Todo gestor de projetos em tecnologia tem três objetivos em comum: cumprir prazos, entregar atividades impecavelmente perfeitas e, se possível, que nenhum imprevisto apareça no caminho.
Quem é da área sabe que não é fácil manter um projeto exatamente como foi planejado. Justamente por isso, profissionais e empresas têm investido cada vez mais em metodologias e técnicas com o intuito de viabilizar isso.
Uma delas é o Project Management Body of Knowledge, popularmente conhecido como PMBOK. O guia foi desenvolvido pelo Project Management Institute (PMI), uma organização mundial sem fins lucrativos que associa e engloba temas ligados às melhores práticas de gerenciamento de projetos.
A partir desse sistema é possível realizar os três sonhos citados acima e ainda outros, como: melhora do ambiente corporativo, otimização de resultados e análise de processos.
Atualmente, o PMBOK significa um diferencial para aqueles profissionais que desejam dominar a técnica, sendo amplamente procurado por empresas e indústrias de todos os portes.
Conheça todos os benefícios para implementar a técnica na área de T.I.
Aproveite a leitura!
Guia PMBOK
O Guia PMBOK teve a sua primeira edição em 1996. É uma espécie de enciclopédia com novas formas de gerir e aplicar métodos de gestão.
Ele é, basicamente, a padronização de teorias, processos, regras e técnicas sobre gerenciamento de projeto.
Em cada edição, o livro se debruça sobre três principais conceitos: ciclo de vida, processos de gerenciamento e áreas de conhecimento.
Por ter como intuito a inovação, o guia é atualizado a cada 4 anos, dessa forma, se mantém inovador às tendências do mercado e a evolução daquelas já existentes. Assim, o guia nunca fica preso ao seu tempo.
Atualmente, o Guia PMBOK está em sua 6ª edição, que foi lançado em 2017.
IMPORTANTE! O PMBOK não é uma metodologia
Com a popularização e a grande procura pelo PMBOK, muitos profissionais passaram a entender o guia como uma nova metodologia de gestão. No entanto, é importante salientar que esta é uma afirmação equivocada.
O PMBOK, como mencionado anteriormente, é um conjunto de teorias. Nesse sentido, ele tem o intuito de difundir diversas técnicas e “formalizá-las”.
Quais são os principais processos e conceitos do PMBOK?
O que fez com que o PMBOK se tornasse um sucesso entre os gestores é a sua capacidade de abarcar todas as etapas do projeto. Vai desde o planejamento primário até o encerramento.
Nele constam os principais processos, que são:
- iniciação;
- planejamento;
- execução;
- monitoramento e controle;
- encerramento.
Confira, a seguir, os detalhes de cada um deles!
Iniciação
É onde o próprio projeto se inicia ou onde cada fase é autorizada e iniciada. Aqui é definido o escopo e, posteriormente, a liberação de recursos financeiros para dar seguimento ao projeto. É nesse momento também que é feita a verificação de início e, caso necessário, interrompido ou adiado.
Planejamento
A parte de planejamento é uma das mais importantes e, também, a mais complexa. É nesse ponto que a equipe do projeto irá avaliar todas as variáveis que o compõem, como metas, cronograma, riscos, custos e objetivos.
O planejamento é algo que está em constante movimento, por isso é importante que seja continuado e progressivo.
Execução
A execução, como a palavra anuncia, é o momento de colocar todos os planos em prática! É aqui que as atividades devem ser realizadas para que as metas estipuladas anteriormente possam ser cumpridas. Essa etapa é fundamental para avaliar o andamento do projeto.
Monitoramento e controle
É aqui onde é medido e monitorado o progresso do projeto. O objetivo é avaliar e encontrar inconformidades com o plano original. Dessa forma, as ações corretivas podem ser feitas a tempo.
O monitoramento e controle são importantíssimos para as partes interessadas. Para o gestor, é onde ele acompanhará os resultados da etapa de execução e analisará se algo precisa ser alterado. Já para o cliente, é onde ele constata que o negócio está sendo cumprido.
Encerramento
O encerramento do projeto prevê a formalização do pedido com documentação, assim como a fase de iniciação.
Também é útil para avaliar os erros e acertos, a fim de serem evitados ou continuados no futuro. Isso será valioso tanto para você quanto para o stakeholder.
Seguindo o guia, dentro de cada processo serão encontrados ainda detalhes, técnicas e fundamentos para cada fase do projeto.
Além desses processos, o último Guia PMBOK também menciona 10 áreas do conhecimento, são elas:
- integração;
- escopo;
- tempo;
- custo;
- qualidade;
- recursos humanos;
- comunicações;
- riscos;
- aquisições;
- partes interessadas.
Ao utilizar os processos aliados às áreas do conhecimento, o gestor terá um projeto completo e estruturado.
Benefícios do PMBOK na área de Tecnologia da Informação
A área de T.I. ganhou maior destaque quando o mundo se tornou globalizado e altamente dependente do digital.
Hoje, é comum encontrar empresas de serviço buscando oferecer praticidade ao seu cliente com a criação de aplicativos.
Além disso, sistemas digitais são utilizados para a otimização de trabalhos, melhoria da segurança de informações, análise, organização de dados, entre outros. Portanto, gerenciar projetos de T.I. tem sido uma demanda cada vez mais apresentada pelo mercado.
Nesse sentido, o PMBOK é um guia que pode ser aplicado em qualquer área e garante a sustentabilidade do projeto, tais como os seguintes benefícios:
- padronização das atividades do projeto;
- melhor fluxo de comunicação entre todas as partes;
- devida atenção a cada atividade planejada;
- uso de cada recurso de forma eficiente;
- controle sobre o planejamento e andamento do projeto;
- redução de riscos;
- análise de dados de forma precisa;
- visão 360° do projeto gerenciado.
Além do sistema PMBOK, uma dica é aliar a ele outras técnicas e softwares de gestão no momento de planejar e executar o projeto. Dessa forma, o andamento do projeto e o seu sucesso são garantidos!
PMBOK é diferencial para gestores de projeto
Se você chegou até esse ponto do artigo, esperamos que esteja convencido de que entender dessa prática significa um diferencial competitivo no mercado de trabalho, certo?
Por o PMBOK ser um guia, pode dar a entender que não é preciso realizar especializações e cursos para o aprendizado dele, entretanto, existe uma certificação para garantir a boa prática das técnicas por partes dos profissionais.
Essa certificação é chamada de PMP, que significa Project Management Professional. Ela é emitida pelo PMI e para a sua emissão é necessária uma série de requisitos estipulados pela organização, como diploma de graduação ou ensino médio e tempo mínimo de experiência em gerenciamento.
Caso o profissional tenha interesse no certificado, existem cursos de especialização que funcionam como um preparatório para adquiri-lo. Além disso, será uma chance de tirar dúvidas com professores renomados e atualizados no mercado e arrematar outro título para a sua formação.
Aproveite também para conferir o nosso material gratuito Retomada da economia: qual é o papel do líder. Basta acessar o link e fazer o download!
Para tirar esse sonho do papel, convidamos você a conhecer o nosso MBA em Gestão de Projetos!
Conheça o MBA Gestão de Projetos do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG)
O IPOG está sempre se atualizando quanto às tendências do mercado. Por esse motivo, a elaboração de um MBA focado na gestão de projetos baseado no Guia PMBOK foi um caminho fácil.
Nessa especialização, o profissional terá seu aprendizado condizente com as diretrizes do PMI. Ele terá acesso à modernas técnicas de gerenciamento de projetos baseado nas 10 áreas de conhecimento propostas pelo guia.
As práticas têm atraído profissionais de todas as formações, como engenharias, tecnologia, setor industrial e, até mesmo, o agronegócio. Portanto, não importa a sua formação, se o seu desejo é liderar projetos, de certo, essa especialização será um grande ganho.
Grade curricular
O MBA é dividido em 18 módulos baseados nos critérios da 6ª edição do Guia PMBOK, o mais recente. E está presente em 50 cidades do Brasil.
Veja algumas das disciplinas do curso:
- Gestão de Escopo em Projetos;
- Gestão do Cronograma e Ferramentas de Produtividade em Projetos;
- Fundamentos e Gestão de Custos em Projetos;
- Gestão da Qualidade em Projetos;
- Estratégias de Negociação em Projetos;
- Gestão de Riscos em Projetos;
- Engenharia Econômica e Financeira Aplicada a Projetos;
- Jogos Empresariais;
- Preparação para Certificação PMP e outros.
Os módulos deste MBA abordam de forma profunda as metodologias ágeis para gerenciamento de projetos, em especial o módulo Integral. Ter esse tipo de conhecimento torna o tempo do profissional otimizado e mais assertivo.
Todo esse conteúdo será ministrado por professores mestres e doutores com experiência de mercado, aliando a prática com a teoria. Além disso, o grande diferencial desse MBA é a integração conhecimentos específicos da área e decisões empresariais.
Ter conhecimento técnico é fundamental na execução de atividades, ainda mais quando essas práticas já são comprovadas e elaboradas por profissionais ligados em tendência!
Para saber mais sobre o MBA e o tema, não deixe de entrar em contato conosco!
E se você se interessou por esse tema, estamos certos de que vai se interessar também por estes outros artigos:
- Por que vale a pena aprender sobre Gestão de Projetos de Engenharias e Arquitetura?
- Qual a importância da Governança de T.I. para um negócio?
- Ser gerente de projetos: 6 dicas para se tornar um
Até a próxima!
Gostou do artigo? Este e muitos outros assuntos, você pode conferir no blog do IPOG!
IPOG – Instituto de Pós-Graduação e Graduação
Instituição de ensino com nome e reconhecimento no mercado, o IPOG fará total diferença no seu currículo. Afinal, de que vale ter uma certificação se o local não é valorizado por recrutadores e executivos?
O IPOG conta com diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro docentes de excelência e renome no mercado. A proposta do IPOG é de um ensino humanizado, que estimule o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno e otimize o seu plano de carreira.
O Instituto está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal. Devido a isso, cumula quase 20 anos de experiência na formação de grandes especialistas.
Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos já existentes no mercado. Isso fez com que alcançássemos o status que temos hoje.
Não deixe de investir no seu futuro e se tornar o profissional que sempre sonhou!