20 milhões de seguidores em dois meses: 5 pontos de marketing que fazem o sucesso de Juliette no BBB e nas redes sociais

Considerada a protagonista no Big Brother Brasil 2021, a advogada paraibana Juliette Freire, de 31 anos, é fenômeno não apenas entre os participantes do reality show como também nas redes sociais.

Em apenas dois meses integrando o programa da Rede Globo, a maquiadora ultrapassou a marca de 20 milhões de seguidores no Instagram, tendo iniciado a competição com pouco mais de 3 mil. Esse resultado foi alcançado com o carisma de Juliette, mas também com uma excelente gestão de marketing.

O uso de comunicação estratégica para aumentar o engajamento e posicionar bem os participantes do BBB não é novidade. Anteriormente, a atriz e cantora Manu Gavassi também viu o fortalecimento dos seus perfis na web graças a um plano de marketing que continha muito conteúdo atrativo preparado com antecedência.

Em uma era na qual influencers digitais são a bola da vez, consolidar uma carreira fora da casa tem sido o foco de muitos participantes, além do prêmio milionário. Assim, a notável profissionalização e o refinamento da gestão de perfis, marcas e negócios é uma tendência forte e que vai muito além do mundo dos reality shows.

Contudo, é cada vez mais evidente que esse universo tem seus cases de sucesso, e o crescimento do Instagram de Juliette é um deles. Confira algumas razões pelas quais as redes sociais da participante do BBB são um fenômeno!

5 razões para o sucesso da marca Juliette nas redes sociais

De acordo com dados da Hype Auditor, plataforma de marketing e analytics, em março, o Instagram de Juliette Freire tinha uma das maiores taxas de engajamento no Brasil, alcançando a 30ª posição do ranking nacional.

Recentemente, uma foto da BBB paraibana postada no Instagram recebeu, em seis minutos,1 milhão de curtidas. Recorde que, até então, era da cantora estadunidense Billie Eilish.

Logo depois de ultrapassar a marca de 18 milhões de seguidores e superar a participante do BBB Viih Tube, a empresa BPM Com, responsável pela comunicação de nomes como Anitta, fechou um contrato de assessoria com a BBB, para cuidar de sua imagem e carreira pública.

Mas como Juliette chegou até aqui?

Profissionais capacitados

Antes do reality show, Juliette incumbiu dois amigos para a gestão de suas redes sociais: sua sócia do estúdio de maquiagem, Deborah Vidjinsky, e o marido dela, o publicitário Huayna Tejo. Diante dos desafios crescentes, considerando a popularidade do reality show da Rede Globo, o casal resolveu montar um time.

A equipe de profissionais de comunicação organizada conta com 18 pessoas, entre redatores, designers, gestores e produtores de conteúdo. O grupo opera de forma setorizada, dividido em turnos entre os perfis do Instagram, Twitter e TikTok, a fim de assegurar que não haja sobrecargas.

A maioria são voluntários, mas há expectativa de remuneração posterior com a receita gerada após o programa, segundo explicaram os principais administradores das contas, em live no dia 28 de março.

Agilidade

Outra característica marcante dos perfis de Juliette na web é a comunicação ágil. A produção de material em cima do que acontece na casa e de como a participante se posiciona no jogo é extremamente rápida, atual e eficaz. Tão logo começam as votações do jogo, há peças publicitárias nas contas, com orientações e links.

Além disso, o time Juliette se encarrega de liderar a produção de conteúdo viral, monitora os comentários e as interações, adequando a comunicação ao momento e à necessidade do público, sendo capaz de gerir crises de forma imediata e assertiva.

Vale mencionar também que os perfis são atualizados constantemente, há muito material da integrante do BBB 21 para ser compartilhado em todas as plataformas, aumentando o alcance e o engajamento.

Identificação e linguagem

Apesar de ter sido alvo de comentários até pelo modo de falar, Juliette se mantém autêntica, gerando empatia e intimidade com o público. Nesse sentido, a equipe das redes sociais tem investido em alinhamento seguindo a maneira como a participante vem construindo sua imagem dentro da casa.

Assim, o time garimpou antigos stories, imagens de infância, além das múltiplas faces da BBB – que, além de advogada e maquiadora, canta e é dona de uma personalidade muito extrovertida – para humanizá-la diante do público, facilitando a identificação.

Entre os destaques de seu perfil no Instagram é possível encontrar fotos pessoais anteriores ao BBB, interações com sua família, além de filtros e templates exaltando as origens nordestinas e o modo de falar da região. Especialmente, a linguagem usada nos perfis é muito similar à que é vista diariamente em uso pela sister.

Mesmo o posicionamento político da sister rende engajamento nos perfis, como o ocorrido no anúncio dos 17 milhões de seguidores no Instagram. O visual da postagem já traz a oposição declarada ao candidato político associado ao número, o que gerou muita interação com fãs que compartilham da mesma perspectiva e ideais.

Um olho na TV e o outro no Instagram

Uma das estratégias adotadas para gerar engajamento no Instagram é torná-lo uma extensão do programa e explorar as oportunidades geradas cotidianamente.

Em linhas gerais, a produção e edição de vídeos de Juliette é como se fosse uma continuação da conversa e das interações com a audiência do reality show.

Sabendo dessa demanda por mais conteúdo, a head do Instagram de Juliette, Têca Falcão, optou por explorar essa vertente que direciona e retém o público da TV. O material produzido sempre deve ser relevante, atrativo e alternar entre temas mais sérios e de humor.

Multiplataforma

Outro caminho adotado para fortalecer a marca Juliette foi a multiplataforma. Com o objetivo de ir aonde o público está, a participante do BBB 2021 tem perfis oficiais em cada uma das principais redes sociais, e, além de grupos no Telegram e no Facebook, há uma conta com playlists no Spotify.

No entanto, não se trata apenas de ter uma conta em cada plataforma, como muitas empresas fazem tentando seguir uma lógica omnichannel, por exemplo. Além de um head de conteúdo específico para Twitter, Instagram, Facebook e TikTok, a abordagem e a estratégia são segmentadas.

Afinal, cada plataforma tem naturalmente modos de operar distintos e diferentes comportamentos e expectativas de consumo dos usuários. Assim, a equipe tenta oferecer experiências de acordo com cada tipo de rede social.

Enquanto o Twitter pede comentários como uma cobertura de evento, nos grupos é possível trabalhar um marketing de comunidade; já no TikTok, comentar e repostar dublagens, como uma espécie de user-generated content, são algumas das táticas adotadas.

É graças a essas ações estratégicas, com processos bem definidos e uma equipe competente, que o Instagram de Juliette registrou nas últimas semanas uma taxa de engajamento acima dos 7%. É mais participação dos fãs (comentários, curtidas e follows) do que ocorre nos perfis das cantoras Beyoncé (1,2%) e Anitta (1,7%).

Resultados de qualidade são frutos do trabalho em marketing

Diante do crescimento exponencial da sister no Instagram, muitas pessoas questionaram se não haveria compra de seguidores impulsionando o perfil. Para responder a isso, o head de marketing de Juliette, Huayna Tejo, publicou no Twitter uma série de dados mostrando resultados reais, fruto do trabalho realizado.

Juliette segue crescendo no BBB e nas redes sociais. Já são mais de 1 milhão de followers no Twitter, 3 milhões de inscritos no TikTok e outros milhares nas outras plataformas. Contudo, sem dúvidas, apostar em profissionais experientes, com visão estratégica, foi o que fez da participante uma campeã na web.

Oportunidades na área de marketing digital, branding e comunicação estão em alta nos mais diversos setores, e muitos são os profissionais disponíveis. Entretanto, para entregar resultados que se destacam da multidão, é preciso investir em capacitação e conhecimento que gere excelência da estratégia ao operacional.

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