O profissional responsável pelo gerenciamento e coordenação de projetos BIM está presente no dia a dia de projetos na construção civil e arquitetura.
Mas você sabe o que fazer para atuar na área e quais são as responsabilidades de um BIM Manager?
Segundo Alan Araújo, coordenador da Pós-graduação Master BIM: coordenação e gestão do IPOG, todo escritório precisa de um BIM Manager. O profissional é muito importante para implementar a metodologia em diversas obras, como de infraestrutura de transportes e rodovias.
Por isso, cada vez mais esse profissional tem sido requisitado para atuar nos canteiros de obra, e o mercado de trabalho está em busca de pessoas qualificadas.
Neste artigo, vamos explicar vários detalhes dessa área importante para a indústria AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção), além de como se especializar para atuar como gerente BIM e quais são as atribuições desse profissional. Acompanhe!
Gerenciamento e coordenação de projetos BIM: quais são as vantagens?
A metodologia BIM significa Building Information Modeling, ou Modelagem da Informação da Construção, e funciona como uma representação digital das características físicas e funcionais de uma edificação.
Por meio dessa ferramenta é possível que o profissional construa toda a obra em 3D na tela do computador.
Como o BIM fornece valor ao longo de todo o ciclo de vida de uma construção, gerentes de projeto, empreiteiros e gerentes de construção estão cada vez mais usando a metodologia para gerenciamento da obra.
Então, o BIM Manager trabalha com essa metodologia para projetar, planejar, executar e gerir uma obra. Em outras palavras, o profissional é um engenheiro civil que implementa todos os procedimentos BIM.
Ele atua como gerente entre a equipe do cliente, equipe do projeto, equipe contratada e cadeia de suprimentos.
Nos próximos tópicos, veja quatro benefícios do gerenciamento e coordenação de projetos BIM.
- Maior eficiência
Uma das principais vantagens do uso do BIM é que os projetos de construção têm um ciclo de vida mais curto e com maior eficiência. Todos os aspectos das fases de pré-construção e planejamento tornam-se mais fáceis de gerenciar e são concluídos mais rapidamente.
- Reduz custos e desperdício
O BIM Manager auxilia os empreiteiros nas melhores escolhas de materiais e agiliza o trabalho de construção e ajuda a minimizar os erros humanos que podem ocorrer durante a obra.
Ao melhorar as etapas de planejamento, o gerente BIM pode ajudar os empreiteiros a reduzir a quantidade de materiais desperdiçados e, assim, diminuir os custos.
- Comunicação e colaboração
BIM é uma metodologia que promove a cooperação e permite que todos os envolvidos no projeto colaborem e se comuniquem de forma clara.
Todas as informações podem ser acessadas via armazenamento em Nuvem, de qualquer lugar e a qualquer momento. Isso ajuda a evitar reuniões desnecessárias e gargalos durante a execução do trabalho.
- Melhores resultados finais
O uso do BIM tem como foco aprimorar os processos de planejamento e construção do projeto e, com isso, o projeto tem bons resultados.
O BIM é tão importante que em 2018 foi publicado um Decreto Federal instituindo a Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling no Brasil, com a finalidade de promover um ambiente adequado ao investimento em BIM e sua difusão no país.
Quais são as funções de um BIM Manager?
O papel do BIM Manager é implementar todos os procedimentos em BIM durante o planejamento, a construção e a entrega de um projeto de arquitetura e engenharia civil.
Entretanto, o papel desse profissional está em constante mudança para acompanhar as práticas de trabalho, que se renovam com o tempo, e novas tecnologias disponíveis nas áreas da Engenharia, Arquitetura e Construção.
Além disso, ele conta com estas 3 responsabilidades:
- Gerenciar a plataforma BIM de escolha de uma empresa (como Autodesk Revit)
- Aplicar padrões BIM dentro da empresa
- Fazer a curadoria e/ou criar uma biblioteca de conteúdo BIM de uma empresa
Quais são as soft skills necessárias para um BIM Manager?
Além de ter uma visão ampla de como funciona o BIM, o profissional que deseja atuar como gerente BIM precisa ter outras habilidades, como proatividade e saber lidar com pessoas. Outras características são:
- Comunicação
- Colaboração
- Flexibilidade
- Criatividade
- Liderança
Qual é a importância de investir em uma especialização para o gerenciamento e a coordenação de projetos BIM?
Com uma especialização para gerenciamento e coordenação de projetos BIM, você tem a chance de supervisionar todas as etapas de um projeto de construção, desde o planejamento e projeto até a construção e finalização da obra.
Você pode colaborar com planejadores de projeto, designers, engenheiros, auditores de qualidade e muitos outros agentes, com o objetivo de compartilhar informações sobre o projeto e tomar decisões baseadas em dados.
Além disso, para um profissional com essa especialização, as chances de ter sucesso no mercado de trabalho são promissoras, pois a ferramenta BIM é considerada uma revolução na construção civil.
É uma boa opção para quem quer alavancar a carreira profissional e aumentar o salário.
Conheça a pós-graduação remota Master BIM: coordenação e gestão do IPOG
A pós-graduação Master BIM: coordenação e gestão do IPOG foi desenvolvida em parceria institucional com as principais marcas/trades de softwares atuantes mundialmente.
Para quem trabalha com o BIM, sabe que ele já está presente no dia a dia de projetos, etapas de desenvolvimento e de construção de grandes empreendimentos.
Quem ainda não o utiliza deve ficar atento, pois o BIM está em fase de normatização e será item obrigatório em todo o país em muito pouco tempo.
Por meio da especialização do IPOG, o profissional estará apto a utilizar a metodologia BIM para modelar, informar, compatibilizar e, principalmente, identificar e solucionar possíveis ocorrências de problemas já na fase projetual da obra.
Com isso, é possível evitar que os erros sejam detectados anteriormente à execução da obra, pois, com o BIM, as falhas são encontradas antes de iniciar a construção.
O que você vai aprender no curso?
O profissional que escolher a pós-graduação do IPOG terá a chance de aprender, por meio de uma metodologia teórica-prática, os seguintes temas:
1) Introdução a Conceitos e Processos em BIM
2) Gestão de Pessoas e Cultura
3) Gestão da Informação, Qualidade e Indicadores
4) Protocolos e Normas BIM: Obras Públicas e Privadas
5) Estudos de Viabilidade e Análises
6) Processos e Fluxos de Projetos
7) Processos de Orçamentação
8) Planejamento e Utilização do BIM na Obra
9) Implementação e Documentação em BIM
11) Empreendedorismo e Marketing BIM
12) Desenvolvimento Integral do Potencial Humano
Seja orientado pelos melhores profissionais do mercado
O aluno da pós-graduação Master BIM: Coordenação e Gestão vai aprender com os melhores profissionais do mercado e respeitados nas suas áreas de atuação, entre eles:
- Lorí Crízel, arquiteto e urbanista membro da Academy of Neuroscience for Architecture (ANFA), autor de trabalho participante da Conferência Mundial de 2020 da ANFA e já teve livros publicados. Além disso, é membro do Comitê Especial Europeu de Pós-Graduação, tendo atuado em países como Inglaterra, Escócia, País de Gales e França.
- Outro excelente profissional que faz parte do corpo docente da especialização é o arquiteto e urbanista Alan Araújo, mestre em BIM e Realidade Virtual/Realidade Aumentada e membro do Comitê ABNT para criação da CIE-134 – BIM. Ele é também BIM Manager e diretor/sócio no Grupo Bloco e na ProjetoAcg, e trabalha com Projetos em BIM, treinamentos e palestras por todo o Brasil.
Conheça o IPOG
Uma instituição de ensino com nome e reconhecimento no mercado, que faz total diferença no currículo.
O IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação oferece diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro de docentes professores de excelência e renome no mercado. A proposta é um ensino humanizado que estimula o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno.
O IPOG está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal e conta com quase 20 anos de experiência em formar grandes profissionais.
A satisfação do aluno se tornou a sua marca registrada: o índice chega a 97,14% em todo o país. Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos já existentes no mercado, o que fez com que a instituição alcançasse o status que tem hoje.
Entre em contato agora mesmo e mude o seu futuro profissional.