Com o isolamento social por causa do coronavírus, as pessoas estão ansiosas por conexão e pertencimento. Mais do que nunca, o marketing de comunidade se mostra como uma chave para negócios que desejam prosperar.
Na publicidade, há muito tempo se entende os consumidores e os fãs de uma marca por esse viés comunitário. Assim, com a Era Digital, surgiram também as comunidades digitais, grupos de pessoas com interesses comuns nas plataformas on-line.
Nesse contexto, observa-se que as marcas têm buscado tanto recuperar o sentido de local no conceito de comunidade quanto criar grupos que compartilhem valores, produtos e serviços.
Neste artigo, discutiremos um pouco a estratégia de marketing de comunidade e dicas para utilizá-lo no seu negócio.
O que é marketing de comunidade?
É o conjunto de estratégias de marketing de uma marca orientado para atrair pessoas e mantê-las engajadas, em função dos pontos comuns que as identifica como comunidade.
Nessas ações, busca-se reforçar os laços entre os membros em si, fomentando a comunicação, enquanto a marca é o principal ponto de convergência.
Como ferramenta, essa estratégia permite monitorar e entender melhor o consumidor, suas necessidades e o grau de satisfação com seu produto ou serviço.
As empresas que investem no marketing de comunidade, com inteligência de mercado e tecnologia, conseguem obter um grupo de clientes fiéis e promotores de um negócio.
Mais do que isso, a comunidade fornece a eles uma noção de pertencimento e valorização que os torna entusiastas da marca.
O marketing de comunidade funciona em espaços como grupos de Facebook, WhatsApp e outras plataformas on-line, além de eventos e outras ações que conectem pessoas com interesses em comum.
Outro ponto importante é que essa abordagem pode ser utilizada fora do marketing digital. O conceito de comunidade é amplo e nem tudo precisa ser on-line.
No entanto, com a quarentena compulsória em virtude da Covid-19, ações de marketing de comunidade nos espaços virtuais são a melhor opção. Afinal, já há mudanças importantes no comportamento dos brasileiros, segundo pesquisa da agência Kantar:
Por que utilizar marketing de comunidade durante a quarentena?
A internet tornou a construção de grupos uma facilidade para empresas de todos os tamanhos e segmentos. Grandes marcas como Nike e Apple devem parte de seu sucesso aos esforços obtidos com o marketing de comunidade.
Obviamente que manter uma comunidade vai além de simplesmente reunir pessoas. É preciso atraí-las, compreendendo suas dores, alinhar as expectativas e estabelecer confiança e diálogo para conseguir fidelização aos seus produtos, serviços e valores.
Marketing de comunidade é sobre conectar pessoas e se manter relevante em um momento em que a sociedade pede novas posturas das empresas com as quais se relacionam.
Confira benefícios importantes dessa linha de marketing:
1. É uma via de mão dupla
A relação de mão única com produtos e serviços é coisa do passado. Nada tem a ver com esse consumidor ativo, mais exigente e informado de hoje.
Assim, quanto mais você empodera os seus clientes dentro das comunidades, quanto mais informação, atendimento exclusivo e qualidade você ofertar, mas leal ele será, apoiando ativamente o crescimento do seu negócio
2. Fortalecimento do local
Uma das coisas que mais têm sido comentadas neste período de crise do coronavírus é a noção de comunidade local, de fortalecer pequenas e médias empresas, as mais impactadas pela baixa no mercado.
A gestão de negócios que não considera alianças dentro da sua comunidade local perde forças.
Grupos em torno de marcas têm valor agregado quando apoiam seus membros e fomentam parcerias estratégicas. Isso contribui para o crescimento de outros negócios dentro da comunidade e da sua praça.
3. Tem menor custo
Já ouviu a máxima de que é muito mais barato manter um cliente já conquistado do que captar novos?
Por essa razão, uma gestão estratégica não pode deixar de considerar como os investimentos para montar uma comunidade são menores, especialmente com a internet.
Claro que não é somente criar, a gestão, a produção de conteúdo, o emprego de tempo e de pessoal para responder clientes e criar interações envolve gastos, mas bem menores do que ações tradicionais.
4. Fortalece a marca
O boca a boca ou as recomendações são uma importante ferramenta de fortalecimento da reputação de uma marca e geração de resultados.
O marketing de comunidade favorece o compartilhamento de experiências com uma empresa. Ao promover informação genuína sobre produtos e serviços, os clientes mais leais e capacitados nos grupos são capazes de tornar a marca conhecida.
5. Comunicação e feedback otimizados
Outro ponto muito forte do marketing de comunidade é a possibilidade de aproximar o cliente da marca e os clientes entre si.
A comunicação é mais direta, já que é facilitada por tecnologia. Além disso, as comunidades fornecem feedbacks e insights importantes, que guiam o caminho de melhoria tantos para os produtos quanto para o espaço comunitário em si.
Marketing de comunidade: exemplos para conhecer
Quem já passou pelo processo de criação de comunidade por meio dos 3 Cs (Captação, Capacitação, Conversão) sabe que há diversos tipos de marketing comunitário (eventos, redes sociais etc.) para escolher.
No entanto, vale sempre a pena ficar de olho no que grandes marcas estão fazendo. Elas servem de inspiração para um plano de marketing próprio.
Apple
Quem nunca viu um usuário dos produtos Apple listar vantagens e defender a marca? Isso ocorre porque a empresa investe em fortalecer sua comunidade e se valer dela para estreitar laços com seus clientes, comunicando seus benefícios exclusivos.
Design, segurança, inovação e foco nos clientes sempre trouxeram resultados incríveis para a marca.
Nubank
Um gigante nacional do marketing de comunidade é o Nubank. Quem não se lembra do surgimento dos cartões roxos que começou como um clube de indicações?
Os membros do banco Nubank estão acostumados com exclusividade e, sobretudo, com uma comunicação digital humanizada da empresa. O banco Nu tem um festival próprio e outras inovações que seus clientes conhecem e recomendam.
Comic Con
Não dá para falar em marketing de comunidade sem mencionar esse evento que tem edições em vários países.
A Comic Con é um evento de cultura pop e geek que reúne todos os anos não apenas um, mas vários grupos de aficionados em filmes, séries, histórias em quadrinhos etc.
No evento, membros de diversas comunidades e expositores se encontram em painéis, shows e várias outras experiências exclusivas.
6 dicas para a presença digital com marketing de comunidade
Para que o marketing de comunidade forneça à sua marca todos os benefícios citados, é importante se atentar para alguns aspectos durante a sua implementação.
Listamos 6 dicas para você ficar atento!
1) Planeje o espaço da sua comunidade on-line. Conheça o funcionamento de tudo, estabeleça regras, objetivos, benefícios e abordagem comunicativa.
2) Tenha equilíbrio. Claro que as ações devem girar em torno da sua marca, mas conceda espaço para seus clientes se expressarem de forma honesta e ordenada. Faça da sua comunidade um espaço de aprendizagem, conexão e compartilhamento.
3) Busque parcerias. Quem da sua comunidade tem um negócio que você poderia recomendar? Alguém para se unir a você em um sorteio? Quem você poderia convidar para um bate-papo no seu grupo?
4) Invista nos influencers locais. Alianças podem fortalecer a sua estratégia de marketing. Alguns influenciadores da sua região, ligados ao seu público-alvo ou segmento, podem ser um investimento com bom retorno e baixo custo.
5) Mantenha-se informado e atualize os membros da sua comunidade. Mudanças constantes estão ocorrendo com o coronavírus, informar com base em fontes oficiais é importante, e tranquilizar seu público também.
6) Produza conteúdo útil sobre seu nicho, produto ou serviço e mantenha as pessoas engajadas por meio de diálogos, enquetes, lives e fóruns. Tudo para diminuir as distâncias e fomentar positividade neste período conturbado.
As empresas que conseguirem uma base com a qual se comunicar e espaço na vida das pessoas, pelo marketing de comunidade, têm melhores chances de crescimento a longo prazo, um desafio a ser vencido em tempos de mudanças.
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Até a próxima!