Há muito tempo, exercer a função de liderança de sucesso ultrapassou a ideia de apenas emitir ordens e esperar que as pessoas obedeçam. É certo que, atualmente, o imaginativo de um líder deve passar de alguém que apenas diz como as coisas precisam ser feitas.
Ou seja, deve ser uma pessoa capaz de orientar, além de estar aberta para ouvir feedbacks e visões diferentes.
Claro que essas qualidades são capacidades construídas — um bom líder, assim como qualquer outro profissional, precisa investir em suas habilidades e estar atento às tendências do mercado em relação à sua função.
Por isso, para ajudar você a entender melhor a liderança, este artigo apresenta o que esperar para os próximos anos e como se preparar para os desafios na profissão. Confira!
Como está o mercado de liderança?
Um ponto que define o antes e o .depois da liderança é a maneira com a qual as empresas lidam com os dados.
Pode parecer um assunto um pouco fora do que se espera de um líder, mas essa é a tendência: entender e utilizar as informações para o desenvolvimento das estratégias é uma capacidade fundamental para os líderes atuais de qualquer segmento.
Essa foi a conclusão a que o IBM Institute for Business Value chegou. O estudo constatou que os líderes que se destacam atualmente são aqueles que sabem lidar com os dados e entendem que eles são fundamentais para ter maior confiança dos consumidores.
A saúde mental como foco das organizações
Apesar de o grande foco do mercado de liderança ser a inteligência orientada a dados, isso não significa que os aspectos humanos não são importantes para exercer a função. Ainda mais quando se trata de situações de crises externas que acabam afetando a forma como o trabalho é exercido.
Em períodos assim, as relações humanas entram bastante em xeque, principalmente quando pensamos na saúde mental. O grande desafio é manter o engajamento e os resultados equilibrados, mesmo que não se saiba ao certo o que esperar do futuro.
Nesse sentido, o foco na empatia e tentar entender os limites de cada um é um importante passo para que a empresa possa alcançar seus objetivos, independentemente da situação externa.
Lideranças: novos olhares para melhoria de performance
Quando se trata de exercer a liderança, é fundamental entender que essa é uma função em constante transformação. Não existe uma única maneira de liderar, mas há formas que podem trazer melhores resultados.
O foco na performance de seus colaboradores é um importante passo, mas também é interessante compreender que o ato de liderar pode significar estar aberto: tanto às novas visões e técnicas como ao que os seus funcionários podem ensinar.
Tipos de lideranças e como elas influenciam os liderados
Para você entender melhor como a liderança pode se manifestar de diferentes maneiras, separamos aqui algumas das principais formas de exercê-la. Confira!
Democrática
Na liderança democrática, o líder procura ser uma pessoa bastante aberta com a sua equipe. Ele leva em consideração as opiniões, assim como delega mais responsabilidades. Seu intuito é direcionar e facilitar as ações, focando o engajamento.
Autocrática
Esse é um tipo de líder mais antigo, cujo objetivo é dar ordens, sem espaço para objeções. A autoridade é uma característica bastante comum desse tipo de líder, de forma que a equipe não tem autonomia.
Estratégica
A estratégica é aquela em que o líder investe no desenvolvimento do potencial humano. Assim, focando as qualidades, ele procura lidar com cada pessoa da maneira que ela é, destacando a sua individualidade.
Também é comum que esse tipo de liderança tente equilibrar as necessidades da empresa com a busca por novas estratégias de crescimento.
Transformacional
A liderança transformacional foca bastante a alta performance. O líder com essa característica incentiva seus colaboradores para que eles tragam soluções criativas e fora do óbvio.
É também um tipo de liderança que foca bastante as relações humanas. Por outro lado, pode não conseguir incentivar as habilidades individuais de sua equipe.
Transacional
Assim como o transformacional, essa é uma liderança que usa a criatividade e a inovação. No entanto, a sua forma de trabalhar é mais centrada, focando em ter metas mensuráveis e prazos.
É uma liderança concentrada em cumprir os procedimentos, por isso, não é comum o incentivo à busca por soluções inovadoras pelos liderados.
Como promover o bem-estar nas empresas por meio da liderança?
Agora que já entendemos como está o mercado quando o assunto é liderança e quais são os tipos, separamos algumas dicas de como exercê-la de forma eficiente.
Saiba mais a seguir!
Estimule o autoconhecimento
Um bom líder deve olhar para a sua equipe de uma maneira que vá além de ver apenas um colaborador. É importante uma visão humana e que foque entender que ali há uma pessoa com objetivos e ideais.
Nesse caso, estimular o autoconhecimento é uma atitude importante, pois fortalece a visão humana, além de auxiliar a saber quais são as suas qualidades e os pontos a melhorar.
Foque gestões humanizadas
Falando em relações, é muito importante o investimento na gestão humana. É essencial o treino para um olhar empático e que enxergue o colaborador como alguém capaz, não apenas um funcionário que deve receber ordens.
Promova cuidados com a saúde mental
A saúde mental é a base para um melhor desempenho e motivação dos colaboradores. Ainda mais em momentos de crise, já que ela é o suporte para lidar com essas situações.
Por isso, é muito importante que a empresa promova seus cuidados por meio de cultura de feedbacks, atendimento psicológico e treinamentos para o aperfeiçoamento emocional.
Faça cursos de especialização e de atualização
Uma boa liderança também tem relação direta com o investimento em conhecimento.
Existem muitas metodologias para liderar e é importante que quem for exercer essa função invista em especializações, não só voltadas ao segmento da empresa, mas também em melhorar a forma de orientar os outros.
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