Certificação Green Belt pode melhorar os resultados da sua empresa. Saiba como
2 minutos de leitura

Saiba como a Certificação Green Belt pode melhorar os resultados da sua empresa

Em tempos de crise, poupar e economizar viram regras em uma organização. Contudo, nem sempre diminuir gastos significa reduzir a qualidade de um produto ou prestação de serviço. Se você ainda não está convencido disto ou quer saber mais, continue lendo este post porque a Certificação Green Belt poderá até mesmo fazer com que o desempenho da sua empresa melhore.

Afinal, o que a Certificação Green Belt?

O coordenador do Curso de Curta Duração Certificação Green Belt Lean Six Sigma do IPOG, Leandro Valim, explica que a ferramenta é indispensável para profissionais que almejam continuar atuando nos processos empresariais.

Dentre as habilidades alcançadas estão a realização de projetos mais ágeis e usualmente com prazos mais curtos.

Além disso, os profissionais terão a expertise de otimizar processos e combater desperdícios aumentando a produtividade e melhorando a qualidade dos produtos e projetos.

3 vantagens do Green Belt

O professor garante que as vantagens da certificação são diversas, contudo ele destaca três principais:

  • Retorno Financeiro
  • Captação
  • Fidelização de clientes

Ele explica que com a metodologia o retorno financeiro deverá se perpetuar ao longo da empresa.

Onde a metodologia poderá ser aplicada

O especialista conta que o Green Belt pode ser utilizado em todos os processos, seja na área de Recursos Humanos (RH), indústrias, hospitais, serviços comerciais e tudo aquilo que enxergamos como um sistema com variáveis de entrada e de saída que precisam ser otimizados.

Na prática, foi no segmento industrial onde surgiu essas ferramentas tanto o Lean Enterprise quanto o Six Sigma devido a quantidade de retrabalhos, reserviços e refugo de produtos.

“O objetivo do Green Belt é minimizar esses reprocessos e retrabalho a fim de melhor a qualidade dos produtos”.

Para a empresa adotar o padrão Green Belt, é necessário primeiramente ter uma estratégia, profissionais capacitados nessa área e alinhar ao planejamento estratégico, para fazer com que essas ferramentas cheguem de fato ao chão de fábrica. No segundo momento, as oportunidades vão ser traçadas e identificadas para aplicação direta.

Como surgiu a ferramenta?

Como comentamos brevemente no tópico anterior, o Green Belt surgiu no mercado industrial para diminuir desperdícios como, por exemplo, estoques elevados, tempo de preparação para a set up, fabricação de máquinas para produtos, entre outros.

O Lean Six Sigma surgiu no sistema Toyota de produção no Japão na década de 60 e depois se tornou o Lean Manufector nos Estados Unidos e hoje é o Lean Enterprise.

O Six Sigma nasceu com a General Electric, conhecida como GE e Motorola. Atualmente, muitas empresas têm trabalhado no padrão Word Class Enterprise buscando o uso dessas ferramentas.

O Coordenador pontua que várias organizações usam o padrão Green Belt como Toyota, Motorola, Ford, Motor Company, Monsanto e Unilever.

Artigos relacionados

Perfil do profissional atual: 24 características que você precisa saber Qual é o perfil do profissional atual? Já parou para pensar nisso e no quanto é importante estar atento ao movimento do mercado? Isso, de fato, faz muita diferença nas contratações. Muitos profissionais carregam bons títulos no currículo, mas se esquecem d...
Coworking e os benefícios para o empreendedor Você já ouviu falar sobre coworking, os novos espaços de trabalho que têm ganhado força no Brasil? Trata-se de lugares que reúnem diversos profissionais, que compartilham não apenas a infraestrutura, mas também os serviços diários e muita inspiração. O mercad...
Papiloscopia: o que é e quais os desafios para trabalhar nessa área Se você abriu esse artigo é porque, provavelmente, possui interesse em ser ou talvez já seja um Papiloscopista. Você está no caminho certo. Chegou o momento de saber as principais informações e desafios do universo da Papiloscopia. Boa leitura! Para entenderm...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br