O ano de 2018 promete avanços para o setor, principalmente para aqueles que se diferenciarem neste acirrado ambiente virtual. Entretanto, antes de falarmos sobre as aspirações para o ano que vem, vamos falar sobre a evolução do Ecommerce no Brasil. Segmentos de franquias que dispõem da ferramenta também impulsionaram as vendas.
Levantamento recentes da Consultoria Ebit –responsável por medir a reputação e comportamento das lojas virtuais brasileiras – mostra que no primeiro semestre de 2017 o comércio eletrônico conseguiu aumentar em 4% os seus rendimentos, em relação ao mesmo período do ano passado. O que nos leva a inferir que estamos muito perto da superação da crise econômica que atingiu o ambiente virtual no último ano.
Ao todo, foram firmados mais de 50 milhões de pedidos virtuais, apenas nestes primeiros seis meses do ano, o que resultou em um faturamento de R$21 bilhões – valor esse 7,5% maior do que o apurado em 2016. Esse volume de negociações virtuais foi promovido por 25,5 milhões de consumidores.
Ecommerce está relacionado à cadeia Supply Chain
O relatório da Ebit também mostrou algumas informações importantes sobre o ecommerce no Brasil, como o crescimento de 40% das compras efetuada via tecnologia mobile, o que mostra a necessidade dos empreendedores virtuais em melhor adaptarem suas lojas virtuais compatíveis a esse tipo de navegação.
Evolução do Ecommerce no Brasil: quais são os itens mais comprados
A consultoria também apurou quais foram os itens mais pesquisados e, consequentemente,mais comprados virtualmente. O ranking identificado foi o seguinte:
- Telefones celulares;
- Eletrodomésticos;
- Aparelhos eletrônicos;
- Roupas e acessórios;
- Perfumaria e cosméticos;
- Itens de saúde e remédios;
- Elementos para casa e decoração
O relatório da Ebit aponta ainda para uma expectativa de crescimento este ano entre 12% a 15%, ao levar em consideração as datas relevantes do varejo concentradas no segundo semestre como Dia das Crianças, Black Friday e o Natal.
Planejamento futuro
Diante do potencial de retomada de crescimento do setor, cabe aos empresários virtuais aprimorarem seus negócios, com vistas a atingirem melhores resultados a partir de 2018. Os últimos cinco anos foram fundamentais para a evolução do Ecommerce no Brasil e consolidação do cenário virtual de compras, levando desde grandes redes a pequenos empreendedores a se apropriarem das vantagens oferecidas pelo ambiente virtual. Dentre tais vantagens podemos elencar:
- Eliminação de custos de uma loja física;
- Parcerias que permitem reduzir custo tributário e de frete;
- Ambiente 24 horas propício ao comércio;
- Baixo custo de manutenção da loja virtual e de organização do estoque.
Investindo nos diferenciais
Muito se evoluiu no quesito tecnologia aplicada ao ecommerce. Tanto que hoje pouco se vê de novidade em termos de softwares e de gestão de páginas comerciais. As ferramentas tecnológicas estão disponíveis a todos os portes de negócios.
Logo, tanto o grande quanto o pequeno empreendedor virtual têm à disposição os seguintes mecanismos para potencializar as vendas:
- Ferramentas de comparação de produtos;
- Pesquisa eletrônica de preço;
- Composição do carrinho de compras;
- Pagamento facilitado;
- Ordenamento de produtos por maior ou menor preço;
- Salvar lista de compras ou objetos de interesse.
Quem vai garantir maior participação nas vendas neste cenário virtual serão aqueles que apresentarem diferenciais competitivos com base em estratégias de vendas e de posicionamento na internet. Como sugestão de diferenciais competitivos podemos indicar as seguintes ações:
- Investimento no layout da página, transformando a navegação algo atrativo e a compra um ato simples e fácil;
- Adaptação da página para a tecnologia mobile, que tem ganhado mais adeptos no último ano;
- Fazer uma pesquisa com seus clientes para levantar pontos fortes e fracos do seu comércio eletrônico. Tentar responder a seguinte pergunta: Por que optaram em comprar na sua loja virtual?
- Desenvolver parcerias visando oferecer diferenciais na compra como o oferecimento de tickets de descontos em outras lojas, por exemplo;
- Trabalhar no marketing virtual, ter uma presença de relevância nas redes sociais para conquistar clientes. Usar adwords a seu favor.
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