Growth marketing: o que é, vantagens e por que se especializar
5 minutos de leitura

Growth marketing nas empresas: o que é, quais as vantagens e por que se especializar

Você está capacitado para desenvolver estratégias de growth marketing e impactar o mercado?

Crescimento, inovação e resultados de qualidade são metas essenciais para qualquer negócio, mas, no mundo atual tão competitivo e digital, alcançar esses objetivos requer a busca e o desenvolvimento de novas estratégias, e é preciso expertise para chegar lá.

O chamado growth hacking, termo proposto pelo empresário americano Sean Ellis, tem sido a resposta mais eficaz para auxiliar as empresas a crescerem de forma acelerada no ambiente 4.0 e de transformação digital. Negócios estabelecidos e novos, empresas tradicionais e startups têm se beneficiado dessa abordagem.

O mercado pós-pandemia já se desenha com a reabertura das economias, e mais do que nunca a gestão empresarial com foco em crescimento vai investir em maturidade digital de ponta a ponta, estratégias de marketing inovadoras e profissionais capazes de conduzir a mudança como Sean Ellis nas startups.

Elaboramos este artigo pensando em auxiliar profissionais a entender melhor o growth marketing, suas diretrizes e como se especializar na área. Boa leitura!

O que é growth marketing?

Growth marketing ou marketing de crescimento é uma abordagem focada em possibilitar o crescimento exponencial e acelerado dos resultados de marketing e vendas de um negócio a partir da identificação de oportunidades e pontos-chave.

É muito comum a confusão entre os termos growth marketing e growth hacking, que  são inadequadamente usados como sinônimos, o que é compreensível, dado que ambos estão relacionados com a gestão de negócios.

Em linhas gerais, o marketing de crescimento pode ser entendido como uma ramificação do growth hacking. Este último pode ser adotado nos processos de negócio como um todo. Com as brechas/hacks, é possível otimizar e escalar diversos aspectos de uma empresa.

O growth marketing está baseado nessa mentalidade do growth, que envolve o desenvolvimento de uma visão estratégica e planos de ação que são elaborados seguindo o seguinte ciclo:

levantamento de hipóteses/ideação -> validação das hipóteses/priorização -> experimentos/testes -> análise de resultados e ações

É nesse ciclo proposto no growth hacking que o marketing também se orienta, avalia resultados com métricas e inteligência de mercado, descobrindo oportunidades e formas inteligentes de crescer.

Nessa abordagem para o marketing, há sempre a eleição de KPIs norteadores, que são definidos segundo o que a empresa e o perfil do negócio entendem como crescimento, e toda a estratégia é desenvolvida com foco nesse sentido.

O funil em growth 

Muitos profissionais consideram o marketing de crescimento uma evolução do inbound, mas, na prática, é uma mudança de mindset e foco, especialmente se pensarmos no funil da jornada do cliente e no relevo que se dá à retenção do consumidor.

Enquanto no marketing tradicional o funil é concebido nas conhecidas fases de descoberta, consideração, conversão, o funil do growth é mais abrangente. Vejamos:

1) Awareness: como os usuários conhecem/descobrem a sua marca.

2) Aquisição: refere-se à conversão, isto é, à fase em que as pessoas se convertem em leads.

3) Ativação: trata-se da criação de um momento “aha” do cliente com seu produto, também uma conversão em trial ou venda.

4) Retenção: para manter os clientes existentes ativos, a qualidade do produto e a satisfação são essenciais.

5) Recomendação: ações para que seus consumidores indiquem e tragam outros clientes. 

6) Receita: conjunto de ações para gerar monetização recorrente, envolve compreender quais usuários/consumidores do seu produto estão no ponto de equilíbrio para a lucratividade e quais não estão.

A atenção maior do growth marketing está nas fases de awareness, aquisição, ativação e retenção.

O que faz o profissional de growth?

Quando Sean Ellis foi contratado como growth hacker em empresas como a Dropbox, sua função consistia em hackear oportunidades e estruturar o processo de crescimento para que os negócios tivessem:

O growth hacker do marketing é um profissional com uma visão mais aprofundada para fazer crescer o negócio. Não se trata em absoluto de se limitar apenas a vender, gerar e qualificar leads.

O perfil profissional aqui precisa ser altamente criativo, ágil, competitivo, estratégico e data driven. Além do estritamente teórico-prático na área de marketing, é crucial dominar:

A partir do alinhamento desses conhecimentos, é possível descobrir os hacks e gatilhos que realmente vão impactar as ações da empresa e o mercado.

Por que fazer growth marketing?

Negócios digitais, startups e empresas voltadas para a inovação têm muito a ganhar com a adoção do marketing de crescimento. Confira algumas vantagens:

Vários pontos de crescimento

Crescer da noite para o dia é raro, então o growth marketing torna possível encontrar vários pontos de melhorias reais que, unidas, vão contribuir para o crescimento efetivo e exponencial do negócio.

Experimentação 

A cultura de experimentação permite rodar testes simultâneos, como os testes A/B, por exemplo, que geram dados importantes e soluções de melhor custo-benefício e auxiliam uma tomada de decisão mais ágil e assertiva, ou seja, é possível experimentar antes de adotar a estratégia de growth.

Aprendizado

No growth marketing, os equívocos são oportunidades de aprendizado, de acumulação de conhecimento e fomenta o pensar em novas formas de fazer melhor.

Por que se especializar para atuar na área de growth?

No âmbito do growth, é possível unir diversas táticas, porque, como dissemos, é muito mais uma mentalidade do que descartar práticas existentes. Assim, o marketing de conteúdo e outras práticas já conhecidas e eficazes podem ser trabalhados no plano de marketing de crescimento.

O grande desafio do profissional é estar capacitado para pensar fora da caixa, identificar oportunidades inexploradas, otimizar conversões, adotar ferramentas com assertividade e buscar meios de atingir as metas com os melhores processos, com menor custo, contribuindo para a escalabilidade e sustentabilidade do negócio.

Diante do desafio de fazer mais do que branding e redes sociais, de atuar mais no campo estratégico e da expertise, é preciso investir em especialização focada na elaboração desse perfil profissional diferenciado.

Pensando nessa demanda, o IPOG criou o MBA Digital Strategy Leadership, que é estruturado justamente para formar as lideranças da estratégia e inovação nas empresas. Para saber mais detalhes sobre tudo o que esse curso pode agregar na sua formação, fale conosco!

Conheça o IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação

Uma instituição de ensino com nome e reconhecimento no mercado, que faz total diferença no currículo.

O IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação – oferece diversos cursos de Ensino Superior e tem em seu quadro de docentes professores de excelência e renome no mercado. A proposta é um ensino humanizado que estimula o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno.

O IPOG está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal e conta com quase 20 anos de experiência em formar grandes profissionais.

A satisfação do aluno se tornou a sua marca registrada: o índice chega a 97,14% em todo o país. Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos já existentes no mercado, o que fez com que a instituição alcançasse o status que tem hoje.

Gostou deste artigo sobre growth marketing? Confira mais três títulos que podem interessar:

Até a próxima!

Artigos relacionados

MBA em Martech: por que se especializar nessa área? Com a crescente integração de tecnologia, a área de marketing tem passado por rápidas transformações nos últimos anos. Se você está pensando em avançar na carreira ou se posicionar de forma estratégica nesse mercado cada vez mais competitivo, um MBA em Martec...
Por que tenho que implementar o Inbound Marketing? Há algum tempo o Inbound tem sido a coqueluche do Marketing. Segundo o site HubSpot (maior ferramenta neste segmento no mundo), o Inbound baseia-se em ganhar o interesse das pessoas e fazer com que seus potenciais clientes te encontrem e te procurem. Desta for...
Por que Juliana esperou 9 anos para cursar um MBA em Marketing Digital? Vale a pena fazer um MBA em Marketing Digital mesmo já atuando na área? O questionamento, válido e pertinente, foi feito pela Juliana Silva em seu LinkedIn, após iniciar o primeiro módulo do MBA em Marketing e Inteligência Digital do IPOG, no fim de junho, em...

Sobre Eduardo Aníbal Lopes Marreiros

Farmacêutico desde 1997, atuou em drogarias, laboratórios e hospitais em Boa Vista. Foi bioquímico da prefeitura de Boa Vista e do Estado de Roraima, foi conselheiro regional do conselho de farmácia de Roraima e atualmente é conselheiro federal suplente do CFF pelo estado de Roraima. É perito criminal desde 2009 e especialista em Perícia Criminal e Ciências Forenses pelo IPOG.