Mudança de profissão e empreendedorismo: como a formação em Marketing Digital impulsionou a carreira de Alan Moreira

O marketing digital abre portas para diversos negócios dia após dia. É por meio do investimento na área que muitas empresas inovam e encontram caminhos para expandir. Foi vendo essa necessidade que Alan Moreira se matriculou no curso de curta duração do IPOG e encontrou a chance de empreender.

Hoje, Alan é empresário e criador da ALTO Estratégia Digital. Por trás da gestão de tráfego, criação e venda de infoprodutos que ele oferece aos clientes está um conhecimento adquirido pela interação com outros profissionais da área e pelo corpo docente do IPOG.

Quer conhecer esta história? Confira aqui a trajetória do ex-aluno do IPOG que mudou de profissão e renovou os conhecimentos que o ajudaram a focar no que há de mais valioso no mercado: conhecimento de qualidade.

Confira!

Da arquitetura ao marketing: mudança e primeiros passos na carreira

Alan Moreira é arquiteto e urbanista por formação. Ele saiu da graduação em 2015 e, no primeiro ano de profissão, recebeu a proposta para trabalhar com alguns de seus maiores hobbies: a fotografia e a produção audiovisual.

“No início foi ótimo, mas quando comecei a ganhar relevância no mercado, percebi que meus clientes não estavam em busca de uma foto ou de um vídeo bem-feito. Eles queriam vender mais e alcançar mais leads. Eram outras metas.”.

As necessidades dos clientes foram identificadas e, com foco no empreendedorismo e em oferecer soluções mais completas, Alan buscou conhecimentos que fossem complementares.

“Foi uma transição natural. Vi que faltava esse conhecimento para mim, que eu poderia trabalhar em outra área.”

“Minha mudança de profissão surgiu de uma oportunidade”

“Eu via que meus clientes, na época, precisavam de material audiovisual, mas tinham essa demanda porque não sabiam como divulgar. Tinham um briefing e uma lista enorme de cenas que não podiam faltar no vídeo, mas simplesmente postavam nas redes sociais e esperavam viralizar.”

Foi a partir dessa análise que Alan entendeu que poderia evoluir na carreira ao mesmo tempo em que oferecia uma gama mais completa de serviços – e que ajudassem realmente seus clientes a atingir as metas que eles tinham e não sabiam como tirar do papel.

“Iniciei no tráfego pago, mas logo percebi que precisava aprofundar, fortalecer as bases, e foi exatamente quando entrei para o curso de marketing do IPOG.”

A busca pelo curso certo para a transição de carreira

Para iniciar a transição de carreira, Alan recebeu a indicação de um amigo para fazer um curso de marketing digital. Para ele, foi no momento certo para se desenvolver e abrir novas portas para atender os clientes.

“Eu estava saindo da minha formação para começar a entender melhor, e esse começo é muito complicado, porque você busca muitas referências na internet, só que nos deparamos com cursos muito específicos. Você acha um curso só de tráfego ou só de e-mail marketing.”

Ao encontrar o curso do IPOG, Alan encontrou um conhecimento que desse base para dar o primeiro passo na nova abordagem com os clientes.

“O mais legal do curso de formação em marketing digital do IPOG é que eles abordam sobre o funil de vendas, a classificação do seu público, por exemplo. Isso me deu uma base muito boa para depois me especializar no que eu realmente queria.”

Com uma base bem-feita, o profissional tem grandes oportunidades de crescimento e consegue se desenvolver sem pular etapas. Esse é um ponto fundamental para quem quer seguir em uma área, não tem conhecimento prévio e ainda está descobrindo por onde começar.

Como saber se é o curso certo para você?

Existem diversos cursos por aí e é essencial conhecer seus objetivos para ter confiança na instituição que irá guiá-lo nesse processo de construção do conhecimento.

Para Alan, a escolha certa veio a partir de uma pesquisa prévia sobre o IPOG, os professores e o que o curso abordaria.

“Minha dica para quem está em dúvida é, de fato, pesquisar sobre o conteúdo do curso e sobre os professores. Vale a pena também fazer uma visita ao local para conhecer a infraestrutura.”

Ao optar pelo curso de formação em marketing digital presencial, Alan contou com uma infraestrutura que faz toda a diferença no contexto formativo. A instituição conta com 52 unidades espalhadas por todo o Brasil e que podem ser visitadas para que o profissional conheça o local que irá recebê-lo e proporcionar uma troca de conhecimentos rica.

Além disso, os consultores de carreira estão à disposição para apresentar as grades dos cursos e entender as necessidades do estudante. Juntos, é possível construir uma trilha de aprendizagem com cursos de curta duração e de pós-graduação para adquirir todas as habilidades para a construção da carreira.

Esse cuidado e essa atenção foram dois  diferenciais que fizeram com que Alan optasse pelo IPOG.

“A marca IPOG tem um peso muito grande e é uma das maiores do Centro-Oeste. Tenho amigos que fizeram outros cursos, indicaram e elogiaram bastante a estrutura e a equipe.”

Alan Moreira, estrategista de marketing digital e ex-aluno IPOG

Formação em Marketing Digital: saiba o que espera você no curso de capacitação do IPOG

A formação em marketing digital é uma qualificação, com carga de 100 horas, que faz parte de um projeto arrojado que vai além de ferramentas convencionais de marketing digital, trabalhando tecnologia aplicada a negócios com o objetivo de alavancar resultados em um cenário desafiador.

É um curso rápido, prático e aprofundado que tem como objetivo atender à crescente demanda de profissionais interessados em explorar as oportunidades que o marketing digital oferece, como planejamento estratégico, campanhas patrocinadas, SEO, inbound marketing e estudo de persona.

Além disso, a formação ajuda você a entender os desafios da venda por meio dos canais digitais e conseguir acompanhar as tendências desse mercado que não para de se atualizar.

Módulos do curso

Curso presencial ou remoto

O grande diferencial da formação em marketing digital do IPOG é oferecer ao estudante a experiência completa que é estudar em uma instituição de referência. O curso na modalidade presencial proporciona interação entre profissionais, colegas de profissão e docentes da área.

É uma troca rica, que ajuda no networking e nos debates acerca dos novos modelos de negócio e das oportunidades do setor.

Além disso, o estudante conta com a infraestrutura completa, com salas climatizadas, aparato tecnológico e excelente localização que fazem das unidades do IPOG uma referência de qualidade.

Já quem prefere cursos remotos, conta com os mesmos professores da graduação e pós-graduação em aulas on-line e ao vivo. Assim, é possível promover debate e troca de informações de forma tão rica quanto quem frequenta a instituição de ensino.

Experiência durante o curso de marketing digital

De acordo com Alan, o curso do IPOG ofereceu o aparato necessário para entender a jornada do cliente, e o funil de vendas sem dúvidas mudou a forma como lida com a comunicação.

Esses são pontos fundamentais para qualquer negócio, capazes de formar um profissional completo e com base para pôr todas as metas do cliente em prática.

“Foi ótimo participar do curso. A estrutura é muito boa, equipe gentil, educada e disposta a ajudar. O conteúdo do curso foi bem elaborado e os professores pontuam o que de fato é prática no mercado sem deixar de lado a parte teórica.”

Mas, mais do que isso, todos os cursos do IPOG são pensados para que o profissional já saia pronto para a atuação no mercado.

“O diferencial do curso é o destaque que os professores dão à parte prática, que se aplica no mercado.”

Empreendedorismo e construção do próprio negócio

Alan, que já tinha um perfil empreendedor, contou com o IPOG para ter a base necessária para se consolidar na carreira. A instituição oferece ainda networking e conhecimentos que fizeram com o que ele desse um passo para atender com maior assertividade.

Hoje, o empresário tem o próprio negócio e oferece soluções completas em marketing digital para que seus clientes tenham presença digital e possam aumentar o número de vendas.

“O curso do IPOG foi a base para a ALTO Estratégia Digital nascer. Todos os serviços que oferecemos hoje utilizam os conhecimentos que aprendi lá atrás. Estou falando de gestão de tráfego, criação e venda de infoprodutos, lançamentos e construção de landing pages

Carreira em marketing: oportunidade de atuação depois da formação em Marketing Digital 

A formação em marketing digital do IPOG abre portas para quem deseja atuar no setor e ter uma base sólida como profissional. Alan usou o curso para fazer a transição de carreira, mudar o foco da atuação profissional e empreender na área.

Quem deseja construir um caminho de sucesso pode contar com o curso de curta duração no IPOG para trabalhar em empresas de todos os portes com:

  • assessoria de marketing;
  • empreendedorismo digital;
  • trabalhos freelance;
  • posicionamento digital;
  • tráfego pago;
  • marketing de conteúdo;
  • SEO;
  • vendas digitais;
  • gestão de mídias sociais;
  • inbound marketing.

Além disso, é possível aproveitar todo o conhecimento adquirido para abrir o próprio negócio, seja ele uma empresa de marketing digital, seja para guiar a fundação de empresas de qualquer segmento.

Ao final do curso, caso você deseje focar em uma área específica, o IPOG também oferece cursos de pós-graduação que podem contribuir para a construção do seu conhecimento profissional.

Invista em seu futuro com o marketing digital

Seja um profissional completo e com crescimento profissional na área. Escolha uma base sólida que só o curso de marketing do IPOG pode oferecer.

Visite o site, preencha o formulário e fale com nossos consultores de carreira.

Artigos relacionados

Lições de um evento de Tecnologia e Inovação: Campus Party Brasília Nesse último final de semana estive imerso em um dos grandes eventos de tecnologia e inovação no Brasil: a Campus Party Brasília.  Como muitos profissionais e estudantes não puderam estar presentes, resolvi compartilhar o que aprendi por lá. Iot (Internet of ...
Marketing sensorial: saiba como estimular os sentidos para conquistar clientes O marketing sensorial é uma estratégia que se encaixa na demanda crescente pelo foco na experiência do consumo. Por meio dos cinco sentidos, lojas e marcas estimulam as sensações para que a visita ao local e a compra sejam marcantes para o cliente. Essa é ...
Pós-graduação em Marketing Digital: diferencial competitivo em um oceano vermelho A internet mudou o jeito como os publicitários e os comunicólogos exercem suas funções. A rápida interatividade e o mercado cada vez mais agressivo modificaram o pensamento e trouxeram novos formatos de produtos e formas de atração. Esse cenário tem ampliado ...
Assessoria de Comunicação: Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br