Terapia Cognitivo-Comportamental: aprimore seu atendimento com a pós-graduação do IPOG
A Terapia Cognitivo-Comportamental é uma especialização da Psicologia que se baseia na combinação de conceitos do behaviorismo com teorias cognitivas.
Na prática do atendimento, o profissional que segue essa abordagem usa uma linha de raciocínio para entender a forma como o ser humano interpreta os acontecimentos que o afetam – e não os acontecimentos em si.
Além de a TCC se destacar pelas vantagens em relação ao paciente, o novo conhecimento valoriza ainda mais os saberes profissionais e a evolução da qualidade dos atendimentos psicológicos.
Sendo assim, quem se especializa na área agrega novos conhecimentos para melhor atender os pacientes e ainda conquista o público que se identifica com essa abordagem de acompanhamento psicológico.
Entenda mais sobre a Teoria Cognitivo-Comportamental e quais são os benefícios de escolher uma pós-graduação na área!
Como o psicólogo trabalha a terapia cognitivo-comportamental nos atendimentos?
Nos atendimentos psicológicos, a teoria comportamental considera acontecimentos anteriores e seus respectivos impactos ao paciente. Desse modo, a TCC opta por entender e transformar atitudes, que até então apresentam caráter reativo, em escolhas racionais pelo atendido com o propósito de gerar mais qualidade de vida.
No atendimento em si, o psicólogo relaciona eventos anteriores a atuais traços comportamentais, como crenças de desamor, de desamparo e de desvalor. A partir disso, inicia-se o processo de avaliação psicológica, que busca entender o porquê de o paciente tomar determinadas decisões.
Nesse processo de investigação, é considerada a participação ativa entre psicólogo e atendente. Sendo assim, a avaliação segue próxima à psicoterapia tradicional, entretanto, há diferenças acentuadas, principalmente ao considerar o foco.
Na psicoterapia tradicional, o foco é a resolução do motivo de buscar ajuda psicológica. Por outro lado, a Terapia Cognitivo-Comportamental tem um objetivo mais amplo em razão da investigação aprofundada que interpreta decisões passadas.
Portanto, o psicólogo trabalha a teoria comportamental nos atendimentos com a busca por comportamentos recorrentes. Ao encontrá-los, o psicólogo implementa técnicas que buscam corrigir atitudes mais danosas ao paciente.
Como a pós-graduação em TCC vai melhorar seu atendimento?
Uma pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental melhora o seu atendimento e, consequentemente, gera resultados cada vez mais positivos ao psicólogo.
No atendimento em si, a pós-graduação resulta em diferentes vantagens. Em comum, todas elas estão relacionadas à assertividade da investigação e ao ganho de qualidade de vida entre os pacientes.
Para entender melhor, veja abaixo as melhorias que uma especialização em TCC proporciona ao psicólogo.
1. Melhora a qualidade do serviço e o atendimento
A TCC é uma psicoterapia que oferece mais qualidade ao paciente, e isso pode ser refletido na melhoria do atendimento prestado pelo terapeuta. Dessa forma, é possível aumentar a fidelização de pacientes e as chances de ser indicado pela abordagem e pelo sucesso do tratamento.
Isso porque há milhares de artigos, ensaios e estudos sobre a terapia comportamental aplicada que podem ser usados a favor dos seus futuros diagnósticos, otimizando o trabalho de pesquisa e referência em documentos psicológicos.
2. O profissional se mantém atualizado quanto às novidades
Os avanços da neurociência têm gerado novos debates e formas de tratar pacientes. Nesse sentido, realizar uma especialização em TCC pode ser uma forma de ficar atento às novidades da área e, ao mesmo tempo, antecipar tendências no mercado de psicoterapia.
3. A teoria pode ser aplicada em diferentes casos
A Terapia Cognitivo-Comportamental pode ser usada em diferentes casos e para tratamentos de diversos problemas, com benefícios para a qualidade de vida.
Sendo assim, a especialização torna o profissional preparado para pôr a abordagem em prática e iniciar o trabalho de forma sistemática.
4. A TCC corrige pensamentos cognitivos
Eventos passados criam emoções poderosas que impactam positiva ou negativamente as decisões futuras dos pacientes. Nesse sentido, a TCC considera a correção de erros cognitivos, pensamentos que justificam comportamentos disfuncionais.
Sendo assim, o profissional pode levantar todos os benefícios de praticá-la e apresentar para que o paciente tenha noção de qual caminho vai percorrer para o bem-estar e a resolução dos problemas.
Por que fazer uma pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental?
A Terapia Cognitivo-Comportamental é um método bem conhecido na área e já estudado na graduação em Psicologia. No entanto, para se aprofundar e oferecer atendimentos com essa vertente, é essencial que o profissional seja especialista nessa técnica.
Sendo assim, qualquer profissional que seja graduado em Psicologia pode fazer uma pós-graduação na área. É uma ótima escolha e oferece a oportunidade de se aprofundar na área com grande procura pelos pacientes, com atendimentos assertivos.
Quem opta por seguir na área ganha muito em potencial cognitivo e é capaz de oferecer visões diferenciadas frente ao atendimento psicológico. Confira os principais benefícios de ter uma pós-graduação em Terapia Cognitivo Comportamental.
1. O profissional ganha em competitividade
Toda pós-graduação serve como uma característica que diferencia o profissional do grande número de pessoas graduadas na área. Na área da Psicologia não é diferente.
Nesse sentido, ser especialista em TCC está entre as melhores formas para se destacar e gerar diferenciais competitivos úteis na hora de prospectar clientes.
Na hora de escolher, os pacientes procuram todas as informações e experiências do terapeuta. Sendo assim, quanto maior o conhecimento acadêmico, maior segurança passará aos clientes.
2. O psicólogo se torna especialista em uma vertente
Todo psicólogo pode aplicar o método comportamental durante um atendimento. No entanto, para ser um especialista, não bastam breves leituras sobre estudos e ensaios clínicos.
Pelo contrário, a pesquisa e as muitas horas de estudos devem ser acompanhadas por conteúdos pedagógicos que defendam protocolos de investigação que expliquem os erros cognitivos durante a vida do paciente.
Sendo assim, apenas um curso mais denso, como a pós-graduação, pode oferecer a bagagem necessária a quem quer exercer atendimentos usando a TCC com assertividade.
3. O terapeuta passa maior credibilidade ao paciente
Em um mercado cada vez mais competitivo, somente a graduação não dá a credibilidade necessária ao psicólogo. Hoje, quem quer sair do básico precisa se aprofundar e estar em constante estudo – principalmente quando se quer ser especialista em uma só vertente.
Felizmente, o peso da pós-graduação segue em alta. Tê-la no currículo mostra ao paciente que o profissional está em constante atualização e, isso aos olhos de terceiros, passa confiança e profissionalismo para fazer os atendimentos com qualidade.
4. A especialização atrai pacientes que preferem a abordagem comportamental
Ser especialista na abordagem comportamental atrai de modo orgânico pacientes interessados no método. Esse tipo de terapia já é conhecido e tem resultados comprovados, por isso muitos optam por seguir esse caminho.
Do ponto de vista operacional, o psicólogo monta uma carteira de clientes com um nível mais alto em comparação aos pacientes que buscam respostas imediatas por meio da psicoterapia tradicional. Isso aumenta os resultados ao fim de cada mês.
Já na perspectiva profissional, ter a busca por pacientes que preferem a abordagem põe você, como psicólogo, em um patamar de referência. Em longo prazo, você progride conforme cresce o número de clientes já atendidos.
Conheça a pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental do IPOG
Assim como outras áreas, a psicoterapia demanda de atualizações constantes. Nesse sentido, o IPOG preparou a pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental e reuniu todos os conhecimentos necessários para formar especialistas no assunto.
O curso traz casos clínicos, artigos, ensaios e outros estudos que validam o sucesso clínico da TCC e mostram como funciona esse método na prática.
Assim, os psicólogos formados ampliam o conhecimento teórico e somam técnicas aplicadas em diferentes atendimentos.
1. O que se aprende na pós-graduação
- Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): fundamentos teóricos e ferramentas práticas;
- Ferramentas de Intervenção em TCC: construção de uma relação terapêutica efetiva, uso das ferramentas de reestruturação cognitiva e modificação comportamental;
- Psicofarmacologia, TCC e Neurociências;
- TCC Aplicada aos Comportamentos Aditivos: drogas, jogos e dependência tecnológica;
- Ferramentas Eficientes no Manejo dos diversos Transtornos de Ansiedade: habilidades de intervenção em comportamentos complexos;
- TCC na Intervenção da Depressão e Demais Transtornos de Humor;
- TCC Aplicada aos Transtornos de Personalidade: intervenções em padrões rígidos de comportamento;
- Terapia Cognitivo-Comportamental de Casais e Disfunções Sexuais;
- TCC para Crianças e Adolescentes: o uso de ferramentas eficientes para reestruturação cognitiva e modificação comportamental;
- Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e Transtornos Alimentares: intervenções em transtorno do controle do impulso;
- Gestão de Consultório, Gerenciamento de Carreira e Marketing Pessoal;
- Fundamentos da Terapia do Esquema: Técnicas Cognitivo-Comportamentais Inovadoras.
2. Quadro docente
O quadro docente do IPOG une competência profissional e capacidade pedagógica com o propósito de gerar saberes práticos e teóricos aos psicólogos formados.
Hoje, os professores têm selos internacionais, anos à frente de atendimentos com método comportamental, pós-graduação, mestrado e doutorado, além de uma vasta bagagem de conhecimentos para compartilhar aos interessados na especialização.
Sendo assim, a troca de saberes e experiências acontece tanto dentro quanto fora de sala de aula, em conversas com professores e colegas de profissão.
A relação é enriquecedora e promove o desenvolvimento rumo a uma carreira promissora com atendimentos especializados em uma só vertente – ou mesmo para aumentar a gama de opções para oferecer aos pacientes.
Seja um especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental
Por meio da pós-graduação e da troca de experiências, o psicólogo que estuda no IPOG consegue se desenvolver, conhecer novas técnicas e compartilhar experiências profissionais.
O foco é sempre oferecer o melhor aos pacientes e fazer com que você alcance o sucesso profissional e seja referência quando o assunto é TCC.
Conheça a pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental no site, preencha o formulário e fale diretamente com nossos consultores de carreira.
Seu sucesso profissional está a poucos cliques de se tornar realidade.