Navigate
  • Sobre
  • Materiais
  • Cursos
    • Graduação
    • Pós Graduação
    • Curta duração
    • Educação corporativa
    • EAD
  • Artigos
    • Tecnologia
    • Educação e Cultura Organizacional
    • Comunicação e Marketing
    • Saúde
    • Direito
    • Desenvolvimento do Potencial Humano
    • Engenharia e Arquitetura
    • Gestão e Negócios
  • Homepage
  • Gestão e Negócios
  • Assessoria de Comunicação in Gestão e Negócios

Gerenciamento e coordenação de projetos BIM: confira como atuar na área

O profissional responsável pelo gerenciamento e coordenação de projetos BIM está presente no dia a dia de projetos na construção civil e arquitetura.

Mas você sabe o que fazer para atuar na área e quais são as responsabilidades de um BIM Manager?

Segundo Alan Araújo, coordenador da Pós-graduação Master BIM: coordenação e gestão do IPOG, todo escritório precisa de um BIM Manager. O profissional é muito importante para implementar a metodologia em diversas obras, como de infraestrutura de transportes e rodovias.

Por isso, cada vez mais esse profissional tem sido requisitado para atuar nos canteiros de obra, e o mercado de trabalho está em busca de pessoas qualificadas.

Neste artigo, vamos explicar vários detalhes dessa área importante para a indústria AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção), além de como se especializar para atuar como gerente BIM e quais são as atribuições desse profissional. Acompanhe!

Gerenciamento e coordenação de projetos BIM: quais são as vantagens?

A metodologia BIM significa Building Information Modeling, ou Modelagem da Informação da Construção, e funciona como uma representação digital das características físicas e funcionais de uma edificação.

Por meio dessa ferramenta é possível que o profissional construa toda a obra em 3D na tela do computador.

Como o BIM fornece valor ao longo de todo o ciclo de vida de uma construção, gerentes de projeto, empreiteiros e gerentes de construção estão cada vez mais usando a metodologia para gerenciamento da obra.

Então, o BIM Manager trabalha com essa metodologia para projetar, planejar, executar e gerir uma obra. Em outras palavras, o profissional é um engenheiro civil que implementa todos os procedimentos BIM.

Ele atua como gerente entre a equipe do cliente, equipe do projeto, equipe contratada e cadeia de suprimentos.

Nos próximos tópicos, veja quatro benefícios do gerenciamento e coordenação de projetos BIM.

  • Maior eficiência

Uma das principais vantagens do uso do BIM é que os projetos de construção têm um ciclo de vida mais curto e com maior eficiência. Todos os aspectos das fases de pré-construção e planejamento tornam-se mais fáceis de gerenciar e são concluídos mais rapidamente.

  • Reduz custos e desperdício

O BIM Manager auxilia os empreiteiros nas melhores escolhas de materiais e agiliza o trabalho de construção e ajuda a minimizar os erros humanos que podem ocorrer durante a obra.

Ao melhorar as etapas de planejamento, o gerente BIM pode ajudar os empreiteiros a reduzir a quantidade de materiais desperdiçados e, assim, diminuir os custos.

  • Comunicação e colaboração

BIM é uma metodologia que promove a cooperação e permite que todos os envolvidos no projeto colaborem e se comuniquem de forma clara.

Todas as informações podem ser acessadas via armazenamento em Nuvem, de qualquer lugar e a qualquer momento. Isso ajuda a evitar reuniões desnecessárias e gargalos durante a execução do trabalho.

  • Melhores resultados finais

O uso do BIM tem como foco aprimorar os processos de planejamento e construção do projeto e, com isso, o projeto tem bons resultados.

O BIM é tão importante que em 2018 foi publicado um Decreto Federal instituindo a Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling no Brasil, com a finalidade de promover um ambiente adequado ao investimento em BIM e sua difusão no país.

Quais são as funções de um BIM Manager?

O papel do BIM Manager é implementar todos os procedimentos em BIM durante o planejamento, a construção e a entrega de um projeto de arquitetura e engenharia civil.

Entretanto, o papel desse profissional está em constante mudança para acompanhar as práticas de trabalho, que se renovam com o tempo, e novas tecnologias disponíveis nas áreas da Engenharia, Arquitetura e Construção.

Além disso, ele conta com estas 3 responsabilidades:

  1. Gerenciar a plataforma BIM de escolha de uma empresa (como Autodesk Revit)
  2. Aplicar padrões BIM dentro da empresa
  3. Fazer a curadoria e/ou criar uma biblioteca de conteúdo BIM de uma empresa

Quais são as soft skills necessárias para um BIM Manager?

Além de ter uma visão ampla de como funciona o BIM, o profissional que deseja atuar como gerente BIM precisa ter outras habilidades, como proatividade e saber lidar com pessoas. Outras características são:

  • Comunicação
  • Colaboração
  • Flexibilidade
  • Criatividade
  • Liderança

Qual é a importância de investir em uma especialização para o gerenciamento e a coordenação de projetos BIM?

Com uma especialização para gerenciamento e coordenação de projetos BIM, você tem a chance de supervisionar todas as etapas de um projeto de construção, desde o planejamento e projeto até a construção e finalização da obra.

Você pode colaborar com planejadores de projeto, designers, engenheiros, auditores de qualidade e muitos outros agentes, com o objetivo de compartilhar informações sobre o projeto e tomar decisões baseadas em dados.

Além disso, para um profissional com essa especialização, as chances de ter sucesso no mercado de trabalho são promissoras, pois a ferramenta BIM é considerada uma revolução na construção civil.

É uma boa opção para quem quer alavancar a carreira profissional e aumentar o salário.

Conheça a pós-graduação remota Master BIM: coordenação e gestão do IPOG

A pós-graduação Master BIM: coordenação e gestão do IPOG foi desenvolvida em parceria institucional com as principais marcas/trades de softwares atuantes mundialmente.

Para quem trabalha com o BIM, sabe que ele já está presente no dia a dia de projetos, etapas de desenvolvimento e de construção de grandes empreendimentos.

Quem ainda não o utiliza deve ficar atento, pois o BIM está em fase de normatização e será item obrigatório em todo o país em muito pouco tempo.

Por meio da especialização do IPOG, o profissional estará apto a utilizar a metodologia BIM para modelar, informar, compatibilizar e, principalmente, identificar e solucionar possíveis ocorrências de problemas já na fase projetual da obra.

Com isso, é possível evitar que os erros sejam detectados anteriormente à execução da obra, pois, com o BIM, as falhas são encontradas antes de iniciar a construção.

O que você vai aprender no curso?

O profissional que escolher a pós-graduação do IPOG terá a chance de aprender, por meio de uma metodologia teórica-prática, os seguintes temas:

1) Introdução a Conceitos e Processos em BIM

2) Gestão de Pessoas e Cultura

3) Gestão da Informação, Qualidade e Indicadores

4) Protocolos e Normas BIM: Obras Públicas e Privadas

5) Estudos de Viabilidade e Análises

6) Processos e Fluxos de Projetos

7) Processos de Orçamentação

8) Planejamento e Utilização do BIM na Obra

9) Implementação e Documentação em BIM

10) Gestão de Contratos

11) Empreendedorismo e Marketing BIM

12) Desenvolvimento Integral do Potencial Humano

Seja orientado pelos melhores profissionais do mercado

O aluno da pós-graduação Master BIM: Coordenação e Gestão vai aprender com os melhores profissionais do mercado e respeitados nas suas áreas de atuação, entre eles:

  • Lorí Crízel, arquiteto e urbanista membro da Academy of Neuroscience for Architecture (ANFA), autor de trabalho participante da Conferência Mundial de 2020 da ANFA e já teve livros publicados. Além disso, é membro do Comitê Especial Europeu de Pós-Graduação, tendo atuado em países como Inglaterra, Escócia, País de Gales e França.
  • Outro excelente profissional que faz parte do corpo docente da especialização é o arquiteto e urbanista Alan Araújo, mestre em BIM e Realidade Virtual/Realidade Aumentada e membro do Comitê ABNT para criação da CIE-134 – BIM. Ele é também BIM Manager e diretor/sócio no Grupo Bloco e na ProjetoAcg, e trabalha com Projetos em BIM, treinamentos e palestras por todo o Brasil.

Conheça o IPOG

Uma instituição de ensino com nome e reconhecimento no mercado, que faz total diferença no currículo.

O IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação oferece diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro de docentes professores de excelência e renome no mercado. A proposta é um ensino humanizado que estimula o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno.

O IPOG está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal e conta com quase 20 anos de experiência em formar grandes profissionais.

A satisfação do aluno se tornou a sua marca registrada: o índice chega a 97,14% em todo o país. Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos já existentes no mercado, o que fez com que a instituição alcançasse o status que tem hoje.

Entre em contato agora mesmo e mude o seu futuro profissional.

Se você gostou de ler sobre a importância do gerente BIM, confira outros conteúdos em nosso blog:

  • Gestão e Engenharia de Sistemas Elétricos: conheça o MBA remoto do IPOG
  • As 7 oportunidades das edificações inteligentes e de alto desempenho
  • 5 projetos de design de interiores inovadores e aplicáveis

Artigos relacionados

Excel avançado: 6 recursos para subir de nível O Microsoft Excel é um programa bastante conhecido, mas nem sempre bem aproveitado. Há recursos que não são devidamente usados ou nem sequer são conhecidos. Por isso, fazer um curso de Excel Avançado será uma ótima oportunidade para descobrir mais detalhes...
Reestruturação financeira: o case que contou com os trabalhos de um professor e de um aluno IPOG No post de hoje vamos falar de um assunto que ainda é muito temido por diversos profissionais: a reestruturação financeira. Administrar uma empresa requer um esforço gigantesco, afinal muitas são as funções e obrigações a serem cumpridas para que ela se manten...
Aluno IPOG é aprovado em Certificações de Planejador Financeiro e ANBIMA em Investimentos Ao passar em 10º lugar em um concurso do Banco do Brasil, em 2014, Mario Henrique Ramos viu sua vida tomar um novo rumo. Na época ele estava no terceiro ano de Engenharia de Produção na Unifae de São João da Boa Vista, (SP), mas se descobriu profissionalmente ...
Next Read: Prova pericial: entenda como funciona e veja os modelos »
Assessoria de Comunicação: Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br
Leave a Comment
Related Post
  1. Liderança na era da IA: como se tornar um líder altamente disputado na atualidade
  2. Episódio sobre Inteligência Artificial marca estreia da nova temporada do IPOG Cast
  3. Estratégias para usar a Black Friday e conquistar clientes o ano inteiro

All Rights Reserved | View Non-AMP Version

Powered by AMPforWP