistema de Inteligência de Marketing nas empresas?

A Inteligência de Marketing é a área dentro do setor que usa os dados para implementar estratégias e otimizar o desempenho dos resultados.

O foco é juntar o marketing e a inteligência de dados de forma a sempre utilizá-los para embasar a tomada de decisão. Sendo assim, existem algumas táticas para aplicá-la, como:

  • ter uma mentalidade em que os dados são o centro, ou seja, uma cultura data driven;
  • determinar um objetivo claro para a captura e para o armazenamento deles;
  • obter ferramentas para processá-los de forma que eles virem dados úteis, isto é, informação.

Como se especializar na área de inteligência de dados?

Existem muitos cursos que ajudam na especialização e na gestão de dados, ainda mais hoje em dia em que eles são os centros de diversas estratégias empresariais. Porém, mais do que escolher o curso ideal, é importante atenção para definir a instituição com histórico sólido na área, com visão de futuro e com um corpo docente de qualidade.

O IPOG é uma instituição que atende a todos esses critérios e vem desempenhando um trabalho importante para a educação do país há mais de 20 anos. Quando se trata de gestão estratégica de dados, o curso ideal para quem pretende se especializar na área é o MBA em Inteligência Empresarial Orientada a Dados.

Conheça o MBA em Inteligência Empresarial Orientada a Dados

O curso de Inteligência Empresarial Orientada a Dados é uma formação para o aluno aprender como lidar com os dados brutos e torná-los informações valiosas para o desenvolvimento de insights, assim como encontrar soluções para os problemas da rotina empresarial.

Os conhecimentos podem ser aplicados a diversas áreas, sendo um curso interdisciplinar e essencial para áreas como comunicação, marketing e gestão e negócios, principalmente.

Módulos do curso

  • Dados, Organizações, Mercado e Inovação;
  • Análise de Dados e Inteligência de Negócios;
  • Extraindo e Tratando Dados de SI Empresariais (SQL x Excel);
  • Reporting, BI, Data Visualization: Ferramentas e Plataformas Low Code Reports, Dashboards;
  • Estatística e Inteligência Artificial Aplicada aos Negócios;
  • Machine Learning e Algoritmos-Chave;
  • Bootcamp 1 – Aplicando os Conceitos de Análise de Dados;
  • Deep Learning;
  • Gestão do Risco de Modelos;
  • Marketing Analytics;
  • Automação de Processos (RPA) para Gestores;
  • Projeto: Mentoria e Implementação;

Instituição referência no mercado

Ao escolher o IPOG, o profissional encontra uma instituição que é referência no mercado com cursos em todas as áreas do conhecimento. 

São cursos de curta duração, graduação e pós-graduação que oferecem não só conhecimento teórico, mas também prático, além de acesso às ferramentas mais modernas de ensino.

Metodologia inovadora

Os módulos dos cursos são aprofundados e com aulas on-line e ao vivo a fim de otimizar o aprendizado e permitir a interação entre colegas de turma e professores.

Durante as aulas, o foco é que o aluno tenha um bom contato com a teoria e os fundamentos para que possa aplicar na prática. Para tanto, são estudos cases e usada uma metodologia inovadora para estimular o pensamento crítico e analítico.

Professores com histórico de sucesso profissional

O IPOG conta com um corpo docente altamente qualificado. São mestres e doutores com experiência profissional na área para melhor guiar o profissional nos reais desafios do mercado. 

A troca é enriquecedora e estimula o pós-graduando a desenvolver projetos bem-sucedidos e trilhar um caminho de sucesso por meio da inteligência de dados.

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