A Engenharia é um segmento que se direciona a oferecer soluções para problemas práticos. Dessa forma, os profissionais da área precisam se especializar para entregar respostas viáveis técnica e economicamente, de acordo com as últimas tendências construtivas e de mercado.
Sabendo que esse setor está com alta demanda por engenheiros civis, ambientais e da área de TI, é essencial acompanhar as inovações tecnológicas e práticas sustentáveis para investir em uma graduação e pós-graduação promissoras.
Para entender melhor o que vem por aí em 2023, diante da retomada do mercado de construção e da economia, o IPOG apresenta este artigo. Nele, você encontra as principais expectativas em relação à Engenharia e como os profissionais podem se preparar para lidar com os desafios. Confira!
Expectativas para a engenharia no Brasil
Conforme a pesquisa Guia Salarial 2023, elaborada pela consultoria Robert Half, as formações em Engenharia fazem parte da lista de áreas e de profissões em alta no mercado. A demanda por profissionais desse setor é motivada, especialmente, por questões relacionadas à logística e aos princípios ESG (sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança).
Além disso, nos últimos dois anos, o incremento das vendas por e-commerce levou a desafios de logística para o setor, bem como a necessidade de contratar profissionais especializados de Engenharia. Assim, profissionais habilitados para as novas práticas passaram a ser valorizados pelas corporações.
Nesse sentido, graduados em Engenharia podem atuar em diversas frentes. A depender da especialização, as remunerações médias chegam a R$ 6 mil, mesmo nos primeiros anos de atuação.
Ou seja, é uma excelente possibilidade para quem quer se dedicar e seguir carreira e obter sucesso no mercado.
Valorização de profissionais qualificados
Os profissionais mais qualificados também tendem a conseguir melhores oportunidades de trabalho. Portanto, ter uma boa formação e especialização em uma instituição de referência no currículo é fundamental para se destacar entre os concorrentes.
Além do conhecimento técnico, os cursos de pós-graduação trabalham as habilidades comportamentais, chamadas de soft skills. Esses conteúdos são essenciais para se comunicar de forma assertiva, se relacionar bem com colegas e se adaptar bem às situações desafiadoras.
Áreas promissoras para formação e especialização em Engenharia em 2023
- Engenharia Civil;
- Engenharia Mecatrônica;
- Engenharia Ambiental;
- Engenharia de Produção;
- Engenharia de Software;
- Engenharia Mecânica;
- Engenharia Elétrica;
- Engenharia de Alimentos;
- Engenharia de Dados.
7 tendências para Engenharia em 2023
A Tecnologia da Informação (TI) e o data science estão entre as principais tendências para a engenharia no próximo ano. Com o auxílio de softwares de gestão, é possível ter planejamento e previsibilidade e reduzir custos na construção.
Para que você se prepare, confira as 7 principais tendências em engenharia para os próximos anos.
Realidade aumentada
A realidade aumentada é uma das principais tendências da construção civil atualmente. Por meio dessa tecnologia, as equipes conseguem ter acesso a um modelo de empreendimento, mesmo com o projeto ainda no papel.
Sendo assim, é possível encontrar eventuais falhas, propor melhorias e tornar os projetos mais atrativos para os clientes. Há, ainda, quem aposte no metaverso para revolucionar a construção civil.
Data science
A carreira de Engenharia de Dados é uma das oportunidades em data science em crescimento e um grande destaque no mercado. O profissional dessa área se dedica ao desenvolvimento, à construção, ao teste e à manutenção de arquiteturas de dados.
Sendo assim, o especialista é responsável por criar o pipeline de dados, envolvendo desde a coleta até a entrega para análise ou com o objetivo de alimentar um serviço com base em análise preditiva.
Softwares de gestão e automação de processos
Outra tendência em expansão em Engenharia é a automação. Os processos produtivos e construtivos passam, cada vez mais, a ser automatizados com a utilização de softwares. Dessa forma, empresas e equipes ganham em produtividade, reduzem gastos e otimizam o tempo.
A possibilidade de gerenciar softwares e tirar bons insights deles também é um fator de destaque. Profissionais que dominam essas tendências saem à frente dos concorrentes e conseguem cargos de gestão em construtoras e incorporadoras imobiliárias.
Obras inteligentes e sustentáveis
O conceito de obra inteligente, com o uso de automação, também abre novas oportunidades. O controle de persianas e de iluminação, a aspiração central e o piso aquecido são alguns exemplos de soluções tecnológicas que pretendem dar maior conforto às pessoas.
Além do mais, a agenda da sustentabilidade ganha cada vez mais espaço nas engenharias. Nesse sentido, a redução do descarte de resíduos, o uso de materiais recicláveis e a cobertura verde estão entre as soluções adotadas pelo setor e são pontos indispensáveis para os novos profissionais.
Eficiência energética
Estudos apontam que mais de 40% de toda a energia elétrica consumida no país é destinada ao setor construtivo. Portanto, a gestão de projetos com eficiência energética tem forte demanda.
Os empreendimentos com esse benefício ganham uma diferenciação em relação à concorrência, aumentando o valor de mercado. Além disso, as construtoras podem melhorar a reputação e garantir diferenciais aos clientes, como economia energética mensal.
Building Information Modeling (BIM)
O BIM é o processo holístico de criação e gerenciamento de informações para um recurso construído. Na engenharia, ele integra dados multidisciplinares para criar representações digitais detalhadas que são gerenciadas em uma plataforma aberta na nuvem para colaboração em tempo real.
O uso de ferramentas como essa é essencial para atender às novas demandas do mercado de trabalho, visto que auxiliam a gerenciar equipes e processos. Assim, o BIM oferece variadas soluções para as rotinas de planejamento estratégico e controle financeiro, por exemplo.
Supply chain
O termo supply chain se refere à cadeia de suprimentos que envolve os processos e os diferentes caminhos pelos quais os produtos passam. Desde a retirada da matéria-prima até a entrega ao consumidor final, o profissional qualificado atua para entender e melhorar os serviços, bem como reduzir os custos operacionais.
Assim, esse é um ponto essencial da logística e cujo conhecimento destaca profissionais de Engenharia para atuar com inteligência nas empresas.
Como os profissionais podem se preparar para essas inovações?
Para se preparar para as mudanças no mercado de Engenharia em 2023, é essencial investir em conhecimento técnico e científico, bem como em competências comportamentais valorizadas pelo mercado de trabalho.
Com a alta demanda, o setor deve chamar a atenção de vários profissionais, e, assim, a competitividade tende a aumentar.
Nessa perspectiva, é primordial buscar instituições de ensino de qualidade com cursos que acompanham essas tendências em sua grade curricular e metodologia de ensino. Além disso, é preciso analisar a qualificação do corpo docente e a satisfação dos estudantes egressos.
Conheça o IPOG
O IPOG oferece cursos de graduação em 4 áreas do conhecimento, mais de 120 opções de especialização e cerca de 60 opções de cursos de curta duração, que abrangem todas as áreas do conhecimento.
Para ajudar você a ocupar as melhores posições do mercado, as grades curriculares dos cursos são atualizadas e completas, a fim de instrumentalizar os estudantes para se tornarem profissionais versáteis e aptos.
Além disso, o corpo docente do IPOG é formado por professores de excelência e com renome no mercado, que levam cases e vivências reais para as aulas.
Pós-graduação em Engenharia em 2023 no IPOG
O IPOG oferece diversos cursos de curta duração, MBA e pós-graduação em Engenharia.
Confira algumas opções:
- Engenharia Portuária – MBA Remoto
- Engenharia Rodoviária – MBA Remoto
- Gerenciamento de Obras, Produtividade e Tecnologia da Construção – MBA Remoto
- Gestão da Manutenção – MBA Remoto
- Gestão da Qualidade e Produtividade – MBA Remoto
- Projeto e Construção de Estruturas Metálicas e de Madeira – MBA Remoto
- Gestão de Obras – MBA EaD
- Projeto e Execução de Instalações Prediais com Aplicação de Software – MBA Remoto
- E muito mais!
Fale com nossos consultores de carreira, garanta a sua vaga e torne-se um profissional disputado no mercado!
Gostou deste artigo sobre o mercado de Engenharia em 2023? Leia também outros conteúdos em nosso blog:
- Projeto e Construção de Obras Industriais e Especiais: conheça o novo curso do IPOG
- Metaverso na construção civil: como revolucionar a experiência do cliente
- Mapeamento de processos em Engenharia: aprenda gestão de qualidade com o IPOG
- Neuroarquitetura em ambientes hospitalares: guia completo para ter sucesso na área