Projetos Ferroviários em BIM: agregue valor com o potencial da tecnologia
4 minutos de leitura

Projetos Ferroviários em BIM: agregue valor com o potencial da tecnologia

A modernização dos processos tradicionais na construção civil já é uma realidade. Computadores, softwares para a projeção e sistemas de análises são só alguns bons exemplos de como isso funciona.

Com o apoio dessas tecnologias, o engenheiro tem maior previsibilidade, evita erros e otimiza custos. Sendo assim, ele consegue agregar mais valor ao seu trabalho ao levar esses benefícios às empresas.

Contudo, para se posicionar como um profissional diferenciado, é preciso contar com experiência e um currículo rico em atributos inovadores, como a tecnologia BIM.

Quer saber como este tipo de modelagem se aplica em projetos ferroviários? Neste artigo, o IPOG mostra o que é o BIM, a diferença com outros softwares, aplicações e diferenciais. Ao final, você ainda descobre qual a melhor pós-graduação para alcançar o sucesso na área.

Confira!

O que é o BIM na engenharia?

O BIM (Building Information Module) é a tradução para Modelagem de Informação da Construção. Trata-se de uma plataforma digital para a criação e desenvolvimento de projetos. 

Ela é utilizada por profissionais de engenharia, arquitetura e design e pode auxiliar na representação geométrica, de propriedades e relações dos componentes de uma obra. Assim, ele pode agregar e muito em construções diversas, como em projetos ferroviários.

Benefícios do BIM para obras

O BIM por ser um sistema bastante completo para realizar simulações tridimensionais, possui uma série de benefícios para a criação de projetos e a correção de erros antes do início da obra. 

Além disso, ele também pode garantir:

  • a diminuição de surpresas e conflitos durante a obra;
  • otimização de gastos;
  • incluindo recursos utilizados;
  • redução dos prazos;
  • aumento da produtividade;
  • disponibilidade de dados durante todo o ciclo de vida do projeto;
  • maior transparência e confiabilidade nos processos;
  • mais precisão em relação ao planejamento.

BIM, CAD e Revit: qual é a diferença?

O software BIM serve para o desenvolvimento digital de projetos, sendo uma representação virtual que vai além apenas de um modelo gráfico.

Enquanto isso, o CAD ou AutoCAD é uma plataforma para a criação de projetos em engenharia com menos possibilidades de modificação. Ele é ideal para substituir os esboços no papel por uma projeção digital do desenho técnico.

No caso do Revit, ele é um complemento para o BIM e o CAD, sendo uma solução de uma diretrizes específicas para o desenvolvimento de todas as fases do projeto.

Dessa forma, a grande diferença é que um projeto BIM não é apenas um modelo digital, mas um reprodução em 3D – que pode usar informações e características dos materiais utilizados no AutoCAD e Revit.

Kit para quem estuda engenharia e projetos ferroviários em BIM

Onde o BIM pode ser aplicado?

O BIM é uma tecnologia versátil, pois pode ser utilizada em diversas fases de uma obra e atender a diferentes tipos de profissionais envolvidos no processo construtivo. Sendo assim, pode ser utilizado em:

  • engenharia mecânica, hidráulica, elétrica;
  • projetos de infraestruturas (estradas, ferrovias, pontes);
  • design de interiores;
  • arquitetura paisagista;
  • fabricação de produtos industriais.

Quais são os diferenciais do uso de software BIM para projetos ferroviários?

Por oferecer mais possibilidades na criação de projetos, o BIM permite que os profissionais adquiram uma visão mais assertiva da obra. Assim, eles têm a capacidade de visualizar o resultado final, além de prever possíveis erros e encontrar soluções preventivas.

Para um mercado em ascensão como o de engenharia ferroviária, o BIM ainda agrega valor ao projeto por desenvolver modelos digitais tridimensionais com informações integradas sobre os materiais utilizados. Ou seja, oferece uma visão mais analítica e sistêmica de todo o processo.   

Por que investir em uma especialização em projetos ferroviários?

Para aqueles que pretendem começar a carreira e entrar no setor, essa é uma boa oportunidade de investir em um mercado promissor. Isso porque está previsto bastante investimento para o mercado ferroviário nos próximos anos. 

A projeção, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), é que o setor arrecade R$170 bilhões de recursos privados. Inclusive, em 2023, o objetivo é a construção de 12 mil quilômetros de novos trilhos que cruzam a maioria dos estados brasileiros.

Diferencie-se da concorrência: faça o MBA em Engenharia Ferroviária

Ser capaz de elaborar projetos, administrar obras durante todas as fases são só algumas das possibilidades que o MBA em Engenharia Ferroviária do IPOG oferece. Nele, o aluno tem o que é necessário para entender como funciona a infra e superestrutura metroferroviária e começar nesse setor.

O curso é ofertado tanto na modalidade presencial quanto remota. As aulas acontecem uma vez por mês, sendo três dias consecutivos (sexta, sábado e domingo) para aprofundamento em cada módulo.

Confira mais detalhes sobre este MBA. 

Módulos do curso

  • Visão Sistêmica do Centro de Controle Operacional (CCO)
  • Licitações e Contratos de Obras de Infraestrutura de Transportes
  • Projetos Ferroviários em BIM
  • Topografia e Aerofotogrametria com RPAs (drones) aplicada à Obras Ferroviárias
  • Licenciamento Ambiental Metroferroviário
  • Sistemas de Sinalização e Controle Metroferroviário
  • Infraestrutura e Superestrutura Ferroviária e suas aplicabilidades
  • Concepção e Manutenção de Obras de Arte Especiais, Túneis e Obras Subterrâneas
  • Manutenção de Infra e Superestrutura Metroferroviária
  • Inspeção Automatizada de Via Permanente
  • Dinâmica Ferroviária e Interação Veículo-via
  • Investigação de Acidentes Metroferroviária

Foco na prática profissional

O IPOG tem foco na união de teoria e prática, de forma que os alunos saiam preparados para os reais desafios do mercado. Dessa forma, são abordados estudos de caso e debates estratégicos para que os estudantes tenham uma visão mais aprofundada das técnicas e práticas da profissão.

Acompanhamento de novas tendências e tecnologias

O MBA propõe uma formação completa e inovadora. Durante o curso, o aluno poderá não só explorar a metodologia BIM e entender os seus princípios, mas também compreender assuntos importantes como o licenciamento ambiental, sistemas de sinalização e controle metroferroviário.

Todo o conteúdo é alinhado com os debates legais e profissionais atuais para impulsionar a carreira do engenheiro.

Professores de renome no mercado

O corpo docente do IPOG é formado por mestres e doutores com vasta experiência em seus campos de atuação. Dessa forma, há uma troca rica de conhecimentos para que os estudantes entendam as necessidades do setor, o dia a dia da profissão e sejam estimulados durante o processo de aprendizado.

Falem com nossos consultores de carreira

O MBA em Engenharia Ferroviária é um curso voltado para aqueles que querem expandir suas possibilidades e entrar em um setor com bastante potencial no mercado como é o metroferroviário.

Não perca tempo! Saiba na frente dos concorrentes com a melhor preparação para sua área de atuação. 

Acesse a página do curso, preencha o formulário e fale com nossos consultores de carreira.

Artigos relacionados

BIM e a compatibilização de projetos: você já sabe tudo sobre essa ferramenta? A relação entre BIM e a Compatibilização de projetos ainda é motivo de pesadelos e noites mal dormidas de muitos alunos e profissionais de arquitetura e engenharia. Entretanto, no texto de hoje vamos te mostrar que essa ferramenta não é nenhum fantasma ou bich...
Conheça 4 cargos que estão em alta na Engenharia Recentemente, uma reportagem publicada no site da Revista Exame abordou a reação no mercado da Engenharia. A base para a produção do conteúdo foi um novo estudo de tendências e salários no Brasil elaborado pela consultoria de recrutamento HAYS. Segundo o rela...
Por que existem tantos problemas em obras? Frequentemente vemos na imprensa notícias sobre obras com uma qualidade questionável. Em algumas, os problemas são tão graves que acabam culminando em tragédias. Mas por que será que isso acontece tanto, já que todas elas são, ou pelo menos deveriam ser, plane...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br