Que faculdade fazer? Personalidade, vocação e carreira
4 minutos de leitura
08 de julho de 2021

Em dúvida sobre qual faculdade fazer? Confira os cursos que dão match com sua personalidade

Que faculdade fazer? Personalidade, vocação e carreira

Tomar uma decisão sobre que faculdade fazer não é uma tarefa sempre fácil, considerando não apenas as várias opções como também o fato de que essa ação representa um passo importante na vida profissional em desenvolvimento.

Normalmente escolher um dos vários cursos de graduação disponíveis nas instituições envolve a busca por equilíbrio entre os interesses pessoais do aluno e uma demanda mercadológica por certas profissões.

Uma das abordagens mais conhecidas que auxiliam na escolha do curso superior e, consequentemente, da carreira é levar em conta os aspectos da personalidade e o conjunto de aptidões que a pessoa vai acumulando ao longo de sua trajetória, associando-os com as diversas áreas do conhecimento.

Neste artigo, descubra que faculdade fazer e qual caminho seguir no planejamento de carreira com base nas habilidades e características pessoais. Boa leitura!

Que faculdade fazer: personalidade e a escolha do curso superior

O psicólogo estadunidense John Lewis Holland criou uma tipologia chamada RIASEC, em que cada inicial faz referência à sua teoria sobre os tipos de personalidades e estruturas vocacionais.

Em linhas gerais, esse modelo aponta como cada personalidade é composta de sinais que possibilitam avaliar em quais contextos profissionais a pessoa se sentirá mais cômoda e realizada. 

Os tipos de personalidade nessa tipologia são seis: 

  • Realistas: são pragmáticos, introvertidos, gostam de cálculos matemáticos e trabalho com máquinas. Alguns cursos: Engenharias, Agronomia, Gastronomia.
  • Investigativos: são reflexivos, observadores, autocentrados, gostam de trabalhar com dados. Alguns cursos: Medicina, Filosofia, Ciência da Computação, Química.
  • Artísticos: criativos, emocionais, inovadores, gostam do trabalho colaborativo e das manifestações artísticas. Alguns cursos: Arquitetura, Artes Cênicas, Design de Interiores, Publicidade.
  • Sociais: gostam do trabalho em grupo e são extrovertidos, empáticos, comunicativos e têm muito interesse no desenvolvimento humano. Alguns cursos: Ciências Sociais, Nutrição, Letras, Comunicação, Psicologia.
  • Empreendedores: são responsáveis, persuasivos, focados em agir e gostam de desafios. Alguns cursos: Administração, Marketing.
  • Convencionais: valorizam o planejamento, as regras, têm autocontrole e preferem trabalhos com tarefas mais rotineiras. Alguns cursos: Logística, Secretariado, Ciências Contábeis.

A relação entre interesses, aptidões e áreas do conhecimento

No momento de pensar em que faculdade fazer, é comum também encontrar um modelo de abordagem em que as competências estão associadas às quatro áreas principais do conhecimento, isto é, humanas, exatas, biológicas e artes.

Essa classificação dos campos, embora mais simples e generalista do que a proposta pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), é a mais utilizada no dia a dia dos vestibulandos.

Mas quais são as características associadas a essas quatro áreas do conhecimento? Confira!

Humanas

As ciências humanas ou a área de humanidades, como o próprio nome indica, têm como foco de estudo o homem e as relações sociais e culturais. Integram esse grupo os cursos de Filosofia, Sociologia, Antropologia, Direito, História, Linguística e Pedagogia.

O perfil do estudante de humanas pode começar a aparecer desde a escola, com a preferência por disciplinas como as citadas acima. Além disso, são pessoas comunicativas, habilidosas para a investigação e a reflexão crítica sobre questões da atualidade, atividades culturais, educação, política etc.

Exatas

Quando procura que faculdade fazer, o estudante sabe que os cursos de graduação no grupo de exatas são aqueles que lidam com cálculos e raciocínio lógico. Assim, Matemática, Física, Química, Computação, Estatística e Engenharia são algumas das opções.

O perfil do aluno de exatas é marcado por interesse em desafios, em buscar soluções lógicas para problemas diversos. Nota-se também motivação para entender e fazer uso de máquinas e inovações tecnológicas.

Biológicas

As ciências biológicas estudam os seres vivos, o meio ambiente e seus sistemas a partir de diversas perspectivas. Fazem parte deste grupo Medicina, Biologia, Farmácia, Educação Física, Química (de novo!), entre outros cursos.

O perfil do estudante de ciências biológicas costuma ser aventureiro, no sentido de investigar o seu objeto de estudo de perto em diversas circunstâncias, seja em laboratório ou em campo. Também são pragmáticos, empáticos, sem medo ou nojo de sangue e interessados no funcionamento da vida.

Área artística

Às vezes, o campo das artes fica alocado na área de humanas, já que são áreas que se relacionam. Assim, os alunos de humanas e de artes têm muito em comum quanto aos interesses e às habilidades.

Na área artística, estão as graduações que se dedicam à expressão de ideias por meio de diferentes linguagens artísticas, como cinema, teatro, dança, música e literatura.

Alunos mais motivados para estes cursos também têm interesse em temas sociais, leitura e comunicação. São criativos, inovadores, reflexivos.

Como descobrir as suas aptidões para saber que faculdade fazer

Autoconhecimento é uma base muito boa para fundamentar as decisões importantes da carreira e sair da tensão do “Não sei qual faculdade fazer”. Além disso, testes vocacionais e avaliação psicológica com fins de orientação profissional são algumas ferramentas disponíveis para descobrir qual curso mais combina com você.

Contudo, habilidades, interesses e traços de personalidade não podem ser a única bússola para uma decisão; é preciso ir além, pesquisar muito, entender o que o motiva realmente, ouvir quem já está no mercado e tem experiência, ou seja, é um trabalho de investigação em vários eixos.

Para começar essa reflexão rumo ao autoconhecimento, responda às questões a seguir por escrito.

Fonte: Revista Guia do Estudante Profissões 2019

O IPOG – Instituto de Pós-graduação e graduação está há 20 anos formando profissionais com qualidade, preparados e com foco nas demandas reais do mercado de trabalho.

Os cursos da instituição, além de contar com uma infraestrutura completa, são ministrados por um excelente grupo de professores, os quais têm trajetória acadêmica e profissional, trazendo o melhor para a sala de aula.

Na graduação, o IPOG oferece quatro opções:

Se você está no processo de escolher que faculdade fazer, antes de tomar uma decisão, fale conosco e descubra em detalhes as vantagens de ser aluno do IPOG.

Gostou deste artigo sobre que faculdade fazer? Confira mais 2 títulos que podem interessar:

Conheça o IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação

Uma instituição de ensino com nome e reconhecimento no mercado, que faz total diferença no currículo.

O IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação – oferece diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro de docentes professores de excelência e renome no mercado. A proposta é um ensino humanizado que estimula o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno.  

O IPOG está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal e conta com quase 20 anos de experiência em formar grandes profissionais.

A satisfação do aluno se tornou a sua marca registrada: o índice chega a 97,14% em todo o país. Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos já existentes no mercado, o que fez com que a instituição alcançasse o status que tem hoje.

Artigos relacionados

Cursos de graduação: saiba como escolher e veja opções oferecidas pelo IPOG Há três tipos de pessoas: as que acreditam que a graduação não tem mais importância no mercado de trabalho; as que veem os cursos de graduação como uma mera formalidade; e as que sabem que o curso superior é o ponto de partida para uma carreira profissional de...
Graduação em Psicologia: conheça o curso e o mercado de trabalho A mente, o comportamento e o desenvolvimento humano sempre despertaram o fascínio de estudiosos em diversas áreas do saber. Assim, não surpreende que todos os anos milhares de estudantes apostem na graduação em Psicologia como carreira. Nos dias atuais, a ...
Curso de direito: tudo o que você precisa saber antes de iniciar O curso de direito é um dos mais tradicionalmente populares no mundo, ao lado da graduação em medicina, reafirmando o prestígio social e a relevância conquistada através da história. No Brasil, todos os anos milhares de pessoas são atraídas para a graduaçã...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo.

Comentários