As organizações de saúde privadas e públicas são caracterizadas por sua complexidade sistêmica, com estruturas e processos interconectados, que impactam a vida e o bem-estar de milhares de pacientes.
Avaliar e organizar as estruturas desses serviços é bastante desafiador, e, por essa razão, os profissionais que atuam nesse campo, especialmente gestores de saúde, têm buscado capacitação e soluções de melhoria contínua como a acreditação em saúde.
Esse tipo de ação está ligada ao campo da gestão da qualidade, conjunto de princípios pensados para as indústrias e que atualmente são aplicados à realidade de hospitais, clínicas, laboratórios e outras prestadoras de serviços em saúde.
A necessidade da acreditação fica clara quando pesquisas, como a do 2°Anuário da Segurança Assistencial Hospitalar, mostram que falhas hospitalares causam mortes de dezenas de pacientes todo ano e que um cenário melhor seria possível com ações preventivas e profissionais mais bem preparados.
O que é acreditação em saúde?
A acreditação é um procedimento de avaliação e certificação para serviços de saúde a partir de uma série de parâmetros qualitativos estabelecidos por uma instituição externa.
No Brasil, quando falamos em sistema de acreditação em saúde, a Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma instituição responsável pelo estabelecimento de padrões de qualidade e segurança em saúde. Também possui a metodologia de acreditação mais conhecida em solo nacional, emitindo certificados e selos de qualidade e autorizando instituições acreditadoras.
Normalmente, o processo de acreditação em saúde tem caráter voluntário, ou seja, de iniciativa da própria prestadora de serviço em saúde, é realizado periodicamente segundo a validade do certificado e as informações coletadas não são divulgadas.
Para que serve o sistema de acreditação em saúde?
Graças ao processo avaliativo da estrutura e dos processos das unidades de serviço em saúde é possível implementar uma prática de educação e melhorias contínuas.
Dessa forma, é possível tornar a gestão da instituição mais eficiente e assegurar uma assistência de qualidade aos pacientes, com segurança e organização.
Leia também: Os principais desafios da Gestão em Saúde Pública e 5 práticas indispensáveis
Para receber um certificado de acreditação, hospitais, clínicas, laboratórios e demais prestadoras de serviço precisam cumprir diversos requisitos, tornando-se entidades que transmitem maior confiança ao ter uma administração mais organizada, atualizada e processos aprimorados.
Organizações de saúde com creditação alcançam uma visão mais sistêmica de gestão e melhor eficácia na utilização de recursos. Além disso, é possível alcançar benefícios junto a operadoras de planos de saúde.
Quais são os tipos de acreditação em saúde?
Falamos anteriormente da ONA, uma das principais instituições de acreditação desde 1999, mas ela não é a única instituição operando nesse segmento. Além dela, existem também:
- Joint Commission International
- Accreditation Canada
- Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS)
- Acreditação Nacional Integrada para Organizações de Saúde (Niaho)
O que é cada um desses sistemas de acreditação em saúde e como funcionam?
ONA
A ONA propõe uma modelo com 3 níveis de acreditação:
- Acreditado: certificação válida por 2 anos para organizações de saúde que cumprem ou ultrapassam 70% dos requisitos de qualidade e segurança.
- Acreditado Pleno: certificação com validade de 2 anos para prestadoras de serviços em saúde que consigam cumprir 2 requisitos:
- cumprir os parâmetros de qualidade e segurança em 80% ou mais; e
- cumprir ou ultrapassar em 70% ou mais os requisitos de gestão integrada.
3) Acreditado com Excelência: certificação com validade de 3 anos. Aqui são 3 critérios requisitados:
a) parâmetros de qualidade e segurança cumpridos em 90% ou mais;
b) padrões de gestão integrada atendidos em 80% ou mais; e
c) atendimento em 70% ou mais aos requisitos ONA de excelência em gestão, assegurando uma cultura de melhoria contínua institucional.
Leia também: Balanced Scorecard para uma gestão hospitalar de alta performance
Joint Commission International
Essa organização norte-americana é líder global em acreditação e está presente em mais de 90 nações. No Brasil, tem como associado o Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA).
No modelo proposto pela Joint Commission International, há os seguintes eixos de avaliação:
- direitos dos pacientes e familiares;
- uso de indicadores de segurança internacionais;
- gestão de fármacos;
- acesso ao tratamento e continuidade;
- qualificação dos recursos humanos; e
- gestão das informações hospitalares (prontuários).
Accreditation Canada
O programa de acreditação canadense está orientado em 3 pontos:
- governança clínica
- medicina baseada em evidências
- diminuição da sobrecarga nos colaboradores
Nesse modelo, busca-se eficiência processual, redução da burocracia e eliminação de processos/padrões que não agregam valor.
Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS)
Esse programa de acreditação em saúde tem o foco na utilização da tecnologia da informação com o objetivo de otimizar a prestação de assistência à saúde e trazer inovação para esse campo.
Um dos pontos essenciais nessa acreditação são os requisitos a serem implementados para viabilizar a utilização do prontuário eletrônico.
Acreditação Nacional Integrada para Organizações de Saúde (Niaho)
Por fim, mas não menos importante, está a Niaho, uma acreditação internacional que estabelece padrões e regras na área de segurança assistencial, patrimonial e administração do corpo clínico.
Sua abordagem considera a gestão de riscos, a segurança predial e a proteção do paciente.
Curso de acreditação em saúde: essencial quando o assunto é qualidade
Em alguns países, hospitais não creditados não podem funcionar. No Brasil esse não é o cenário, mas a busca por esse tipo de avaliação tem crescido bastante. Afinal, sem esse tipo de investimento as instituições perdem em reputação, em benefícios e recursos.
Profissionais que desejam operar auxiliando as organizações de saúde a entrar nos processos de acreditação, que envolve muitas etapas, já encontram cursos específicos e com foco em gestão da qualidade também.
Diante da carência de profissionais no mercado de trabalho desse âmbito, o IPOG criou o curso Curso de Gestão da Qualidade e Acreditação em Saúde. Uma formação completa para quem deseja conhecer ferramentas na área e as avaliações de nível nacional e internacional.
Se você deseja saber mais sobre, entre em contato conosco!
Gostou do nosso artigo? Separamos mais 3 que podem interessar a você:
- Assuntos Regulatórios: quem são os profissionais que podem atuar nesta área?
- Gestão em sistemas de saúde no Brasil: tudo que você precisa saber para atuar nesta área
- Boas Práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde
- Gestão nas unidades de saúde – saiba como se destacar nesse setor
Conheça o IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação
Instituição de ensino com nome e reconhecimento no mercado, o IPOG fará total diferença no seu currículo.
O IPOG conta com diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro docentes de excelência no mercado. A proposta do IPOG é de um ensino humanizado, que estimule o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno e otimize o seu plano de carreira.
O Instituto está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal. Por conta disso, tem quase 20 anos de experiência na formação de grandes especialistas.
Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos já existentes no mercado. Isso fez com que alcançássemos o status que temos hoje.
Não deixe de investir no seu futuro e se tornar o profissional com que sempre sonhou!