No último dia 22 de setembro, comemoramos o Dia do Contador. Portanto, é uma oportunidade ímpar para que se gere uma reflexão sobre a importância desta profissão e do empreendedorismo na Contabilidade.
Nos últimos anos, o contador passou de um simples prestador de serviços a um gerenciador de informações importantes dentro de uma empresa, com profundo conhecimento tributário, o que lhe confere condições de colaborador fundamental para os negócios.
As Ciências Contábeis vêm ganhando gradualmente mais espaço no mercado nacional. A necessidade dos empresários por informações precisas e imediatas sobre a saúde financeira de seu negócio tem feito com que as instituições busquem estar sempre alinhadas com a tecnologia na Contabilidade.
O diferencial de cada profissional está no seu conhecimento, na sua capacidade em lidar com as informações e, com sabedoria, ética e responsabilidade, orientar o empresário sobre o melhor caminho a seguir.
Embora poucas profissões possuam mercado de trabalho tão amplo quanto a de Contador, a realidade é que a entrada no mesmo exige habilidade. O crescimento dependerá de qualidade e inovação crescentes, além de imagem bem elaborada.
Mediante as transformações que o mercado vem sofrendo ao longo dos anos, separei para você alguns pontos de atenção para empresas contábeis:
Segmentação na contabilidade
Exatamente pela diversidade que temos na legislação, o profissional contábil tem se especializado para atender a um perfil específico de empresa. Ao estabelecer um nicho de atuação, o escritório está definindo um modelo de negócios na contabilidade imbatível para qualquer tipo de concorrente. São tantas as possibilidades de atuação para uma empresa contábil que, se não houver segmentação de mercado, dificilmente ela será bem sucedida.
A ideia de segmentação parte do princípio de que é possível dividir as empresas em grupos com características similares, e assim facilitar o desenvolvimento de estratégias mais competitivas. Isso resulta em modelos de negócios na contabilidade com melhor desempenho e posicionamento no mercado, sem falar na excelência do atendimento, que aumenta muito.
Excelência no atendimento
O contador precisa promover a educação continuada com o fim de obter a excelência e a qualidade dos serviços prestados. A tecnologia na contabilidade trouxe mudanças no perfil do consumidor, ele é mais ativo com informações e resolve tudo online. Mais exigente e independente, conquistar o novo consumidor é um desafio e impacta também no atendimento ao cliente na contabilidade.
No primeiro contato que o consumidor tem com o seu escritório contábil, já é momento de causar uma boa primeira impressão, conquistar e surpreender com um atendimento premium.
O jeito Disney de atendimento ao cliente já é conhecido pela excelência no relacionamento com seus visitante. A sua empresa não deve entregar apenas um produto ou serviço, mas sim proporcionar experiências que sejam inesquecíveis aos olhos dos seus clientes.
Tecnologia na Contabilidade
A partir do uso intensivo de tecnologia na contabilidade é possível inovar em serviços e processos. Isso cria um ciclo virtuoso, gerando fidelização de clientes, valorização dos serviços contábeis e criação de novos modelos de negócios na contabilidade. As mudanças tecnológicas no setor são imprescindíveis para prosperar no futuro próximo.
A tecnologia na contabilidade precisa ser vista como uma oportunidade que a transformação digital está trazendo para o empreendedorismo no setor contábil. Ela faz com que seu trabalho operacional ganhe mais produtividade, viabilizando a oferta de um serviço mais consultivo aos seus clientes.
Ser um contador 2.0 implica em automatizar processos e focar estrategicamente em seus clientes, entregando uma verdadeira parceria de benefícios mútuos, na qual a contabilidade não atua apenas na parte burocrática, mas também como consultoria de negócio e melhorias para seus clientes.
Proposta de valor
Como qualquer disputa, a conquista de clientes obedece às leis da concorrência onde: qualidade, preço e motivação estão sempre presentes. Tudo o que se deseja vender precisa de “motivação”, ou seja, de algo que desperte a “vontade de adquirir” e a “acessibilidade” para isto.
Como um empresário contábil, você está sempre pensando em maneiras de deixar seus clientes satisfeitos e aprofundar o relacionamento entre eles e sua marca. No entanto, o detalhe que mais importa é a proposta de valor de seu escritório contábil. É com ela que você alcançar o sucesso desejado e a fidelização dos seus clientes.
Uma proposta de valor forte fala ao seu público-alvo exatamente o porquê eles devem optar por seus serviços. Essa proposta é o objetivo principal de todo o processo de sucesso do escritório contábil. Uma vez definida, a proposta de valor impulsiona cada processo para atender às metas do cliente. Assim, se os consumidores estão satisfeitos, eles são mais propensos a ser leais à sua marca.
Marketing digital
As recomendações dos clientes satisfeitos são excelentes, mas, têm um curso lento e nem sempre com retorno assegurado. Um profissional precisa demonstrar a sua qualidade e aquilo que está a oferecer e o marketing digital contábil tem o poder de gerar uma imensa exposição para o seu escritório, e isso é apenas uma de suas inúmeras vantagens.
A tecnologia na contabilidade trouxe para o setor estratégias de marketing assertivas e de baixo custo. Além do mais, novos modelos de negócios na contabilidade têm surgido graças aos benefícios do uso de mídias sociais.
Precificação de serviços
Qualquer que seja a tarefa requerida, quem busca a prestação de um serviço deseja que ele seja bem executado e que o trabalho cumprido tenha um preço compatível com a capacidade de pagar de quem o procura. A precificação de serviços na contabilidade é motivo de dores de cabeça para qualquer profissional.
Sabemos que os contadores têm a capacidade de ofertar serviços de qualidade à preços satisfatórios. Mapeamentos de custos por produtos, análises das demonstrações contábeis levantadas periodicamente, adaptação aos padrões IFRS para aumentar a credibilidade das informações contábeis e reduzir os custos do cliente com a captação de recursos em instituições financeiras.
Estas são, entre tantas outras, algumas funções que os profissionais contábeis podem desempenhar para mostrar a potencialidade dos seus serviços. O contador deve demonstrar a real necessidade de seus trabalhos para o cliente, de forma a mudar a cultura dos empresários quanto à visão que possuem do seu contador.
Como está o mercado de trabalho atualmente? O que se espera de um profissional contábil?
As megatendências da contabilidade envolvem diretamente as iniciativas citadas até aqui. Para estar conectado a esse movimento, entender os fundamentos estratégicos fará toda a diferença.
O novo profissional contábil precisa ter um perfil proativo, multidisciplinar, com foco em consultoria e gosto por desafios e resolução de conflitos. Em uma era digital, de rápido e fácil acesso à informação, para que se obtenha sucesso na profissão não basta possuir conhecimento: o profissional contábil precisa possuir uma boa capacidade de antecipação, interpretação, análise e interligação dos dados disponíveis.
Globalização, modernidade tecnológica, mudanças no comportamento do consumidor e do empreendedor, são algumas das características pelas quais percebemos que a realidade do mundo empresarial está mudando e muito rápido. Juntamente com essas mudanças, muda também a necessidade de atualização do profissional da Contabilidade. É inegável a necessidade de informações contábeis para uma empresa – agora mais do que antes e amanhã muito mais do que hoje.
O mercado, nos próximos anos, apostará em profissionais que possuam facilidade de se relacionar com várias culturas e perfis diferentes ao mesmo tempo. Para tanto, o contador precisa atualizar seus conhecimentos, acompanhar e contar com as inovações do mercado. E assim comemorar com satisfação o dia do contador!
Quer saber como aliar e estruturar de forma eficiente esses três pilares? Saiba como fazer a melhor gestão do seu escritório, pensado e projetado para suprir as necessidades essenciais do seu negócio. Conheça também o que você precisa saber sobre a Robótica na contabilidade.