Exibido no país desde 2002, o Big Brother Brasil acumula edições com altos e baixos, mas tem sido destaque nos últimos anos, por ter conseguido se renovar e se adaptar à passagem do tempo, diante de importantes mudanças tecnológicas e no consumo de conteúdo televisivo.
O BBB 21, na esteira do que já tinha sido visto em 2020, vem alcançando uma importante presença tanto nas redes sociais quanto fora delas.
Nos dois primeiros meses no ar, a audiência desta edição do programa superou a anterior em mais de 5 milhões de pessoas, o que representa um aumento de 17% ou 4 pontos. Em 2021, o reality show bateu os recordes de público das últimas oito edições, de acordo com dados do Kantar Ibope Media.
O BBB 21 é um negócio de sucesso não apenas em audiência. O programa estreou com oito patrocinadores (Americanas, Amstel, Avon, C&A, McDonald’s, P&G, PicPay e Seara), cujo valor total das cotas ultrapassa R$ 500 milhões. Vale mencionar que mais marcas foram adicionadas ao longo de cada semana.
Essa visibilidade proporcionada pelos merchandising no programa tem dado resultados. A rede de fast-food McDonald’s patrocinou a Festa do Pijama, no dia 13 de março, e viu suas vendas de lanches subirem 80% após a festa. Além disso, a marca emplacou cinco palavras-chave nos trending topics do Twitter.
Está claro que o BBB 21 é um case de sucesso. Neste artigo, descubra algumas lições de marketing que a gestão de negócios pode aprender com esse fenômeno da TV.
3 lições de marketing para aprender com o BBB 21
Não é preciso assistir ao reality show da Rede Globo, seja na TV aberta ou paga, ou ainda nas plataformas de streaming, para ficar por dentro do que acontece na casa mais vigiada do Brasil. Basta estar em alguma rede social.
Somente o anúncio dos nomes dos participantes, dias antes de a atração começar, rendeu mais de três milhões de tweets, após semanas de movimentada especulação. E a tendência continuou, pois se tornou comum ver temas relacionados ao BBB 21 entre os assuntos mais comentados na plataforma diariamente.
Nos perfis oficiais do programa, que acumulam milhões de seguidores, a interação com o público acontece durante todo o dia e se intensifica quando o programa está no ar.
Confira alguns dos itens que compõem o arsenal do plano de marketing deste reality show!
Desde a edição de 2020, o BBB tem apostado nos chamados influenciadores digitais. A aposta do ano passado, a princípio, gerou muita dúvida quanto à sua eficiência em atrair o público, já que até então as edições eram compostas de pessoas desconhecidas.
Separados em grupo camarote e grupo pipoca, a ideia de trazer influencers deu certo, aumentou a audiência e a visibilidade do programa nas redes sociais mais famosas, como Twitter, Facebook e Instagram. Por isso, o formato foi mantido no BBB 2021.
Ao trazer os influenciadores, o BBB mobilizou também os fandoms e as comunidades existentes de cada participante VIP não só para torcer por seus ídolos como também interessados em ver a interação cotidiana deles com os anônimos.
- Identificação com o público
A escolha do elenco de participantes do BBB é um fator que costuma chamar a atenção. Tanto no lado dos participantes do camarote quanto daqueles que fazem parte da pipoca, são colocadas pessoas com trajetórias de vida que dialoguem com a população em alguma medida.
São professores como João, advogadas como Juliette, mas também cantores, atores e YouTubers amplamente conhecidos no país, inclusive pelas gerações mais jovens que não conhecem o BBB desde a primeira edição.
Pelos participantes, o reality já estabelece uma comunicação com o público ofertando representantes de várias regiões do Brasil, diversas pautas sociais, visões políticas, histórias de vida e personalidades com as quais cada brasileiro poderá se reconhecer, se engajar, ter empatia e torcer para ser o ganhador do R$ 1,5 milhão.
Vale lembrar, por exemplo, que esta é foi edição do programa com maior número de participantes autodeclarados negros, seguindo uma tendência de muitas empresas ao rever sua relação com a diversidade, a fim de melhorar a sua identificação com os consumidores e refletir de forma mais precisa a sociedade nacional.
Nas redes sociais, como o Instagram, por exemplo, o BBB 21 explorava também o carisma dos participantes e as situações cotidianas na casa.
- Multicanal
Outro destaque observável nas contas em redes sociais do BBB 21 é a aposta em estratégias multicanal, também conhecidas como omnichannel. Cada perfil e as publicações estão ligados a outros canais, especialmente o site oficial do reality show.
Cada rede é gerenciada seguindo suas especificidades e com produção de conteúdo personalizada, seguindo os formatos de maior sucesso. O site concentra a cobertura do programa, faz uso de user-generated content, como os memes e vídeos do Dropz BBB, e há também um podcast do reality.As estratégias utilizadas nas redes da plataforma Globoplay também seguem alinhadas com os perfis oficiais do programa. Os assinantes da plataforma, inclusive, podem interagir por áudio no quadro do #CATBBB21, apresentado pelo humorista Rafael Portugal.
Além dessas ferramentas, o BBB21 faz uso do marketing de oportunidade, explorando datas comemorativas, do conteúdo em formato storytelling, as famosas edições que geram empatia, divertem e agregam valores positivos à marca e muitos outros recursos.
A era digital do marketing chegou com tudo a esse reality show e tem gerado resultados não apenas para a marca, como também para os participantes, que, ao fazer bom uso da visibilidade do programa, têm fortalecido seus perfis na web, como é o caso de Juliette, que alcançou mais de 20 milhões de seguidores durante o reality.
Um fenômeno!
Quem deseja se destacar ao desenvolver e aplicar estratégias de marketing, no trabalho com empresas, marcas e influencers precisa estar sempre buscando atualização e qualificação profissional. Por isso, formações como as especializações e MBAs têm sido a aposta de muitos profissionais da área.
O IPOG oferece uma série de cursos com foco em marketing e comunicação. Antes de tomar uma decisão sobre onde estudar, fale conosco e conheça as vantagens de se tornar aluno dessa instituição.
Gostou deste artigo sobre lições de marketing com o BBB 21? Confira mais três títulos que podem te interessar:
- Curso Gestão de projetos digitais: conheça o MBA Digital Strategy Leadership
- Marketing pessoal: tire suas dúvidas e confira oito dicas infalíveis
- Vantagens de uma pós-graduação em um mercado de trabalho pós-pandemia
Conheça o IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação
Uma instituição de ensino com nome e reconhecimento no mercado, que faz total diferença no currículo.
O IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação – oferece diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro de docentes professores de excelência e renome no mercado. A proposta é um ensino humanizado que estimula o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno.
O IPOG está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal e conta com quase 20 anos de experiência em formar grandes profissionais.
A satisfação do aluno se tornou a sua marca registrada: o índice chega a 97,14% em todo o país. Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos já existentes no mercado, o que fez com que a instituição alcançasse o status que tem hoje.