Promover o bem-estar no trabalho passou a ser visto como estratégia para o aumento da produtividade e do engajamento dos funcionários de uma organização. Nesse sentido, as empresas precisam e devem implementar ações voltadas para o cuidado da saúde física e mental dos colaboradores.
A ergonomia é vista como uma forma de manter o bem-estar dos funcionários, mas é necessário que os gestores entendam que a valorização do funcionário ultrapassa apenas realizar adaptações e melhorias físicas no local de trabalho.
Neste post, entenda como o bem-estar no trabalho pode ser uma importante fonte de produtividade e engajamento, e confira como implementar essas estratégias.
Quais são os principais problemas no ambiente de trabalho?
Os principais problemas no ambiente de trabalho estão atrelados à comunicação e aos relacionamentos interpessoais. A partir da identificação, esses e outros desafios podem ser resolvidos.
A seguir, conheça os 6 principais problemas que podem acontecer no ambiente de trabalho.
1. Comunicação
Para o sucesso organizacional, é preciso clareza e a eficácia na comunicação dentro da organização entre todos os níveis hierárquicos. Por isso, toda a organização deve ter um protocolo de comunicação claro e eficiente.
Porém, os funcionários de uma organização não se comunicam da mesma forma. Algumas pessoas tendem a responder e-mails e mensagens em questão de minutos, enquanto outras levam dias. Muitos nem mesmo os respondem.
Além disso, há ainda a falta de comunicação entre a hierarquia mais alta com a mais baixa, como não enviar avisos importantes ou não esclarecer os processos.
Essa falta de comunicação e a resultante ausência de coordenação entre funcionários e setores pode representar um desafio para a harmonia e o sucesso organizacional.
2. Baixo engajamento e motivação dos funcionários
Apesar de o funcionário gostar do trabalho, é normal que ele se sinta desmotivado. É natural querer apoio, encorajamento e motivação de tempos em tempos.
Em um trabalho convencional de escritório, a necessidade de motivação costuma ser mais aguda e recorrente. As pessoas podem se cansar de fazer o mesmo trabalho todos os dias.
A falta de engajamento e motivação é um dos maiores desafios nas organizações. Isso não apenas reduz a satisfação e a produtividade dos funcionários como também pode impactar o progresso organizacional.
3. Pessoas de difícil relacionamento
Lidar com funcionários de diferentes personalidades é um dos desafios dos ambientes organizacionais. Algumas pessoas podem não estar dispostas a mudar ou receber novas atividades ou comandos.
Alguns funcionários acreditam que sua maneira é a única maneira correta de fazer determinada tarefa, o que pode atrapalhar o processo caso não haja entendimento entre os agentes envolvidos.
4. Má liderança
Em algumas empresas, a hierarquia não é claramente definida. Além disso, o líder pode não saber como se relacionar com os funcionários, não ter boa comunicação com a equipe ou não motivar os colaboradores.
5. Conflitos
Em um ambiente com várias pessoas, sempre haverá alguns conflitos. Por exemplo, pode ocorrer divergências sobre processos, metas, estilos de trabalho ou comportamentos individuais.
Em grandes organizações, é comum presenciar conflitos entre diferentes departamentos. Muitos desses tipos de desafios no local de trabalho podem ser explicados devido à política do escritório e conflitos de ego.
6. Falta de desenvolvimento de habilidades
Todo funcionário deseja crescer na carreira e alcançar cada vez mais o sucesso profissional. Assim, ele espera adquirir mais habilidades e conhecimentos à medida que sobe de hierarquia.
O estímulo ao aprimoramento de habilidades dos colaboradores é essencial para melhorar o desempenho no ambiente corporativo, especialmente para acompanhar as novas tecnologias e metodologias. Caso contrário, eles correm o risco de se tornarem irrelevantes ou desatualizados.
As organizações que não se concentram no crescimento dos funcionários e no desenvolvimento de habilidades enfrentam esses desafios rotineiramente no trabalho.
Você viu até aqui os principais problemas que podem acontecer em um ambiente organizacional. A seguir, entenda a importância de promover o bem-estar entre os funcionários.
Qual é a importância de promover o bem-estar no ambiente de trabalho?
O bem-estar no trabalho e a qualidade de vida estão conectados. O trabalho desempenha um papel crucial na vida da maioria das pessoas, e não apenas como fonte de renda.
Para algumas pessoas, o trabalho é visto como uma forma de atribuir um propósito de vida, serve como um meio de elevação da autoestima, bem como é uma oportunidade de socializar e construir amizades com os demais colegas.
Dessa forma, um ambiente organizacional tóxico causa prejuízo não apenas à organização, mas também às pessoas que fazem parte dela.
A péssima saúde mental e física leva ao mau humor, baixa concentração, dificuldade na tomada de decisões e desempenho inadequado, e pode desencadear quadros grandes de transtornos mentais, como ansiedade, depressão e síndrome de burnout.
Quando saudáveis física e mentalmente, os funcionários pensam com mais clareza, são mais otimistas e lidam melhor com os desafios da rotina de trabalho.
Por essas e outras razões, a equipe responsável pelos Recursos Humanos (RH) da organização deve ter domínio sobre as ferramentas e metodologias modernas de gestão de pessoas, com foco em resultados, engajamento e bem-estar dos colaboradores.
Confira 4 ações que auxiliam a manter a tranquilidade da equipe
A seguir, veja dicas de bem-estar no trabalho que você pode usar para promover o bem-estar dos funcionários do seu ambiente organizacional.
1. Reconhecimento como parte da cultura organizacional
Uma das maneiras mais fáceis de iniciar o bem-estar no trabalho é por meio do reconhecimento dos funcionários pelas suas contribuições no trabalho.
Uma pesquisa realizada pela SHRM aponta que 70% dos funcionários dizem que o reconhecimento os fazem sentir emocionalmente conectados aos colegas.
Um simples “obrigado” ou mensagens motivadoras, além de outras ações mais elaboradas de incentivo, devem fazer parte da cultura organizacional.
2. Incentivo ao mindfulness
Mindfulness significa prestar atenção ao momento presente. Várias pesquisas mostraram que a atenção plena é uma maneira poderosa de reduzir o estresse no local de trabalho e, portanto, promover o bem-estar da equipe.
Por isso, estimular a equipe a praticar meditação por apenas 10 minutos por dia pode melhorar a atenção plena. O que, por sua vez, ajuda a reduzir o estresse, melhorar o sono, o metabolismo, o humor e a cognição. Assim, invista em programas acessíveis de bem-estar dos funcionários.
3. Aprendizado contínuo
O aprendizado contínuo não aumenta apenas o conhecimento e o conjunto de habilidades entre os funcionários como também a satisfação dos colaboradores. Além disso, torna o local de trabalho mais colaborativo e aumenta o engajamento e o entusiasmo de todos.
4. Programa de mentoria
Benefícios abrangentes, como cobertura médica, cobertura odontológica e políticas de aposentadoria, além de um programa de mentoria, são formas de manter os funcionários satisfeitos.
Se você deseja que sua equipe de trabalho seja produtiva, engajada e motivada, tente incorporar essas ações para promover o bem-estar no trabalho.
Quais são os impactos de promover o bem-estar dos colaboradores?
Promover o bem-estar no ambiente de trabalho traz benefícios para os colaboradores e para a empresa, principalmente em um contexto no qual as relações profissionais foram impactadas com a pandemia de covid-19.
Melhora a retenção de funcionários
Os funcionários que se sentem ouvidos e importantes desenvolvem uma lealdade satisfatória com a empresa. As organizações que cuidam ativamente dos funcionários e mostram que se importam com eles têm maiores chances de manter profissionais talentosos e engajados no quadro de funcionários.
Aumento da produtividade
Os funcionários que são saudáveis, tanto física quanto mentalmente, podem trabalhar com o melhor de suas habilidades. Isso porque não haverá impedimentos tóxicos dentro do ambiente de trabalho e assim se concentram nas tarefas que lhes foram atribuídas.
Afinal de contas, uma empresa é feita de pessoas, é sempre do interesse de uma organização cuidar de seus funcionários. A saúde (física e mental) deve ser um ponto importante para o departamento de gestão de pessoas.
Aumenta o engajamento dos colaboradores
Quando os funcionários sentem que são ouvidos e que são importantes para a organização, principalmente sobre questões de bem-estar no local de trabalho, é mais provável que se sintam engajados.
O aumento do engajamento funciona como um ciclo: quanto mais eles se engajarem no negócio, melhores serão a produtividade e o clima em um ambiente organizacional.
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