O mercado de Comunicação e Marketing está em constante mudança, principalmente com a aceleração da transformação digital. Diante disso, os profissionais da área devem se informar sobre as principais tendências, para responder às demandas da atualidade de maneira mais ágil e assertiva.
Por isso, quem quer se destacar na área em 2023 precisa focar em cursos de atualização, especializações e eventos para se manter alinhado com as necessidades do mercado e atuar de forma estratégica nas empresas.
Neste artigo, o IPOG mostra o que esperar do mercado de Comunicação e Marketing no próximo ano, as tendências que devem se estabelecer no futuro e como os profissionais podem se adequar. Confira!
Mercado de Comunicação e Marketing na atualidade
A demanda por profissionais de Comunicação e Marketing aumentou nos últimos anos e o avanço das inovações tecnológicas. Muitas empresas, de diferentes segmentos, precisaram se atualizar para fortalecer as suas marcas e se aproximar do seu público nesse cenário.
A partir de 2020, as empresas se viram obrigadas a manter canais alternativos para se comunicar e vender produtos e serviços. Assim, a presença digital teve um boom ainda maior e se mantém em alta.
Contudo, estar no universo digital, ter canais de vendas e atendimento já são questões básicas. A demanda atual requer uma visão mais analítica e estratégica dos profissionais.
A visão estratégica baseada em dados, o marketing de conteúdo, as mídias sociais e o foco no consumidor estão entre as principais áreas em expansão. Desse modo, os profissionais capacitados para atuar nesses campos de atuação se tornam mais requisitados e podem ajudar as empresas a conquistar melhores resultados.
Ou seja, é preciso investir em conhecimento aprofundado para se destacar no mercado e se mostrar como um profissional completo e capaz de enfrentar desafios maiores.
Principais áreas de atuação
- Ciência de dados;
- Executivo de contas;
- Inbound Marketing;
- Gestão de e-commerce;
- Curadoria de chatbot;
- Tráfego pago;
- Estratégia de SEO;
- Mídias sociais;
- Marketing de relacionamento;
- Endomarketing;
- Customer Success;
- Jornalismo de dados;
- Inteligência de mercado.
9 tendências de comunicação e marketing para 2023
A melhor forma de se preparar para 2023 é estudar o que está por vir e buscar formas de qualificação para acompanhar o mercado.
Abaixo, o IPOG apresenta 9 tendências de comunicação e marketing que devem se fortalecer nos próximos anos – e que merecem sua atenção. Confira!
User Experience
O User Experience (UX) é a experiência do usuário com plataformas, aplicativos e outros canais de uma empresa. Esse conceito é essencial para saber de que maneira o cliente interage com essas soluções, a fim de identificar os pontos que precisam de melhorias e aprimorar a experiência dele com a marca.
Customer Success
O Customer Success (sucesso do cliente) busca manter os clientes por mais tempo para ampliar a receita das organizações. Assim, envolve todas as interações com o cliente, desde o onboarding, para que o consumidor seja apresentado às soluções.
Com o acompanhamento mais próximo, é possível acompanhar a jornada do cliente com o uso do seu serviço e promover a fidelização no pós-venda.
Flux Commerce
O Flux Commerce se refere à expansão de uma marca para outra área que não costumava atuar. Nessa fluidez, as empresas podem ampliar o seu leque de produtos e serviços.
Para inovar e alcançar novas possibilidades, as organizações e profissionais de comunicação e marketing podem conhecer melhor as dores do mercado e investir em projetos-pilotos voltados para inovações.
Supersegmentação
A tendência à supersegmentação, por sua vez, se direciona a aumentar a eficiência de campanhas, ao focar um público mais específico.
Dessa forma, os profissionais devem analisar pesquisas de mercado, para entender dados demográficos e comportamentais de clientes. Como resultado, é possível desenvolver conteúdos apropriados para cada público, a fim de atrair e fidelizar clientes.
A supersegmentação também permite encontrar influenciadores digitais do nicho escolhido, a fim de ampliar o alcance das marcas.
Branding
O termo branding é usado para se referir ao conjunto de estratégias que envolvem a gestão da marca de uma empresa. Dessa forma, se direciona a escolher a sua identidade visual e as ações voltadas para promover a marca, bem como as iniciativas para cultivar a boa reputação.
Para a gestão de marca ser mais eficiente, é necessário apresentar consistência, focando estratégias para posicionamento e tom de voz.
Além disso, é importante se voltar para o trabalho de operação, para manutenção da marca no dia a dia e aplicação dos elementos apropriados.
Marketing humanizado
O marketing humanizado é uma tendência que se consolida como um contraponto ao movimento de automação e padronização de processos de atendimento. Dessa forma, busca se conectar com consumidores que estão cada vez mais motivados a engajar com as marcas com posicionamentos semelhantes.
O profissional de marketing deve desenvolver habilidades para gerar sensações de empatia e interação entre as marcas e os compradores. Para isso, é importante entender as dores dos clientes e investir em boas histórias que estabeleçam identificação.
Marketing de conteúdo
Depois, o marketing de conteúdo é uma estratégia que vem se consolidando, principalmente com a importância das redes sociais para aproximar empresas e consumidores. A criação de material relevante, como posts de blogs e e-books, pretende apresentar soluções para dores de clientes, sem fazer promoção direta da marca.
A aproximação é feita por meio de conteúdo que gere valor ao cliente e o torne um defensor da marca. Contudo, a novidade é que análises de dados e negócios devem estar cada vez mais presentes para gerar insights importantes para as empresas.
Data Marketing
O Data Marketing, que é o uso de dados para a tomada de decisões de marketing, é mais uma tendência que ganha cada vez mais espaço atualmente. A produção de conteúdo pode ser orientada por dados, a fim de melhorar os resultados e aumentar as chances de atingir objetivos.
Com isso, termos como data driven, data analytics, big data e outras devem se tornar rotina para os profissionais de marketing. Do mesmo modo, a área deve aproveitar ferramentas como o Power BI para apresentar tais números e relatórios de forma inteligente.
Omnichannel
A estratégia omnichannel se direciona a criar uma experiência de compra mais personalizada e unificada para os clientes de uma empresa. Dessa forma, a organização se posiciona de forma integrada em todos os pontos de contato com o lead e o consumidor.
Assim, é possível estreitar mais o relacionamento e melhorar a experiência do cliente.
Como os profissionais podem se preparar para o futuro?
Os profissionais de marketing e comunicação enfrentam a necessidade de se atualizar continuamente para atender às demandas de um mercado dinâmico e competitivo. Alguns pontos são essenciais para se preparar para o futuro.
Saiba, a seguir, como os profissionais podem se preparar para o futuro.
Faça networking
Fazer um bom networking é essencial para consolidar qualquer carreira profissional.
Cultivar uma boa rede de contatos ajuda a se destacar no mercado e alcançar mais reconhecimento. Procure ser visto como um profissional confiável e experiente, para manter uma boa reputação, ser convidado para novos projetos e ganhar indicações.
Para isso, você pode se manter ativo em redes sociais como o LinkedIn e participar de eventos da sua área. A produção de conteúdo também ajuda a divulgar o seu trabalho e chegar a recrutadores.
Depois, mantenha-se uma pessoa prestativa, para auxiliar os seus colegas a solucionar questões.
Invista em cursos de curta duração
Os cursos de curta duração são uma ótima oportunidade para atualizar o seu currículo de uma forma mais rápida. Assim, você pode ganhar uma habilidade técnica ou aprender a usar uma nova ferramenta tecnológica, a fim de se manter competitivo.
Eles são rápidos, voltados para práticas e focados em um tópico específico. Por isso, garantem assertividade na formação e permitem que o profissional apresente as inovações com maior agilidade.
Aposte em cursos de especialização
Os cursos de especialização são ideais para quem deseja alçar novos voos em sua carreira profissional. Cursos de pós-graduação permitem que você amplie o seu networking, desenvolva competências e aumente as chances de conquistar cargos mais altos.
O foco é unir teoria e prática, bem como receber orientação de professores que têm histórico de sucesso em suas carreiras.
Portanto, é a forma perfeita para que o profissional se prepare para alcançar cargos e remunerações mais altos.
Conheça o IPOG
O IPOG é uma instituição de ensino superior com mais de 20 anos de atuação. Ela está presente em todo o país, com 52 unidades, e já fez parte da trajetória de mais de 100 mil alunos.
O corpo docente é formado por profissionais com ampla experiência acadêmica. A equipe ainda é constituída de doutores, mestres e especialistas respeitados em suas áreas de atuação.
Por isso, quem escolhe o IPOG conta com orientação de ponta para alcançar o sucesso profissional e enfrentar os desafios do mercado.
Pós-graduação em Comunicação e Marketing
Os cursos do IPOG são idealizados para oferecer aos alunos uma sólida abordagem teórica. Além do mais, as aulas também são voltadas para a aplicação prática, com apresentação de cases de sucesso.
Conheça as especializações em Comunicação e Marketing da instituição:
- Neuromarketing Aplicado à Compra, Venda e Fidelização de Clientes – Pós-Graduação remota
- Business Strategy com Ênfase em Marketing – MBA Presencial
- Gestão e Inteligência Comercial no Ambiente 4.0 – MBA Remoto
- Marketing Estratégico – MBA Remoto
- Marketing: do Clássico ao Digital – MBA Remoto
- Gestão Comercial, Negociação e Inteligência de Mercado – MBA Presencial –