Edição revisada do livro Gerenciamento da Qualidade na Indústria Alimentícia já está disponível para compras!
3 minutos de leitura
09 de novembro de 2017

Edição revisada do livro Gerenciamento da Qualidade na Indústria Alimentícia já está disponível para compras!

Professor do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG), Marco Túlio Bertolino tem outra novidade para a literatura técnica do segmento de alimentos: o relançamento do livro Gerenciamento da Qualidade na Indústria Alimentícia.

Já contamos aqui sobre a sua mais nova obra Ciência e Tecnologia para a Fabricação de Biscoitos – Handbook do Biscoiteiro, lançada em setembro deste ano. Ainda não viu? Clica aqui e confira agora!

Desta vez, o relançamento traz ao público uma edição totalmente revisada, isso porque a obra trata o tema Gerenciamento da Qualidade integrando duas normas: a ISO 22000 (Gestão da Segurança dos Alimentos) e a ISO 9001 (Gestão de Qualidade), a qual passou por revisão e, portanto, foi atualizada no livro para que os leitores tenham acesso ao tema de forma correta.

Marco explica que os textos comentados sobre a ISO 9001:2008 foram substituídos e melhorados, considerando as novidades da ISO 9001:2015. Diz o autor: “Esta nova versão, além de vir com uma linguagem e estrutura mais afinada para implementação de sistemas de gestão integrados, dá uma maior ênfase a gestão de negócios considerando contextualização das organizações, se preocupa bastante com gestão de mudanças, e de forma bem marcante, com a gestão de riscos; todos temas importantíssimos”.

O que o livro pode oferecer ao leitor?

Quem adquirir a obra terá em mão um livro que entra a fundo no tema Gestão da Qualidade e em como produzir alimentos competitivos pela redução de custos de não qualidade, a partir de controle de processos que garantam atendimento as especificações, a questões contratuais e, acima de tudo, permitam manter uma produção segura de alimentos, especialmente pelo uso de ferramentas de gestão de riscos como o APPCC (Análise de Perigos em Pontos Críticos de Controle) e BPF (Boas Práticas de Fabricação).

Paras as empresas que estão em processo de implantação destas normas ou que fazem seu gerenciamento ou o up grade para a ISO 9001:2015, o livro é um ótimo guia para a execução destas ações.

Onde comprá-lo?

O livro já está disponível e foi relançado pela editora ARTMED. Segundo Marco Bertolino, a procura tem sido muito grande! Para os interessados, basta acessar aqui e efetuar a compra!

Por que é importante falar sobre isso?

Ao comentar sobre a importância de disponibilizar uma obra como esta, Marco diz que num cenário globalizado como o nosso, onde produtos são importados e exportados para todos os lugares, as organizações que produzem alimentos, suas matérias-primas, insumos e embalagens devem estar preparadas para absorver as mudanças tecnológicas e econômicas de maneira rápida e satisfatória. “Considerando que estas transformações são cada vez mais intensas e dinâmicas, a qualidade passa a ser uma exigência absoluta dos consumidores, portanto dos mercados”, afirma o professor.

Quais são as contribuições do livro para os MBAs que trabalham gestão da qualidade e da segurança dos alimentos?

Coordenador e professor do MBA em Gestão da Qualidade & Engenharia de Produção do IPOG, Marco pensou na produção do livro para atender, logicamente, os alunos da pós-graduação da instituição, profissionais que já estão no mercado e buscam aprofundar os conhecimentos através de um MBA.

Além disso, a obra vem atender aqueles que desejam, acima de tudo, a interação de conceitos teóricos em temas modernos como know how do dia-a-dia nas organizações, conhecimentos que, quando aplicados, ajuda as empresas a brigar de forma mais assertiva no mercado global de alimentos, que é fundamental ao PIB brasileiro.

 

 


Artigos relacionados

Brasil: um país com DNA empreendedor Seja em momentos de crise, ou mesmo de prosperidade econômica, o brasileiro possui em seu DNA um elemento empreendedor, que o destaca do restante da população mundial. Para se ter uma ideia, na comparação mundial, o Brasil apresenta a maior taxa de empreendedo...
Conheça o Handbook do Biscoiteiro: um livro sobre os processos técnicos de um segmento que muito cre... Ciência e Tecnologia para a Fabricação de Biscoitos – Handbook do Biscoiteiro – é o nome que intitula o mais novo livro do professor Marco Túlio Bertolino. Escrito em parceria com o Alexandre Braga, a obra foi lançada em setembro deste ano e traz à tona um ass...
Simulador virtual permite maior autonomia ao investidor na hora de direcionar seus investimentos O Tesouro Direto lançou uma ferramenta para ajudar o investidor a decidir o destino de suas aplicações. Trata-se de um simulador que permite estabelecer comparações entre os títulos públicos disponíveis e as demais aplicações como poupanças, CDB, LCI/LCA e fun...

Sobre Marco Bertolino

Coordenador e Professor no MBA Gestão da Qualidade & Engenharia de Produção do IPOG. Possui mais de 20 anos de experiência em gestão no segmento industrial e alimentício, com foco em Gestão de Processos, Gerenciamento da Qualidade, Segurança de Alimentos e Gestão Ambiental.

Comentários