Importação e exportação no agronegócio: 5 formas para driblar a competitividade e se destacar
Nos últimos anos, os profissionais que lidam com importação e exportação no agronegócio viram o setor crescer consideravelmente.
De acordo com dados disponibilizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em 2018, o Brasil atingiu o recorde de US$ 101,7 bilhões em importação e exportação. Em relação ao ano anterior, houve um crescimento de quase 6% nesse número. O último recorde havia sido conquistado em 2013.
Os dados indicam que a área está em constante crescimento, no entanto, não quer dizer que todos os segmentos do mercado também estejam. O cenário é ideal para empreendedores que queiram se estabelecer ou entrar no comércio exterior com a venda de produtos ou serviços.
Diante disso, surge a dúvida de como conseguir se destacar da concorrência e conquistar uma fatia do mercado internacional.
Apesar de difícil, não é impossível. Conhecer o movimento do mercado, tornar a sua produção eficiente e fazer uma boa gestão de risco são algumas das respostas.
Neste artigo, traremos o panorama do agronegócio para os próximos anos e dicas de como driblar a competitividade.
Boa leitura!
Qual o cenário brasileiro para a importação e exportação no Brasil nos próximos anos?
Os números mostrados apontam para um cenário cada vez mais aquecido na área.
A resposta para o recorde de exportação batido em 2018 está na demanda chinesa, que desde a guerra comercial com os Estados Unidos procurou outros mercados. Em 2019, as exportações brasileiras para a China já aumentaram em cerca de US$ 9 bilhões.
O crescimento populacional aumentará a demanda por alimentos
No início deste século, a Organização das Nações Unidas (ONU) fez um grande estudo e constatou que, em 2050, a populacional mundial será de cerca de 9 bilhões. Para alimentar todas essas pessoas, segundo a estimativa, seria necessário aumentar a produção de alimentos em até 70%.
Por isso, em 2010, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), uma composição de 36 países, montou um relatório que aponta o Brasil como grande responsável para suprir essa demanda, já que possui grandes extensões de terra, tecnologia de ponta de produção e um clima favorável à agricultura e pecuária.
Ademais, o Brasil possui duas grandes vantagens em relação aos países concorrentes: a variedade de commodities e os custos de produção menores do que os demais países produtores.
O nosso país tem mercado para a exportação de soja, milho, açúcar, café e os demais tipos de carne. Isso significa que temos a possibilidade de exportar os produtos mais demandados no mundo.
Apesar do cenário positivo, governo é ponto de incerteza para a área de importação e exportação
No entanto, apesar dos bons resultados e a boa perspectiva, o mercado de importação e exportação ainda precisa enfrentar os velhos problemas já conhecidos, como a alta carga tributária e a instabilidade da economia.
Por isso, o futuro do governo irá refletir diretamente nesse ponto. O atual presidente do Brasil se mostra favorável a uma economia mais aberta e menos protecionista. Isso é um indicativo que os impostos e burocracias para a exportação de produtos podem ser reduzidos.
Porém, a aproximação com os Estados Unidos pode significar perdas nesse setor. O país é concorrente direto do Brasil em grãos e carnes.
Além disso, a economia ainda não deu sinais de melhora e a falta de diálogo com as peças-chave do fluxo econômico do país é algo que gera problemas desde governos anteriores.
Um exemplo é a greve dos caminhoneiros, ocorrida em 2018. Além disso, podemos citar também o embargo europeu à carne de frango brasileira, que fez com que o agronegócio perdesse cerca de R$ 32 bilhões.
É importante discutir políticas e soluções no agronegócio
Neste sentido, é essencial definir soluções para estes gargalos já conhecidos no setor. A união com associações do agronegócio, outros produtores e canais políticos são meios de driblar tais problemáticas.
Contudo, não quer dizer que o agricultor deve ficar com o pé atrás. É preciso ter cautela, olhar estratégico e estar atento ao cenário político e econômico mundial, além de opiniões qualificadas no momento de tomar decisões.
5 maneiras de driblar a competitividade no setor de importação e exportação
É o momento de faturar com o agronegócio, por isso, não relaxe com o mercado. O setor de importação e exportação no Brasil continua a ser muito concorrido, tanto pelos concorrentes locais quanto internacionais, e quem investe, com certeza, sai na frente.
A seguir, separamos 5 dicas de como o profissional do agronegócio pode driblar a competitividade e se destacar no mercado.
#01 Investimento em equipamentos tecnológicos
A Indústria 4.0 trouxe infinitas possibilidades de otimizar e aumentar a criação de manufaturas sem que a escala de produção e sua qualidade sejam alteradas.
Principalmente na área do agronegócio, existem diversos softwares, equipamentos sofisticados e ultramodernos, Inteligência Artificial e sistemas de otimização que elevam a produção a outro nível.
Um exemplo disso são os sistemas integrados. Neles, da tela de um computador é possível entender todos os dados da produção.
Outras opções tecnológicas para o acompanhamento da produção são:
- GPS;
- sensores inteligentes;
- drones;
- softwares de automação e outros.
Apesar de parecer custoso, possuir equipamentos de tecnologia de ponta não deve ser vistos como gasto e sim, como investimento.
#02 Eficiência na produção
Ter uma gestão de produção eficiente é, talvez, uma das dicas mais importantes quando falamos em vantagens competitivas no agronegócio e processo de importação.
Essa eficiência está diretamente ligada à produtividade e a capacidade de atender altas demandas. Por isso, estar atento à cadeia produtiva é crucial para uma produção efetiva.
Cogite a utilização de ferramentas de gestão, planilhas para o acompanhamento de estocagem e o gerenciamento de fatores como temperatura, chuvas, umidade do solo e períodos de seca.
#03 Definir estratégias de logística
Os processos logísticos no agronegócio vão muito além do que apenas uma produção eficiente. É preciso traçar estratégias.
Ter uma logística estruturada inclui definir um planejamento estratégico, boa gestão de estoque e armazenamento, monitoramento de cargas e vários outros aspectos.
Uma estratégia de logística bem definida é crucial quando falamos em vantagem competitiva. Afinal, a grande maioria dos empresários se importa apenas com o transporte de cargas, deixando os demais aspectos de lado.
Nesse sentido, é preciso lembrar que cada carga exige um modo e tempo de transporte. Como garantir que os tomates não cheguem amassados e grande parte da compra seja desperdiçada, por exemplo?
Por isso, quando for definir a sua estratégia, pense em três pontos-chave: logística de suprimentos, produção pecuária e distribuição.
#04 Boa gestão de negócio
No mercado de importação e exportação, não existe diferencial competitivo melhor do que saber gerir o negócio da melhor forma para tomar as melhores decisões.
Ter uma boa gestão de negócio significa saber o melhor momento de agir. Como, por exemplo, quando comprar fertilizantes, entender o manejo integrado ideal na lavoura, entender sobre a precificação do seu produto ou do que irá importar.
Aqui é o momento de não errar em suas escolhas e mais a frente ter que lidar com prejuízos. Por esse motivo, entender de gestão de negócios, empreendedorismo, mercado internacional e estar por dentro das tendências e dificuldades é essencial.
#05 Dominar o conhecimento de diversas áreas
Para ter um negócio bem sucedido não basta entender da área de interesse apenas.
Se a sua intenção é driblar a competição na importação e exportação do agronegócio, você terá que entender também de marketing, gestão de pessoas, finanças e administração. Assim, você estará apto para participar de todos os processos e decidir em conjunto o melhor caminho.
Ademais, as áreas de uma empresa estão entrelaçadas. Consequentemente, quando o profissional possui uma visão ampla e multidisciplinar, está direcionado a ter opiniões assertivas.
Se você chegou até aqui, esperamos que tenha compreendido que uma estratégia bem pensada é o maior truque na hora de se destacar no mercado da importação e exportação.
Um profissional preparado e atualizado na área sempre estará passos à frente em relação àqueles que se acomodam em fazer o mesmo.
Pensando nisso, o Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG) elaborou um MBA focado no empreendedorismo na área rural.
Conheça o MBA em Gestão Estratégica do Agronegócio
A área rural, muitas vezes, tem a sua rede de conhecimento sustentada no aprendizado passado de geração em geração. Contudo, isso não quer dizer que o empreendedorismo e a gestão devam ser deixados de lado.
Novas possibilidades, como aparatos tecnológicos e modelos de negócio, têm sido mais aceitos por profissionais do agronegócio. O uso representa um grande salto no setor rural.
Nesse contexto, o MBA em Gestão Estratégica do Agronegócio foi desenvolvido para criar competências em toda a cadeia produtiva.
O curso está dividido em 4 partes: Fundamentos do Agronegócio, Gestão do Agronegócio, Marketing e Gestão de Vendas e, por último, Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade.
O objetivo é formar líderes com capacidade crítica e analítica para a tomada de decisões no setor do agronegócio. Dessa forma, o aluno estará preparado para os desafios de produção, tecnologia e modelos de negócio que estão surgindo no setor. O aluno sairá capacitado a resolver os problemas pertinentes à área.
Diferenciais
Visando dar ao aluno uma visão teórico-prática, o curso faz aplicação direta no dia a dia das fazendas e empresas da cadeia produtiva. Além disso, possui um corpo docente internacional, formado por professores, mestres e doutores.
O profissional irá sair atualizado no mercado e por dentro das tendências. Para isso, são utilizadas ferramentas e metodologias essenciais para a otimização do trabalho.
Outros diferenciais são palestrantes internacionais e redes de relacionamentos com parceiros e empresas locais no desenvolvimento de casos reais.
O curso é voltado para aqueles profissionais que desejam dominar o mercado da importação e exportação no agronegócio e tornar a empresa referência na área!
Para saber mais sobre o MBA, não deixe de entrar em contato conosco.
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IPOG – Instituto de Pós-Graduação e Graduação
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Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos já existentes no mercado. Isso fez com que alcançássemos o status que temos hoje.
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