6 ideias imperdíveis para empreender em 2018. Confira
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08 de novembro de 2017

6 ideias imperdíveis para empreender em 2018

Diversas pesquisas apontam para um cenário de recuperação econômica em 2018. Porém, ainda será um ano que cobrará resiliência e muita perspicácia dos empreendedores, devido à redução de crédito no mercado, e de uma retomada gradual do consumo. Sendo um ano excelente para empreender.

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) fez um levantamento das ideias mais procuradas pelos brasileiros para se empreender e notou uma tendência: os setores de serviços e o alimentício são as grandes apostas para quem busca deixar o cenário de crise para trás e tomar as rédeas da sua carreira.

Além de apresentarem demanda constante, mesmo em tempos de crise, os dois setores não requerem grandes complexidades na hora de se dar o passo inicial e abrir a própria empresa. O setor de serviços demanda baixíssimos investimentos na abertura do negócio.

Atenção para as áreas que atendam necessidades básicas de reparações, ou mesmo serviços especializados que permitam reduzir os custos operacionais de outras empresas, como as consultorias. Quem optar por esse caminho terá grandes chances de prosperar.

Ideias mais procuradas no Sebrae para empreender

FoodTruck

A lanchonete móvel mais popular dos últimos tempos, os foodtrucks, são meios práticos e versáteis de se oferecer uma refeição rápida e volante onde quer que esteja o seu público. Um ramo que tem crescido muito no Brasil, tanto pela sua versatilidade, quanto pelas formas de se inserir no mercado. Seja em foodparks fixos, ou ao participar em eventos itinerantes, os foodtrucks demandam apenas duas coisas para se darem bem: boas ideias e muito sabor.

A dica para quem pretende entrar nesse ramo é pensar de que forma pode se diferenciar do que já é oferecido hoje. Criar uma marca pessoal, um tempero único, um jeito diferente de se servir pratos clássicos.. Enfim, a criatividade e habilidades culinárias serão fundamentais para o sucesso neste ramo. E não se esqueça que a estilização do truck também contribuirá na hora de atrair o cliente. O design ajuda a atrair público, mas será a superioridade do prato servido que o fará voltar, ou recomendar o seu truck para os demais.

Lanchonete

Agora se o seu estilo não é tanto itinerante, mas acredita no potencial do setor alimentício, então a opção é investir em uma lanchonete. Popular nos quatro cantos do mundo, as lanchonetes são a versão de serviço alimentício mais simples de se abrir. Pesquisa do Sebrae mostra que o ramo da alimentação é o segundo maior gasto do brasileiro, perdendo apenas para os gastos com habitação.

Identifique uma demanda em potencial para seu negócio. Crie receitas diferenciadas para pratos clássicos. Assim como os foodtrucks, é preciso investir na criatividade como forma de se diferenciar da maioria. Todos que investem em alimentação precisam ter em mente que a fidelização do cliente vem pela aceitação das receitas. Portanto, escolha insumos de qualidade, invista na formação de uma equipe com aptidão pela cozinha e preze pelo bom atendimento.

Distribuição de comidas prontas

Mais uma forma de lucrar no ramo alimentício: a distribuição de comidas prontas, ou como ficaram popularmente conhecidas, marmitas. Para ter sucesso neste tipo de empreendimento, desenhe seu plano de negócios buscando um valor agregador à refeição: ingredientes orgânicos, sem gluten (lowcarb), comida caseira. Ou seja, desenvolva o segmento que pretende atender para desenvolver receitas saborosas e originais dentro deste segmento.

Outra ponta importante para se pensar é na logística de distribuição. Estipular um prazo diário para receber as encomendas é fundamental para se ter tempo de se traçar um itinerário ágil e que gaste menos combustível. Lembrando que as pessoas esperam receber suas comidas quentes, frescas e em bom estado. Marmitas amassadas, remexidas pelo transporte, não são bem vistas.

Distribuidora de bebidas

Agora se as suas habilidades culinárias não lhe permitem investir no ramo alimentício, o setor de bebidas é bastante atrativo pelos mesmos motivos: não apresentam redução da demanda. O setor de distribuição de bebidas tem crescido, assim como o seu público. Um ramo que coloca em prática sua habilidade de negociação com fornecedores, para que possa oferecer preços finais mais atrativos aos seus clientes.

A variedade de bebidas não alcóolicas e alcóolicas permitem um mix de produtos amplo. Buscar empresas que mantêm plantas industriais mais próximo a você ajuda bastante no cumprimento de prazos. Importante focar no treinamento da equipe de atendimento, para que possam ir além dos pedidos do cliente, e passem a sugerir produtos complementares ao entenderem o propósito das compras.

E-commerce

O comércio eletrônico se mostrou a modalidade mais eficiente de investimento para quem quer oferecer produtos, mas não dispõe de condições para abrir uma loja física. É preciso conquistar um domínio na internet e um software de gerenciamento de pedidos para dar os primeiros passos. Depois, colocar em prática sua visão estratégica para anunciar promoções em sites populares que possam levar os internautas até a sua página. O mesmo drama vivido pelas lojas físicas também é compartilhado no ambiente virtual: a captação de clientes. A vantagem da loja virtual é que, neste caso, seu cliente pode estar em qualquer lugar do globo, bastando estar conectado à internet, para chegar à sua loja.

A presença virtual também permite que sua loja funcione 24 horas por dia e atender clientes de locais distantes do seu canal de distribuição. Os valores com o frete devem ser levados em consideração na composição dos preços aplicados. O crescente número de usuários brasileiros na internet ajudam a atrair a atenção para as lojas virtuais.

Consultoria

Agora se suas habilidades estão mais concentradas na expertise profissional de algum determinado assunto como contabilidade, administração, área jurídica, ou demais especialidades, você é um forte candidato a atuar como consultor para empresas do mercado que precisam alavancar pontos que você domina. Ao invés de ingressar na empresa como um colaborador, você pode se tornar um prestador de serviços especializado em diagnóstico e elaboração de planos de negócios. Uma forma de adquirir experiência em diversas empresas, ao invés de ficar restrito a uma única corporação.

O consultor tem o papel de propor soluções, desenhar novos formatos de ações perfeitamente aplicáveis ao dia a dia da empresa e oferecer o treinamento para que suas ideias saiam do papel. Com as informações coletadas, o consultor desenvolve, implanta e viabiliza um projeto de desenvolvimento empresarial de acordo com as necessidades específicas de cada cliente.  Não há necessidade de se investir na abertura de um escritório físico, visto que é uma atividade que pode ser desenvolvida via home office.

Características comuns a todos os empreendedores

Independente da área que se escolha para empreender, lembre-se de seguir os seguintes passos:

  • Realizar um estudo de mercado;
  • Elaborar um plano de negócio, contemplando todas as etapas de desenvolvimento da sua ideia;
  • Fortalecer o networking;
  • Estudar meios de se tornar conhecido;
  • Buscar aconselhamento financeiro e contábil;
  • Acompanhar de perto o desenvolvimento do seu negócio.

Veja como 2018 promete ser o ano de superação da crise.

Descubra como montar um super time para empreender.

 


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Sobre Joe Weider

Joe Weider - Mestre em Administração; Coordenador do MBA Empreendedorismo e Inovação do IPOG; e Professor de Cenários, Estratégia Competitiva e Inteligência, do Instituto de Pós-Graduação e Graduação do IPOG.

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