Como um gestor de negócios pode impulsionar sua carreira?

Cropped shot of a group of businesspeople standing in the office

Um gestor de negócio nem sempre está disposto a colocar sua capacidade e energia nas coisas que realmente importam. Em boa medida, são engolidos pela rotina do dia-dia, dos prazos para cumprirem compromissos e isso lhes rouba tempo precioso para pensar novos rumos e estratégias para o negócio. Encontramos exemplos de profissionais dedicados e leais, que no dia a dia, empenham-se bastante para alcançar o caminho de crescimento da empresa, porém pecando ao dedicar pouco tempo a planejar e traçar estratégias mais efetivas. Isso se traduz em muito esforço despedido e nem sempre resultados alcançados.

O caminho da profissionalização passa necessariamente por desenvolver certa calma interior e sabedoria para decidir sobre os melhores caminhos/ alternativas para o empreendimento; de ampliar a atenção em conhecer profundamente seu time e de orientá-los sobre os rumos que a empresa necessita seguir. Partindo da análise, o que podemos notar de comum nos bons gestores de negócios?

1. Aptidão para liderança na sua carreira

Um bom gestor de negócios reúne qualidades de um líder, se mostrando um profissional com capacidade de conciliação, assumindo uma postura inspiradora, para conseguir extrair o melhor que sua equipe pode dar, cultivando um clima nutritivo e espírito de colaboração. Ele entende que o seu sucesso depende do bom desempenho da equipe como um todo. Portanto, mesmo ocupando um cargo de finanças, ele deve desenvolver um olhar que vá além dos números, planilhas e cronogramas. Ele enxerga as pessoas, seus potenciais individuais e harmonia nos processos, para que atinjam elevados níveis de engajamento e consequentemente, de resultados.

2. Busca pelo conhecimento

O gestor entende que o seu papel à frente da condução de uma empresa lhe obriga a buscar, cada vez mais, um arcabouço ferramental mais aprimorado. Portanto, ele é a pessoa que está sempre investindo em novos conhecimentos, em formas aprimoradas de obter êxito e conduzir sua equipe a superar metas. Mas essa busca por conhecimento não acontece de forma particular, mas compartilhada. A cada novo conhecimento adquirido, o gestor se encarrega de transmiti-lo à sua equipe, para que todos possam avançar em pensamento, conduta e resultados, somando aos seus esforços.

Como saber se estou sendo um bom gestor?

Uma maneira eficiente de medir seu desempenho à frente de um negócio é promovendo um mapeamento, de tempos em tempos, da evolução da empresa em termos operacionais e financeiros. Para isso, escolha um período como marco inicial e levante uma série de indicadores mais importantes, do ponto onde a empresa se encontra.

Após esse levantamento, estabeleça uma periodicidade para as métricas estabelecidas (mensal, trimestral, semestral, etc) para fazer um novo mapeamento dos mesmos índices apurados anteriormente e passe a compará-los. Procure abordar questões sobre faturamento da empresa, indicadores de produtividade dos membros da equipe, lucro por período, por produto, por unidade de negócios. Acompanhe também os gastos efetuados, acompanhamento do custo e da qualidade dos principais projetos da empresa.

Ao fazer uma leitura sincera dos índices colhidos a cada período de avaliação ficará claro perceber quais pontos têm sido prejudiciais e quais têm conquistado avanços. Com esse termômetro nas em mãos, fica mais fácil avaliar se suas estratégias estão surtindo efeitos reais e esperados no decorrer do tempo.

Como aprimorar as técnicas de gestão?

Agora que você começou a desenhar seu mapa de condução do negócio e a fazer olevantamento de índices para mensurar a evolução da empresa, é fundamental investir no conhecimento de técnicas necessárias que auxiliarão a corrigir os pontos fracos identificados.

Substitua o empirismo, a velha fórmula da tentativa e erro, pelo conhecimento embasado de profissionais que estudam cenários tão ou mais complexos do que os que você vivencia. Para isso, os MBAs são um importante auxílio, ao trazerem teorias testadas e validadas de cenários empresariais, e promover o estudo de cases reais de sucesso.

O Instituto de Pós Graduação e Graduação IPOG possui uma vasta gama de MBAs que podem auxiliá-lo em diferentes fases de seu desenvolvimento profissional, como o MBA Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças Corporativas, o qual sou coordenador.

Como saber se estou no caminho certo?

Essa é uma das perguntas mais fáceis de serem respondidas. Basta recorrer ao seu mapeamento bimestral e ver a evolução lucrativa da empresa. Um negócio pode ser considerado de sucesso pela sua capacidade em gerar lucro. E veja bem, quando digo lucro, estou sendo bem específico àquele percentual que realmente resta à empresa depois de todos os acertos com credores, de capital de giro e de recursos para sua manutenção.

Com o ebook: as 4 Disciplinas da Execução – Princípios essenciais para a sua empresa você terá embasamento para investir na prática do seu negócio.

Por incrível que pareça, vemos empresas com faturamentos estratosféricos, que se julgam lucrativas, mas que quando vão fechar a conta percebem que estão lucrando pouco perto da sua capacidade em faturar. Isso é algo preocupante, pois um gestor que não enxerga os gargalos onde essa empresa está permitindo que o dinheiro se esvaia, vai viver uma falsa ideia de crescimento. Faturamento alto é importante, desde que ele resulte em lucro.

Dicas para um gestor de sucesso

– Desenvolva habilidades de liderança

– Invista na sua equipe extraindo o melhor de cada um

Otimize recursos. Faça mais com menos

Descubra os gargalos que estão consumindo seus lucros e estanque-os

– Use racionalmente os recursos de que dispõe

– Busque corrigir erros com mais rapidez

Evite repetir os mesmos erros

– Avalie periodicamente seus índices de desempenho

– Invista constantemente em conhecimento

Gostou? Para seguir no caminho de sucesso, confira mais sobre o MBA em Gestão de Negócios do IPOG

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Camilo Cotrim: Mestre em Contabilidade pela FUCAPE Business School. Pós-graduado em Estratégia; Pós-graduação em Docência do Ensino Superior. Especializou-se em Finanças/Sebrae, em Franchising/ Franchising University/SP e Lead Assessor – MCG/Batalas. APG Sênior Amana-Key. Especialização, MBA em Gestão Organizacional Franklin Covey/IPOG; formado em administração pela PUC/GO. Formação de Conselheiro pelo IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Iniciou sua carreira no Sistema Sebrae em 1991 permanecendo por 11 anos, onde exerceu cargos de consultor, instrutor de treinamentos e gerente de projeto. De 2001 a 2007 atuou no segmento da educação superior onde exerceu cargo de Diretor Administrativo Universidade Salgado de Oliveira – (Universo), assumindo também as funções de Professor na graduação, pós-graduação, coordenador de pós-graduação, coordenador de Estágios e professor da graduação até 2015. Em 2007 assumiu a função de diretor no Hospital São Francisco de Assis, prestando também assessoria e consultoria a entidades de classe hospitalares em Goiás. Empreendeu como sócio em indústria de pequeno porte, empresa de consultoria (Dókimos), (Ressonância Magnética); Foi sócio da Dr. Atende JÁ!. Atualmente exerce a função de Conselheiro e realiza mentoria a executivos para preparação para sucessão familiar. Coordena o curso MBA em Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças Corporativas. É professor de pós-graduação no IPOG. Sócio da ELLEVTI Inteligência em Negócios; Sócio da Prospera.