Como o curso de Terapia Cognitivo-Comportamental pode ser um divisor de águas em sua carreira
O curso de terapia cognitivo-comportamental é uma excelente opção de especialização para aqueles que desejam obter expertise na área da psicologia clínica.
Essa abordagem psicológica é uma combinação de conceitos do Behaviorismo com teorias cognitivas e busca focar no momento presente. Ela pode ser utilizada para o tratamento de problemas emocionais, como transtornos psicológicos, e comportamentais, como o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).
Apesar da teoria ser vista na graduação, a especialização aborda o tema de forma mais completa. Nela, são aprendidas técnicas específicas para o tratamento de vícios, manias e transtornos, bem como entendimento das habilidades terapêuticas que irão enriquecer e melhorar os atendimentos.
Além do conhecimento, uma especialização no currículo irá colocá-lo(a) em outro patamar no mercado de trabalho, proporcionando destaque em vagas concorridas ou na preferência dos pacientes.
Ficou interessado? Neste artigo, vamos explicar como funciona essa abordagem, quais as possibilidades de atuação e os benefícios da especialização.
Boa leitura!
Como funciona a Terapia Cognitivo-Comportamental
A Terapia Cognitivo-Comportamental, também chamada de TCC, parte do princípio que os transtornos emocionais e físicos são decorrentes do modo como as pessoas interpretam os eventos do dia a dia.
Desse modo, os psicólogos dessa vertente trabalham tentando ressignificar a percepção que os pacientes têm sobre suas emoções, comportamentos e situações. A partir disso, é possível tratar os anseios e vivências negativas que o indivíduo tenha passado.
No momento de tratar o paciente, o profissional especializado irá utilizar técnicas aprendidas no curso de Terapia Cognitivo-Comportamental para identificar padrões de comportamento.
Nessa abordagem, também é comum que o psicólogo passe tarefas de reflexão para serem feitas em casa. Por exemplo, sugerir que o paciente fique atento em como se comporta nas situações aflitivas ou refletir sobre determinado tema abordado na sessão.
Portanto, a função do terapeuta é educar o paciente, fazendo com que ele entenda que aqueles pensamentos aflitivos estão interferindo na sua qualidade de vida.
Esse trabalho é feito para que o indivíduo ganhe autonomia e consiga estabelecer o equilíbrio mental sem auxílio de terceiros ou sem estabelecer com a terapia um relação de “muleta emocional”.
Principais técnicas utilizadas no TCC
- Aumento da consciência do indivíduo, a fim de identificar os fatores que desencadeiam tais comportamentos;
- Anotações com registros de emoções e atitudes no momento de vivenciar as experiências negativas (essas informações podem ser horário, dia ou pensamentos);
- Controle de estresse, com o trabalho de exercícios e consciência;
- Entendimento do estado psíquico. Dessa forma, se torna mais fácil identificar as recaídas e trabalhar para que não o(a) afete tanto;
- Reversão dos hábitos para que o paciente mude a percepção sobre determinados episódios vivenciados.
A principal característica do TCC é ser uma abordagem ampla. Ela permite que diversas técnicas sejam utilizadas, a fim de melhorar o tratamento. Tudo irá depender do perfil do paciente.
Quais são as possibilidades de atuação?
Quem opta por realizar um curso de Terapia Cognitivo-Comportamental pode seguir por três áreas: psicologia hospitalar, clínica ou ainda a área acadêmica.
A psicologia clínica é uma das áreas mais procuradas por quem possui formação nessa abordagem. Afinal, ela está diretamente relacionada com a complexidade da psique humana e a vontade de resolver conflitos.
A área hospitalar é outra que costuma ser requisitada pelos alunos dessa especialização. O profissional atua na preparação de pacientes e também fornece o suporte psicológico necessário para aqueles que são terminais. Ele também pode trabalhar no auxílio da equipe sobre a melhor conduta com familiares e pacientes.
Essa abordagem possui bons resultados quando aplicada no tratamento da depressão, transtornos alimentares e compulsivos, ansiedade, síndrome do pânico etc.
Quando falamos no setor acadêmico, o profissional pode realizar mestrados, doutorados e pós-doutorados estudando o TCC para se tornar educador na área.
Atendimentos online são novas opções para o profissional
A popularização da internet trouxe benefícios também para a psicologia. Os atendimentos psicológicos online já são realizados por diversos profissionais, facilitando o alcance dos pacientes.
A prática é regularizada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), no entanto, não deve ser feita de qualquer forma. Existem diretrizes bem consolidadas quanto a tecnologia utilizada, metodologia e o atendimento correto.
Como está o mercado de trabalho?
E já que estamos falando sobre uma nova forma de atuação no mercado, é preciso entender como ele está.
Como você deve saber, a psicologia é uma área muito popular, fazendo com que o mercado seja acirrado.
No entanto, a profissão ganhou uma grande projeção nos últimos anos devido a maior abertura sobre temas da saúde mental, como a depressão e ansiedade. Além disso, o debate quebrou estigmas em relação à terapia, fazendo com que seja algo mais bem aceito na sociedade.
Por esses motivos, ainda que o mercado seja concorrido pelo grande número de profissionais, a psicologia clínica tem ganhado novo fôlego. Principalmente ao se falar de profissionais bem qualificados e preparados.
Benefícios de fazer o curso de Terapia Cognitivo-Comportamental
Agora que você já entendeu o que é a TCC e as possibilidades que a abordagem oferece ao profissional, deve saber também que o curso de Terapia Cognitivo-Comportamental proporciona benefícios que vão do aprendizado especializado até ganhos em relação ao mercado de trabalho. Confira agora outras vantagens.
Aprofundamento do conhecimento
O primeiro grande benefício é, claro, se aprofundar no tema. Apesar da graduação oferecer uma base sólida das demais correntes teóricas e abordagens psicológicas, em uma especialização é possível entrar ainda mais no assunto.
Melhor desempenho no trabalho
O curso em Terapia Cognitivo-Comportamental, além do aprofundamento na abordagem, também oferece disciplinas que irão melhorar as técnicas utilizadas nas sessões de terapia.
A grade é formada por professores com ampla experiência profissional e teórica. Devido a isso, o aluno terá uma maior bagagem na hora do aprendizado sobre o melhor modo de abordar determinados assuntos ou na sugestão de exercícios reflexivos para o paciente realizar em casa.
Diferencial competitivo
Uma pós-graduação ou MBA no currículo significa maior valor de mercado, afinal, aquele profissional investiu mais em sua formação e possui maior conhecimento do que seus concorrentes.
Consequentemente, o psicólogo tem mais chances de ser contratado em vagas competitivas. Quando falamos em trabalhos autônomos, também é uma forma de atrair mais clientes e mostrar propriedade sob o tema para esses pacientes.
Networking profissional
O curso de Terapia Cognitivo-Comportamental é uma boa oportunidade de iniciar ou expandir o seu networking profissional.
Assim como você, os demais alunos já estão inseridos no mercado e buscam a pós-graduação para potencializar o sucesso profissional.
Por isso, a chance de encontrar pessoas que possuem os mesmos interesses que os seus são altas. Daí, podem surgir parcerias, projetos inovadores e até mesmo indicações.
Atualizar-se com as novas ferramentas
Outro ganho e motivo pelo qual cursos de especialização são procurados é a atualização do profissional quanto as tendências do mercado.
Em geral, os professores estão sempre em busca de novidades para repassar aos seus alunos e discutir em sala. Além do próprio contato com discentes que possuem suas bagagens pessoais.
Essas são apenas algumas das vantagens, mas o curso de Terapia Cognitivo-Comportamental pode oferecer muitas mais aos alunos.
Ainda assim, é comum que algumas pessoas se sintam em dúvidas quanto à escolha. Se esse é o seu caso, continue a leitura para entender se esse curso dialoga com os seus interesses e perfil.
Será que o curso de Terapia Cognitivo-Comportamental é para mim?
A especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental sempre será válida para aquelas pessoas que se interessam pela carreira clínica e flertaram com a abordagem desde a graduação.
Além disso, algumas características são fundamentais para a identificação com o curso e, consequentemente, conquistar uma melhor aprendizagem. Por exemplo, as pessoas analíticas poderão se sentir mais atraídas, já que é necessário grande poder de observação para atuar na psicologia clínica.
Outro ponto a considerar é que essa será uma área melhor aproveitada por quem sabe lidar bem com pessoas e se comunica bem.
A comunicação adequada é imprescindível para quem trabalha com pessoas. Afinal, uma palavra com entendimento dúbio pode causar confusão no entendimento do paciente, concorda?
Portanto, se você se identificou com essas características e ainda quer aumentar a sua segurança no momento de realizar atendimentos clínicos, o curso de Terapia Cognitivo-Comportamental é para você!
Conheça o curso de especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG)
O curso de Terapia Cognitivo-Comportamental do IPOG foi desenvolvido, especialmente, pensando nos profissionais que desejam aumentar suas técnicas de atendimento clínico.
Nele, o aluno irá aprofundar seu conhecimento na prática clínica cognitivo-comportamental, atuando no tratamento de transtornos mentais. Além disso, o estudante sairá com uma variedade de conhecimentos, comprovada através de evidências dos fenômenos psicopatológicos.
A prática também é foco de prioridade. Por esse motivo, através de vivências e estudos de caso ao longo do curso, o aluno é estimulado a ter contato com a prática que irá encontrar no mercado de trabalho.
O IPOG se destaca em relação às demais instituições, ao passo que dedica um módulo para a Gestão de Carreira e Consultório, incrementando o entendimento de mercado e concorrência no aluno. Além disso, a fim de promover o protagonismo e autonomia intelectual do discente, o instituto também possui Ligas de Estudo Independente (LEI’s).
Para entender mais sobre o curso, confira o vídeo abaixo.
Para mais informações, entre em contato conosco!
Se você se interessou por esse artigo, talvez goste destes outros três:
- Como a Psicologia Positiva pode impactar a sua vida pessoal e profissional?
- Possibilidades de incremento financeiro para os profissionais de Psicologia?
- Aluna IPOG conta como a Psicologia Positiva ajudou na evolução da sua empresa
Sobre o IPOG
O IPOG conta com diversos cursos de ensino superior. No seu quadro, é possível encontrar profissionais docentes de excelência e renome no mercado. A proposta é de um ensino humanizado, que estimule o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno.
O Instituto está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal. Dessa forma, acumula quase 20 anos de experiência na formação de grandes especialistas.
A satisfação do aluno tornou a sua marca registrada. A prova disso é o índice discente, que chega a 97,14% em todo o país.
Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos já existentes no mercado. Isso fez com que o IPOG alcançasse o status que tem hoje.
Não deixe de investir no seu futuro e se tornar aquele profissional que sempre sonhou.
Aproveite também para fazer o download gratuito do nosso material Como se planejar financeiramente para uma pós-graduação. Basta acessar o link!
Entre em contato conosco para mais informações. E para manter-se por dentro das dicas e novidades, siga o nosso perfil no Instagram e página no Facebook!
Até a próxima!