Três dicas para entrar em estado de flow e melhorar seu desempenho
Com certeza você já se pegou fazendo alguma coisa que te fez perder a noção do tempo, não é mesmo? Seja em um momento de lazer, ou até mesmo no trabalho, se exigiu concentração e foco e sua motivação foi as alturas é bem provável que você entrou em estado de flow.
É justamente nesse estado de motivação e engajamento total que você consegue obter um melhor desempenho ou até mesmo alcançar um estado de excelência na execução de uma atividade. E se o seu objetivo é entrar cada vez mais nesse estado, o especialista e professor do MBA Executivo em Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva do IPOG, Helder Kamei, dá algumas dicas
Flow Natural
Você precisa descobrir quando você entra em flow naturalmente no seu dia a dia. Tem pessoas que só conseguem pensar em lazer e outras em trabalho. Claro, isso vai de cada um.
Você pode entrar em flow quando está dançando, jogando futebol ou praticando um exercício. Mas também pode ser quando você está dando um treinamento para sua equipe, produzindo um texto ou ministrando uma palestra, por exemplo.
Esse é o flow que você já entra naturalmente, porque você gosta de executar tal atividade, e as habilidades que ela exige de você, relativamente, faz com que a execute bem.
Meditação Mindfulness
Existem vários tipos de meditação e uma delas é a de atenção plena. O flow é um estado de alta concentração e de atenção focada. Mas como melhorar a sua habilidade de se concentrar e de focar?
Uma boa prática é a meditação Mindfulness. Esse é um treinamento mental onde você foca a atenção em alguma atividade específica por um tempo, sem se distrair.
Continuar praticando
Se você não consegue entrar em flow como gostaria, a sugestão é continuar tentando. Para isso, mantenha o foco. Se durante a meditação você perder a concentração na respiração, volte e comece de novo. Faça um pouco todos os dias.
Lembre-se: quanto mais você pratica melhor você fica!